130 anos são celebrados com retorno da La Fontana em Bento

No dia 11 de outubro de 1890, Bento Gonçalves oficializa o desmembramento do município de Montenegro e se emancipa política e administrativamente. Para comemorar o 130º aniversário, a Prefeitura promove uma programação com atividades durante todo o mês. Neste domingo, foi realizada missa comemorativa na Paroquia Santo Antônio, entrega do largo da Cruzinha e retorno da La Fontana, na Via Del Vino.

Neste ano devido à pandemia do coronavírus as ações foram modificadas para atender todas as regras do distanciamento controlado e prevenção. Com objetivo de resgatar a cultura a Secretaria do Turismo e a Secretaria de Viação e Obras Públicas realizaram recolocação da Cruzinha no local de origem no Largo entre Marechal Deodoro e Assis Brasil. O monumento representa a primeira denominação da cidade. O local de passagem para a comercialização de produtos entre os campos de Vacaria e Montenegro ou a Capital. De um acontecimento trágico, a morte de um destes transeuntes, foi colocada uma cruz em madeira que passou a denominar o lugar.

Na Administração de João Baptista Pianca, no dia 29 de setembro de 1926, foi transferida para o Largo da Cruzinha que ficava ao lado da Igreja Santo Antônio. Por fim a cruz foi novamente transferida para a frente da Igreja Santo Antônio na administração de Sadi Fagundes (1969 – 1973). O padre Ricardo Fontana realizou a benção do local. 

“A cruzinha representa o ponto zero de Bento Gonçalves onde a cidade começou, com a colonização passou a ser chamado a cidade de Dona Isabel e posteriormente Bento Gonçalves. Forma simbólica de resgate a cultura, hoje damos mais visibilidade ao monumento, que certamente será um ponto de visitação e para recordar nossa história”, destaca o Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

Outro ponto marcante da manhã foi o retorno do “vinho” jorrando na La Fontana. “Um ato que representa o retorno deste ponto turístico da nossa cidade. Mas, também representa que Bento segue vigilante com todas regras de prevenção ao coronavírus. É um presente para nossa cidade ver o chafariz em ação novamente, é esperança, brilho no olhar. Parabéns Bento Gonçalves”, ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.

Na oportunidade, o secretário de Turismo entregou ao Prefeito e o Vice Aido Bertuol o selo Safe Travel, viagens segura, conquistado pelo Município. A certificação da World Travel & Tourism Council (WTTC) é concedida para as cidades que demonstraram possuir um protocolo seguro para a acolhida de turistas, com boas práticas para prevenção ao coronavírus.   

O selo foi conquistado após a Secretaria de Turismo (SEMTUR) apresentar as ações desenvolvidas pelo Selo Ambiente Limpo e Seguro, que hoje já reúne 100 empreendimentos. Além das ações realizadas na cidade no combate ao coronavírus.  A capital do vinho é a sexta cidade no Brasil a receber a distinção.

A Secretaria de Turismo promoveu o “Música a Domicílio”, que passou pelas ruas da cidade levando música e muita emoção. O evento teve patrocínio do Restaurante Di Paolo, Credifácil, Caitá, Posto Zambom abastecedora de combustíveis, Verauto- Auto Tradição, Don Laurindo, Pratomil- Restaurantes empresariais, Estrada Velha Restaurante, Via Sul, Lote 20, Giordani Turismo, Inovadora Sistemas, Notícias de Bento e TVCOM. Ação foi transmitida pelas redes sociais.


O “Música a Domicílio” é idealizado por Soltton em parceria com a produtora On Line Som e Luz. O músico, de 41 anos, mora em Bento Gonçalves desde 1999. O seu projeto de música itinerante pelas ruas vem sendo realizado em várias cidades do Rio Grande do Sul, a exemplo de Porto Alegre, Caxias do Sul, Marau, Guaporé e tantas outras. A agenda de apresentações do pianista pode ser conferida na página do Facebook (@musicaadomicílio).    


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Vinicius Pizzetti

Deixe uma resposta