2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo acontece de 1º até 7 de abril

Quando:
4 de abril de 2024@00:00
2024-04-04T00:00:00-03:00
2024-04-04T00:15:00-03:00

Evento irá contar com atividades como bate-papo multiprofissional, palestra sobre empreendedorismo, formação para profissionais, blitz e solicitação do CIPTEA, bem como a tradicional festa para crianças.

 

Em 2023, a Prefeitura de Bento Gonçalves promoveu um movimento de conscientização em relação ao autismo. Cada vez mais, o tema está na agenda da sociedade em áreas como educação, saúde, psicologia, entre outras, que buscam um olhar sem preconceitos e aberto às diferentes formas de viver. Neste horizonte, faz-se necessário ações e atividades que amenizem os impactos de exclusão e que gerem processos integrativos e humanizadores em todos os níveis da sociedade a fim de promover a inclusão social.

 

A 2ª edicação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo ocorre de 1º a 7 de abril e evoca o lema da campanha nacional “Valorize as capacidades e respeite os limites”.

 

O evento tem uma programação variada como corte de cabelo para autistas, atividades para familiares intitulado “Cuidando dos cuidadores”, bate-papo multiprofissional, oficina de sabonetes e ervas medicinais e palestra sobre empreendedorismo, formação para profissionais e família em geral, blitz e solicitação para a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) e festa para crianças no espectro autista. As capacitações são abertas para profissionais, familiares, comerciantes e comunidade em geral.

 

A Primeira-dama Cláudia Remus destaca sobre a necessidade de continuidade do evento. “A causa do autismo precisa ser uma causa de todos. Entender e compreender o que é o autismo gera uma sociedade mais inclusiva, mais aberta a acolher. Dessa forma, a Semana de Conscientização do Autismo chama atenção para esse universo que está a cada dia tendo destaque na vida, visto o crescente número de autistas sendo diagnosticados. Precisamos reforçar as bases integrativas da sociedade e a programação tem esse cuidado de contemplar diversos aspectos concernentes à realidade autista, pois foi feita em diálogo com os grupos da área”.

 

Em breve será divulgada a programação completa do evento. A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo é uma realização da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Desenvolvimento Social em parceria com o TEAcolhe, grupo Voz Azul, Associação Pró Autistas Conquistar e EMEFE Caminhos do Aprender.