Desfile, dança e valorização cultural estarão na passarela na escolha da corte da 18ª Fenavinho

Quem for à Vila Típica da Fenavinho sábado à noite, no Parque de Eventos, para assistir à escolha das futuras Imperatriz do Vinho e Damas de Honra da festa, verá muito mais do que um desfile. Além de seu caráter histórico por eleger a corte da 18ª edição da Festa Nacional do Vinho, a cerimônia será marcada por novidades que rompem com a tradicional passagem das candidatas pela passarela.

As 14 postulantes à coroa mostrarão mais do que um desfile em que exibem charme, elegância e beleza à plateia. Protagonizarão, também, dois números de dança e poderão se aproximar mais do público com um momento de fala, durante a passagem individual delas na passarela. “Muitas vezes, o desfile acaba engessando a candidata. A coreografia vem porque é um momento forte para potencializar a desenvoltura delas”, justifica Johnatan Rauber, responsável pelas novidades que o público encontrará no desfile.

Todo evento faz parte de um contexto apoiado na história. Rauber montou uma cerimônia que, cronologicamente, evidencia a Fenavinho a partir da própria história da imigração italiana na cidade até chegar ao desenvolvimento de seu setor primário, através da vitivinicultura, destacando, ainda, as cores vermelho, branco e verde da bandeira da Itália. “Buscamos elementos característicos da cidade para que o público possa se identificar com aquilo que está vendo na passarela, através da proposta do que as candidatas executarem, tanto no desfile quanto na coreografia, e da valorização do contexto local, seja ele cultural ou econômico. Isso aproxima muito a comunidade, e meu propósito é emocionar o público”, conta Rauber.

Nesse contexto, a temática central do evento será “Colhendo os frutos da nossa história”. Primeiramente, as meninas entram em cena vestindo trajes com aspectos históricos, num desfile coletivo. Depois, divididas em dois grupos, voltam à cena com vestidos que remetem às cores da bandeira italiana. Por fim, com um traje temático, desfilam individualmente. Em meio a isso, protagonizam os momentos de dança, primeiramente reforçando aspectos da imigração, com encenação destacando elementos como o trabalho e a fé, e depois fazendo referência maior à uva, enaltecendo a colheita.

Professor de história em escolas de Feliz e Bom Princípio, Rauber é experiente na condução de eventos com escolhas de soberanas em municípios do Vale do Caí. Além de seu envolvimento no desfile, nas coreografias e na cenografia, fruto de anos de trabalho com teatro e dança, ele prepara as candidatas com aulas de etiqueta, comportamento social e oratória. “As candidatas não estão aqui para se representar, elas estão aqui para representar uma festa. Digo a elas que uma corte precisa ter três princípios: dedicação, responsabilidade e humildade. Percebo que esse é um grupo muito coeso e falo a elas que estamos num concurso, não numa competição. O concurso é uma questão de potencialidade, e que na noite todas têm a mesma oportunidade”, destaca.

Shows e enogastronomia

A escolha da corte da 18ª Fenavinho também será uma grande festa, com shows e, claro, enogastronomia. A partir das 19h, a dupla Betto Malheiros e Tobias recepciona o público com a animação de canções italianas e populares, e a programação artística volta na hora da apuração dos votos, com o grupo Ragazzi Dei Monti e seu repertório de música folclórica italiana.

Durante o evento, o público também contará com serviços de gastronomia. Os espaços estarão comercializando hambúrguer e risoto (Colheita Sazonal), pizzas (Belgrano Mondo dela Pizza), massas (Massaria Vó Regina), tábuas de frio (Empório Cris Miolo), além de produtos coloniais, biscoitos e geleias (Artesanalli), pão caseiro feito na hora (Pão de Forno) e pipoca. Os vinhos e espumantes serão vendidos pela Empório Cris Miolo, Vinhos Foresti, Vinhos Speranza e Vinhos Porão do Vale.

As candidatas

– Alessa Vieira Rossato, representante da União das Associações Comunitárias de Bairros de Bento Gonçalves (UACB)

– Ana Paula Côrtes Foresti, representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV)

– Bárbara Cainelli Ferreira, representante do distrito de Tuiuty

– Caroline Bagiston, representante da Associação Vale do Rio das Antas

– Danúbia Chaves, representante da Sonora Corretora de Seguros e da Assevale

– Gisele de Camargo Indalencio, representante da Por Mais Empatia

– Júlia Morbini, representante da Cooperativa Vinícola Aurora

– Larissa Sadovnhik, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

– Liege Sobirai, representante do Studio de Dança Nina Aver

– Luiza Cortez da Silva, representante da Graphia Design

– Natália Dalpiva, representante da comunidade de São Valentim

– Shaiane dos Santos Ticz, representante da Fonte Inspiração

– Thaís Dall’Osbel Centenaro, representante do Caminhos de Pedra

-Yanca Vitória Huve Santi, representante do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH)

Serviço

O quê: Escolha da Corte da 18ª Fenavinho

Quando: dia 1º de abril, a partir das 19h

Onde: espaço da Vila Típica da Fenavinho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Quanto: R$ 40, à venda no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) ou com as candidatas. Crianças de 6 a 12 anos, idosos e estudantes pagam meia-entrada

Informações: (54) 2105.1999 ou WhatsApp (54) 9.9113.1106


Informações Exata Comunicação / Foto: divulgação Fenavinho