Vinho encanado comemora retorno da Fenavinho

A espera por um dos momentos mais icônicos da história da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está prestes a acabar. Neste sábado, 1° de junho, os bento-gonçalvenses e os visitantes da maior festa do Município voltaram a brindar nas ruas da cidade o vinho encanado. A atração que tornou a Fenavinho conhecida no Brasil, em 1967.

Shows e apresentações artísticas deixaram ainda mais festivo o momento histórico, que ganhará reprise também no domingo, dia 2, e no próximo final de semana, dias 8 e 9, sempre das 11h às 17h. Juntam-se a essas atrações oferta de produtos da agroindústria, gastronomia e artesanato.

A Corte da Festa, imperatriz Bárbara Bertolini e as damas de honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, convidou a comunidade para prestigiar as atrações que integram a programação. “Por trás de toda estrutura do evento, existe o trabalho, a dedicação e o amor de muitas pessoas que se doaram para tornar o dia de hoje real. A comunidade de Bento Gonçalves está escrevendo mais um capítulo desta história”, destacou Bárbara. “Esta é uma festa feito pela comunidade para a comunidade”, disse Sandi. “As festividades estão grandiosas. Prestigiem cada momento dessa Festa histórica e cultural”, convidou Ana Paula.

O coordenador do comitê da Fenavinho, Diego Bertolini, agradeceu a todos que se empenharam na retomada da Fenavinho, em especial aos ex-presidentes. “O vinho encanado é a alma da Fenavinho. É extremamente gratificante compartilhar deste momento. Retomamos o vinho encanado oferecendo a qualidade do vinho brasileiro”, comemorou.

Em sua mensagem, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG) – entidade promotora da Fenavinho e ExpoBento –, Elton Paulo Gialdi, disse estar alegre em compartilhar desse momento histórico. “Temos a convicção de que estamos trazendo de volta algo muito valioso para Bento Gonçalves: a riqueza da Festa Nacional do Vinho e de todos os seus atrativos. Estamos prestando também uma importante homenagem as nossas raízes, ao nosso passado, a nossa cultura e as nossas tradições”, reiterou Gialdi.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, celebrou a retomada da Festa. “Esta é uma manhã histórica, nostálgica e extraordinária, que estamos relembrando e vivendo esse clima entusiasmado. É um momento de muita alegria, parece que estamos em uma cidade no norte da Itália, da região do Vêneto”, comparou.

Durante o evento foram homenageadas pessoas que fizeram com que o projeto fosse viabilizado. São eles Vitalino Nichetti, Itacir Pozza, Hermínio Ficagna, Flavio Angelo Zilio, Antônio Stringhini, Juliano Mazzoco e o prefeito Guilherme Pasin.

O primeiro presidente da Fenavinho, Moyses Luiz Michelon também foi homenageado e a partir de hoje irá nomear a estrutura de distribuição do vinho “Casa Del Vino, Moyses Luiz Michelon”.

“Precisamos homenagear e lembrar-se de duas pessoas que estão distantemente olhando por nós e desejando esse sucesso, Moyses Michelon e o ex-secretário de Cultura, Jovino Nolasco. São pessoas que merecem aplausos e representam todos os que trabalharam muito para que este dia acontecesse. Nosso maior reconhecimento”, ressaltou o prefeito Guilherme Pasin.

Em sua fala o Prefeito, também, destacou a importância do evento. “Reverenciar o passado e enaltecer os frutos que estamos colhendo. A festa do vinho encanado para nós é simbólica, é pitoresca por essência, ela faz com que o Estado e o Brasil nos olhem e representa a alma da Fenavinho. Aqui somos todos Bento Gonçalves. Que essa alegria, calor humano e união, isso tudo que estamos vivendo façam com que no futuro não tenhamos dúvida do norte e os caminhos a percorrer”.

Quem visitar a atração no domingo, também terá a oportunidade de acompanhar outro momento marcante da Fenavinho. A partir das 15h, na Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos, diversos carros alegóricos exibem a alegria, os costumes e os hábitos do interior num desfile que traz, ainda, entidades, autoridades, escolas e, claro, o trio de soberanas da festa, a Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Mais cedo, outra ocasião promete divertir o público às 13h, quando entra em cena a corrida de barrica do Circolo Trentino.

O vinho encanado tem a comercialização de produtos de cepas nobres, representados pelo Merlot (tinto) e pelo Moscato (branco), além de suco de uva integral, todos fornecidos pela Cooperativa Vinícola Aurora.

A abertura oficial contou com a presença também do deputado Estadual Eric Lins, vice-prefeito Aido Bertuol, secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto e demais secretários e adjuntos, diretor-geral da Expobento, Rogério Capoani, demais autoridades e comunidade.

A 16ª Fenavinho será promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) e ocorre conjuntamente com outra atração comandada pela entidade, a ExpoBento. Ambos os eventos serão no Parque de Eventos, entre os dias 13 e 23 de junho.

 

Programação

Dia 1º de junho

14h: Trio Irmãos Manzoni e Juliano

15h: Rodrigo Solton e Coral Vale dos Vinhedos – Projeto Encantos

17h: Elvis Celebration In Concert

 

Dia 2 de junho

11h: Teatro ‘O maravilhoso show da Família Gentil’

13h: Corrida de barricas Circolo Trentino

15h: Desfile Carros Alegóricos

17h: Banda Rainha de Espadas

 

Dia 8 de junho

11h: Teatro ‘Abre a boca e fecha os olhos’

14h: Banda Duo del Vino

15h: Coral da Fundação Casa das Artes

17h: Banda Trebbiano

 

Dia 9 de junho

11h: Coral Imigrante

14h: Banda Cavatappi

15h: Daniel Lima e Janete

17h: Zo Garrafon

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Franciele Gonçalves e José Estefanon 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *