Festival de Cinema Italiano 📌

Quando:
3 de dezembro de 2023@17:00 – 18:00
2023-12-03T17:00:00-03:00
2023-12-03T18:00:00-03:00
Onde:
Dall'Onder Grande Hotel
R. Herny Hugo Dreher
197 - Planalto
Contato:
(54) 3771-4224

O Festival de Cinema Italiano é uma realização do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura e unidade do Sesc de Bento Gonçalves e conta com o apoio do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Associação Nacional dos Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (ANEA-Brasil) e a Associação Caminhos de Pedra.

 

A programação também pode ser acessada pelo site www.festivalcinemaitaliano.com.

Programação

 

27/11 – Fundação Casa das Artes – 15h – A última noite de amor

28/11 – Fundação Casa das Artes – 14h – O homem na estrada

29/11 – Fundação Casa das Artes – 19h30 – Primadonna

30/11 – Distrito de São Pedro – 19h – Golpe dos eternos desconhecidos

02/12 – Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos – O primeiro dia da minha vida

03/12 – Dall’Onder Grande Hotel- 17h – Mimi, o metalúrgico

 

Filmes inéditos

 

Grazie Ragazzi – Grazie Ragazzi (Obrigado, Rapazes) – Festival de Cinema Italiano

(festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Riccardo Milani

Elenco: Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giacomo Ferrara

País: Itália

Ano: 2023

Duração: 117 minutos

Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.

 

 

L’ultima notte d’Amore – L’Ultima Notte Di Amore (A Última Noite de Amore) –

Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Andrea Di Stefano

Elenco: Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva

País: Itália

Ano: 2023

Duração: 124 minutos

Gênero: Thriller

Classificação: 16 anos

Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.

 

 

Il primo giorno della mia vita – Il Primo Giorno Della Mia Vita (O Primeiro Dia da Minha Vida) – Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Paolo Genovese

Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco

País: Itália

Ano: 2023

Duração: 121 minutos

Gênero: Comédia

Classificação: 16 anos

Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências. Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo ao redor parece desmoronar.

 

 

L’uomo sulla strada – L’Uomo Sulla Strada (O Homem na Estrada) – Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Gianluca Mangiasciutti

Elenco: Aurora Giovinazzo, Lorenzo Richelmy, Astrid Casali, Eugenio Gradabosco

País: Itália

Ano: 2022

Duração: 110 minutos

Gênero: Thriller

Classificação: 14 anos

Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição. Enquanto a verdade se aproxima, algo inesperado acontece, desafiando o destino de ambos. Um suspense emocionante que mergulha nas complexidades da culpa, segredos e redenção.

 

 

Primadonna – Primadonna (Primadonna) – Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Marta Savina

Elenco: Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura

País: Itália / França

Ano: 2022

Duração: 102 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.

 

 

Filmes retrospectiva

Audace colpo dei soliti ignoti – Audace Colpo Dei Soliti Ignoti (Golpe dos Eternos Desconhecidos) – Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Nanni Loy

Elenco: Vittorio Gassman, Renato Salvatori, Claudia Cardinale

País: Itália

Ano: 1959

Duração: 105 minutos

Gênero: Comédia / Policial

Classificação indicativa: 14 anos

Um gangster milanês entra em contato com Peppe e o identifica, junto com seus comparsas, como os responsáveis pela tentativa frustrada de roubo da loja de penhores Madonna Street. Ele oferece a eles a chance de se reunirem novamente para um audacioso roubo em Milão, onde as receitas semanais do “Totocalcio”, uma loteria de apostas em jogos de futebol, são transportadas em dinheiro em um carro com apenas um contador e um motorista. A gangue precisaria viajar disfarçada entre os torcedores da A.S. Roma, indo para Milão para uma partida de futebol, cometer o roubo e depois fugir para Bolonha, utilizando um carro turbinado, para se juntar aos torcedores que retornam. O milanês parece ser duro e esperto, e sua proposta é muito atraente para os pequenos criminosos que têm problemas para levar uma vida “honesta”, mas as coisas vão acontecer de maneira diferente.

 

 

Mimi metallurgico – Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore (Mimi, O Metalúrgico) – Festival de Cinema Italiano (festivalcinemaitaliano.com)

Direção: Lina Wertmüller

Elenco: Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Turi Ferro, Agostina Belli, Luigi Diberti e Elena Fiore

País: Itália

Ano: 1972

Duração: 121 minutos

Gênero: Comédia / Drama

Classificação indicativa: 14 anos

Mimi é um estivador siciliano que inadvertidamente se envolve em uma série cada vez mais complicada de conflitos pessoais. Ao perder o emprego depois de votar contra um chefão da máfia em uma eleição supostamente secreta, Mimi deixa sua esposa para encontrar um novo trabalho. Ele se muda para Turim, onde arranja trabalho e se envolve em um caso com uma comunista. Logo ele se vê fazendo malabarismos com dois relacionamentos enquanto planeja se vingar das forças corruptas que arruinaram sua vida.