Zona Franca da uva e vinho é debatida em Bento

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia esteve em Bento Gonçalves neste domingo, 10. Na oportunidade, autoridades da região e de entidades ligadas ao setor vitivinícola estiveram reunidas no Spa do Vinho debatendo a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho da Serra Gaúcha.  O evento foi realizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves e Spa do Vinho, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da União Brasileira de Viticultura (Uvibra).


De acordo com dados do Ibravin, a tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos na venda direta de vinhos aos turistas e visitantes, podemos incrementar sobremaneira este fluxo, gerando novos empreendimentos, empregos e desenvolvimento econômico e social em toda região Uva e Vinho”, destacou a sócia-diretora do Hotel, Deborah Villas-Bôas Dadalt.

A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho foi proposta em projeto de lei de autoria do deputado federal João Derly, e  arquivado após o deputado não se reeleger, visando isenção de impostos para na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região.

Com o objetivo de dar andamento as discussões o Deputado federal Jeronimo Goergen (PP-RS) se comprometeu a desarquivar o  projeto. “Vamos desarquivar o projeto encaminhado pelo deputado João Derly e com o apoio da bancada gaúcha retomar a tramitação na Câmara dos Deputados”, disse Goergen, que ainda solicitou que o presidente da Câmara agende uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da criação da Zona Franca da Uva e do Vinho.

O secretário da Agricultura, Luiz Covatti Filho, destacou a importância da presença de Maia no evento, informando que há cerca de 6 mil projetos aptos a serem votados na Câmara dos Deputados. “Quem define a pauta de votação é o presidente. O comprometimento de Maia com o projeto da zona franca da uva e do vinho é fundamental para sua votação em plenário”, disse.

Evidenciando que os eventos oficiais da Câmara dos Deputados sempre contam com vinhos brasileiros, o Presidente se comprometeu a auxiliar o setor vitivinícola a ganhar maior competitividade. “Depois da reforma previdenciária, temos de discutir a questão tributária, e dentro dela o vinho tem uma importância muito grande para o Brasil. Como produtor de vinhos de boa qualidade, estamos perdendo para nações vizinhas pelo custo do Estado brasileiro. Temos de encontrar uma solução pela zona franca e pela reorganização tributária, para que o setor volte a ter condições de competitividade”, adiantou.

Para o prefeito Guilherme Pasin “é uma grande oportunidade para Bento e região receber uma figura política que tem um grande desafio com a Reforma da Previdência e na reconstrução do nosso país, que estará conhecendo os anseios da região. A criação de uma zona livre e a redução tributária alavancaria o desenvolvimento econômico a patamares nunca antes vistos”.

Também foram entregues ao Presidente da Câmara demandas da Serra Gaúcha como a duplicação da BR-470, entre outros. No final do encontro o Presidente acompanhado do Prefeito, Deputados e lideranças visitou a Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos.

As 23 cidades propostas pela Zona Franca da Uva e do Vinho são Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranopólis e Vila Flores.

Também estiveram presentes o Conselheiro de Itaipu Binacional, Carlos Marum, Deputados Estaduais, Francis Somensi (PRB), Fábio Ostermam (NOVO) e Neri O Carteiro (SOLIDARIEDADE), o Presidente da Famurs e Prefeito de Garibaldi, Antônio Cetolin, e demais Prefeitos da região, vereadores, presidentes de entidades e demais autoridades. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José Martim Estefanon

Deixe um comentário