Bento Gonçalves será a capital da Música

Conhecida pela gastronomia, as belas paisagens, o bom vinho, Bento Gonçalves a partir de outubro, também, passará a ser a Capital da Música. Isso porque recebe entre os dias 21 e 23 a Festa Nacional da Música. O evento foi lançado nesta quinta-feira, 10, na Estação Bangalô, com a presença de artistas, jornalistas, produtores e autoridades locais.

A Festa Nacional da Música chega a sua 14ª edição consolidada como o maior encontro musical da América Latina. Um evento sem rótulos, que congrega todos os gêneros da música para discutir temas ligados à música e ao mercado fonográfico. “A Festa desembarca em Bento Gonçalves com dezenas de atividades artísticas, que vão movimentar a comunidade. Serão dias para prestigiar as ações que serão realizadas no entorno do Hotel Dall’Onder, sede da festa. Espero que seja uma parceria que venha para ficar”, destaca o organizador, jornalista, Fernando Vieira.

Na programação estão atividades como Ninho da criação, que reúne compositores da música brasileira como Sá, Michael Sullivan, Nando Cordel, entre outros. Já no palco Rock, Detonautas, Fevers e Barão Vermelho serão algumas das atrações. E para conservar a tradição Berenice Azambuja, Daniel Torres, Tatiele Bueno e Tchê Guri sobem no Palco especial da música Gaúcha. “São algumas das atrações que estarão no Município, nos próximos meses serão divulgados mais artistas, que irão compor os cerca de 600 participantes”, ressalta o organizador.

Nos últimos anos seu conceito se ampliou e, hoje, além referência para artistas e gravadoras, promove uma maior aproximação entre artistas e o público, como com as atividades nas Escolas, que contarão com a presença de Carlinhos de Jesus.

O Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo comemorou a realização do evento em Bento Gonçalves. “A Festa se estabelece em uma cidade, que será um belíssimo cenário para sua realização. Estamos falando de um evento que engrandece a cultura Nacional e valoriza artistas de todas as partes. Estamos no meio da programação do Congresso Estadual de Cultura, que está discutindo ações e debatendo projetos. Bento Gonçalves respira cultura”, afirma.

O Prefeito Guilherme Pasin deu as boas vindas aos artistas. “Bento Gonçalves dá as boas vindas para Festa Nacional da Música. Estamos orgulhosos em receber tão grandioso evento, que é uma celebração da cultura, da música, da nossa gente e nosso país. A Capital do Vinho brinda a vinda do evento, que nossa bebida símbolo sirva de inspiração para estes artistas”, comemora.

Na ocasião, a banda Gaúcha Comunidade Nin-jitsu, com mais de 20 anos de estrada, foi anunciada como a homenageada desta edição. O Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, de Cutura, Evandro Soares, de Administração e Governo, Enio De Paris e de Educação, Iraci Luchese Vasques participaram do evento.

A Festa
A atual Festa Nacional da Música nasceu como Festa do Disco. Durante 15 anos, nas décadas de 1970 e 1980, reuniu grandes nomes da Música Popular Brasileira, no início em Porto Alegre, e a partir de 1981, em Canela. Passados mais de uma década, o evento voltou a ser realizado, em versão mais moderna e ampliada, a partir de 2005 já com o nome de Festa Nacional da Música.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola

Deixe um comentário