Eleita nova corte da 16ª Fenavinho

Mais um capítulo importante da história de Bento Gonçalves foi escrito: a retomada da Festa Nacional do Vinho com a escolha da nova Corte que irá representar a 16ª edição. Bárbara Bortolini (representante da Rota Caminhos de Pedra) conquistou o título de Imperatriz e, em seu reinado, será acompanhada pelas Damas de Honra Ana Paula Pastorello (representante do Bento Convention Bureau) e Sandi Marina Corso (representante da Associação Vale do Rio das Antas). A Escolha ocorreu na noite do último sábado, 6, nos Pavilhões da Fundaparque, reunindo um público de mais de 700 pessoas.

Tomadas pela alegria que acompanha a coroação, as soberanas da 16ª Fenavinho compartilharam mensagens de agradecimento com o público antes de seu desfile oficial. “É um orgulho imenso representar essa festa e mostrar toda a riqueza de Bento Gonçalves”, disse Bárbara. Agradecendo à cidade por proporcionar essa experiência, Sandi sintetizou a comoção do momento de forma marcante. “É uma sensação indescritível! Vamos dar nosso melhor para que a Fenavinho seja retomada com o carinho que merece”. Somada à alegria de representar a corte da Festa Nacional do Vinho vem, também, a responsabilidade. “Continuaremos a história de nossa gente com muito orgulho”, disse Ana Paula.

Às Soberanas caberá a missão de promover a Festa Nacional do Vinho – que ocorre de 13 a 23 de junho, concomitante com a ExpoBento – e, principalmente, divulgar a riqueza cultural, tradições e atrativos de Bento Gonçalves perante todo o Brasil.

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, em uma ação construída com o poder público assumiu o desafio de retomar a festa que projetou nacionalmente a cidade há cinco décadas. “A Fenavinho é de toda Bento Gonçalves, pertence a cada cidadão. É uma celebração de todos e para todos!. O que o CIC-BG se propõe, e pode fazer de melhor pela Fenavinho, é zelar, proteger e manter viva sua essência. É garantir que doravante, sob o comando e tutela da entidade, a Festa ocorrerá periodicamente, de forma segura, responsável e sustentável, como merece a comunidade”, destacou o presidente da entidade, Elton Gialdi.

O prefeito Guilherme Pasin enalteceu a união que sempre fez presente na história do evento. “Estamos muito felizes! Isso não é apenas um concurso de beleza, mas a representação do retorno da Fenavinho, da festa que uniu nossa comunidade e foi um marco no desenvolvimento. Estamos felizes pelas candidatas que se colocaram à disposição para representar a nossa maior festa e a nossa cidade, pelos familiares que apoiaram, as entidades que aplaudiram e ajudaram na organização. Por estarmos mais próximos da realização de um sonho, que no dia do nosso padroeiro – 13 de junho – irá se concretizar”, reiterou Pasin.

Além de conhecer as candidatas e acompanhar a eleição das soberanas, o público espectador teve a oportunidade de confraternizar, apreciando vinhos, espumantes e sucos de diversas vinícolas locais e delícias da gastronomia típica italiana. Além de se divertirem relembrando clássicos do rock, pop e MPB entoados pela banda Farina Brother’s e músicas típicas italianas pelo tenor Jatir Dequiovanni. 

Escolha técnica

O processo de escolha iniciou na tarde de sábado, quando as 18 candidatas passaram por entrevistas individuais perante os jurados. Essa etapa definiu 65% das notas e avaliou, além do conhecimento sobre a cultura da vinha na cidade, desenvoltura na apresentação e na comunicação pessoal. O restante da nota foi definido durante o desfile, em que foram analisados beleza, simpatia, desenvoltura e naturalidade na passarela.

A comissão avaliadora foi composta por seis integrantes, todos de fora de Bento Gonçalves: Sandra Guerra, primeira imperatriz do vinho, eleita em 1976; Bruna Tramontina, empresária, publicitária e digital influencer; Caroline Dani, professora do Centro Universitário Metodista, de Porto Alegre, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação da instituição; Sara Bodowsky jornalista e comunicadora; Daniel Salvador, enólogo e presidente da Associação Brasileira de Enologia; e Márcio Irion, proprietário da RDCTV, e CEO da empresa Grupo IEX Empreendimentos e Participações.

Despedida e emoção

Muita emoção tomou conta do evento desde o início. O público pode acompanhar o desfile coletivo e individual das 18 candidatas. Antes de anunciarem as vencedoras, Carine Pedrotti, dama de honra da 15ª Fenavinho, encerrou seu reinado relembrando de seus momentos ao lado da Imperatriz Kelly Scanagata, e a Dama Gabriela Bottega.  “Me despeço hoje desejando a nova Corte sucesso e que deem sempre o seu melhor, pois o carinho e reconhecimento que recebemos das pessoas são resultado do nosso amor e dedicação na divulgação da nossa festa maior”, disse emocionada.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: Franciele Gonçalves 

Deixe uma resposta