Com união das comunidades no coração da cidade é aberta temporada da Vindima

Os cachos de uva na videira são uma cena comum para quem passeia pelo interior do Município. Mas, poucos sabem que na Praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, a uva também brota. Com o objetivo de unir rotas turísticas, distritos e comunidade no coração da cidade, a abertura da Estação Vindima foi realizada nesta sexta-feira, 18, junto a Igreja de São Bento, protetor dos Vinhateiros. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho representando o Governador, Eduardo Leite.

Celebrar a Vindima é ver o resultado de um ano de cuidado, trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos. Nesta época Bento Gonçalves se prepara para receber visitantes de todo o Brasil a fim de vivenciarem as experiências da estação. “Nosso objetivo era o de unir distritos e rotas e trazer para cidade a tradicional festa que é realizada no interior. Por isso escolhemos este lugar, que representa o nosso orgulho de ser Capital do Vinho, que simboliza o trabalho e a fé dos nossos imigrantes. Que essa celebração represente a união das comunidade, e seja de alegria”, destaca o secretário de Turismo Rodrigo Parisotto.

O Presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto também comemorou a chegada da Vindima. “É um período especial, quando falamos da Vindima estamos falando de uma estação de júbilo, de colheita, de vida”, ressalta.

Pelo décimo ano consecutivo, a época se torna ainda mais especial em Bento. Entre os meses de janeiro a março, os produtores celebram os parreirais carregados de uva com a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico da região: o vinho. “Bento Gonçalves inicia um período em que não só comemoramos a colheita, mas celebramos o resultado de um trabalho árduo, feito com o suor do nosso agricultor, um trabalho feito, também, com muita fé. Por isso estamos hoje juntos iniciando mais esta Estação Vindima. E escolhemos estar na cidade para poder celebrar essa décima vindima com a união de todas comunidades”, enfatizou o Prefeito Guilherme Pasin em seu pronunciamento.

Representando o governador do Estado Eduardo Leite, Covatti Filho ressaltou a importância da agricultura. “Hoje visitei o interior e o trabalho realizado nas agroindústrias locais, estive aprendendo um pouco, a gente ouviu a história, conheceu a cultura, o trabalho que vocês fazem no dia a dia. Principalmente na Vitivinicultura, uma área que precisa de políticas voltadas aos agricultores, e é isso que estamos buscando. Parabéns e sucesso por mais está Estação Vindima nesta cidade que no hino, na igreja, na vida de vocês a uva e o vinho permanecem”, concluí.

Após as manifestações das autoridades, o padre Oberdan Cavazzola deu a benção às uvas e a safra. Ao som de corais locais e sob as videiras, que representam as estações da Via Sacra, foi realizada uma colheita simbólica, seguido de uma procissão até a Rua Coberta, conduzida por tratores e quadriciclos.

Seguindo uma tradição milenar de extrair o mosto com os pés, a pisa das uvas foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, a rainha do Vale dos Vinhedos Alessandra Vinhatti e as princesas Nadine da Veiga e Tamiris Cassineli e o Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

A atração deu continuidade na Rua Coberta com shows da banda Vocal Allegro, tenor Jatir Dequigiovani, e expositores que mostraram e comercializaram o que há de melhor na região. Centenas de pessoas participaram da atividade.

A 10ª Estação Vindima contou com a presença dos Secretários Municipais, empreendedores do setor, representantes das Rotas Turísticas, Vereadores Anderson Zanella, Neri Mazzochin, Sidinei da Silva, Paulo Roberto Cavali e Valdemir Marini. Além dos presidentes das Associações de bairros, comunidade e turistas. Os corais da Fundação Casa das Artes, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra também estiveram abrilhantando o evento. Outra presença foi do Tastavin, símbolo da Fenavinho, comemorando a volta da Festa, que ocorre de 13 a 23 de junho.

A programação da Estação Vindima segue até 18 de março e está disponível no www.bento.tur.br.

Desenvolve Bento

Na oportunidade, também foi assinado o contrato para pavimentação de oito ruas no bairro Vila Nova II. São elas Ipê Florido, Flaviano Correia Borges, Elza Morbini, Travessa Santo Ângelo, Douglas Bertolini, Travessa Mangueza, Antônio Bonamigo e Valdevino Ernesto Francescone. As obras integram o programa Desenvolve Bento 2019, que até o fim do ano entregará para a comunidade 100 obras em um investimento de R$ 46 milhões de reais.

Demandas da comunidade  

Também durante o evento foram entregues ao secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, ofícios com demandas da comunidade. O primeiro entregue pela diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Soení Bellé solicitava a liberação de recursos do Fundo VITS para revitalização da Vinícola Escola.  

Já o prefeito Guilherme Pasin acompanhado do Secretário de Agricultura, Dorval Brandeli solicitou a liberação dos recursos previstos para o Plano de Aquisição de alimentos (PAA), auxílio para perfuração de poços artesianos no Vale dos Vinhedos, São Pedro e Faria Lemos e ampliação da rede de energia elétrica trifásica.  

Fotos do evento podem ser conferidas no link

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José Martim Estefanon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *