Bento é a 27ª melhor cidade do Brasil e 3ª do Estado para fazer negócios

Em estudo divulgado pela Urban Systems, para Revista Exame, Bento Gonçalves aparece como a 27ª melhor cidade do país para fazer negócios, e na 3ª posição no Estado, somente atrás de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. O Município, também, teve destaque em Desenvolvimento Econômico e Capital Humano.

Dentre os aspectos, considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade, foram avaliados: população economicamente ativa, índice de desenvolvimento humano municipal, crescimento do produto interno bruto, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais, Índice Firjan de Gestão Fiscal, que Bento ocupa a 1ª posição entre cidades com mais de 100 mil habitantes,  e crescimento da frota de automóveis, entre outros.

No indicador Desenvolvimento Econômico a cidade obteve a 6ª posição no Brasil, e 2ª no Estado. O índice leva em consideração informações como diversidade econômica, empreendedorismo, comércio exterior, entre outras. Somente em 2018 1,4 mil empresas foram abertas no Município. A tramitação de processos passou a ser centralizada na Sala do Empreendedor, que realizou em 2018, cerca de 16 mil atendimentos, uma média de 1.600 pessoas por mês. O registro de uma micro ou pequena empresa que durava em média 58 dias passou a ser de sete a 15 dias.

Somente em 2018, estão sendo investidos R$ 168 milhões no município, a partir da ampliação de empreendimentos. A projeção é que cerca de R$ 288 milhões sejam aplicados na cidade nos próximos anos.

Outro índice que chama atenção é o Capital Humano que é medido através da sociodemografia econômica, e do setor de educação. De 2017 para 2018, Bento subiu 52 posições, ocupando o 23º lugar.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a colocação no ranking é resultado de um conjunto de ações da Administração Municipal. “Estamos trabalhando para o fortalecimento da economia local, através da atração de investimentos na cidade e no apoio aos empreendedores. A pesquisa é um reflexo de iniciativas da gestão que buscam proporcionar um ambiente propício para novos negócios”, disse.

Além deste levantamento, Bento Gonçalves também foi apontada no último ano, como a 47ª cidade mais empreendedora do país. A pesquisa realizada pela plataforma Connected Smart Cities mapeou mais de 500 municípios e 700 projetos desenvolvidos pelos mesmos, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Arquivo ASCO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *