Tortelaço é realizado na Via Del Vino

Neste final de semana foi realizado, na Via del Vino, o Tortelaço – Festival do Tortéi. A agenda  celebrou alguns dos traços mais marcantes da cultura regional, calçada no legado da colonização italiana. Prato tradicionalíssimo na culinária local, o tortéi (preparo com massa à base de trigo, recheada com abóbora refogada e acompanhados por molhos a gosto do freguês) uniu comunidade e visitantes em torno de mesas compartilhadas em uma verdadeira vivência de integração. Nesta edição, eram quatro opções de guarnição: bolonhesa e tomate seco – os dois campeões de preferência – além de salame, manteiga com sálvia e nozes e do molho doce).

Durante a programação de sexta e sábado, foram cerca de 2,1 mil porções de tortéi comercializadas. Todas foram servidas em cumbucas sustentáveis, produzidas a partir do reuso de farelo de trigo, resultando em um utensílio que se decompõe em 45 dias, sem impacto ambiental – demonstrando que é possível, sim, agregar diversão e sustentabilidade.

A harmonização da degustação do tortéi ficou por conta do produto que é, hoje, símbolo de Bento Gonçalves: o vinho de qualidade. Em dois dias, foram cerca de 3 mil doses comercializadas (entre as variedades de tinto, branco e suco de uva).

Todo esse deleite enogastronômico teve como pano de fundo o talento de aristas locais – com sete apresentações ao vivo no palco do ‘Fenavinho Cultural’, embalando a diversão e contagiando o público. “Ficamos muito felizes pela receptividade das pessoas, tanto as que prestigiaram quanto as que acreditaram na proposta e contribuíram para a realização do Tortelaço. Essa primeira edição consolidou uma proposta que temos defendido de forma veemente: é preciso resgatar, promover e fortalecer nossos eventos, em um movimento que congregue toda microrregião”, explica Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora do evento.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou a “união da comunidade através da cultura, gastronomia e o vinho. Um momento para evidenciarmos o nosso orgulho pelo trabalho realizado no nosso interior. Além de ser um chamamento para a realização da Fenavinho”, disse. 

O Tortelaço – Festival de Tortéi retorna à cena para sua segunda edição nos dias 12 e 13 de maio deste ano, também na Via del Vino, em Bento Gonçalves. 

O Tortelaço é uma realização do CIC-BG, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, da ExpoBento e do Grupo RBS. O Fenavinho Cultural, também realização do CIC-BG, com patrocínio de Orquídea, Multimóveis e Anderle Transportes e financiamento do PRÓ-CULTURA RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Informações Exata Comunicação 

Foto: Gabriel Santos