Brindando a colheita, Estação Vindima abre oficialmente

Mostrando que o período será encantado para moradores e turistas, pisa das uvas, comidas típicas e muita música marcaram a abertura da Estação Vindima nesta quinta-feira, 18.

A Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty, foi o local escolhido para o evento. O diretor Administrativo Júnior, Marcelo Cavalet Lucchese, afirmouque a vindima é o ponto alto do ano para o setor vinícola. “Quando após longos meses de dedicação e cuidados, o resultado dos esforços de milhares de famílias é exibido através dos cachos destes frutos. Nosso setor tem uma importância econômica muito grande para as famílias da região, e esta época é essencial para fomentar ainda mais o turismo na cidade. Por isso, ficamos honrados em receber em nossa casa o evento de abertura desta festa”, agradeceu Lucchese.

Pelo nono ano consecutivo, a Vindima em Bento Gonçalves é ainda mais especial. Desde então, a Prefeitura e o Trade Turístico promovem uma série de eventos que engrandecem a safra e àqueles que elevaram o município aos títulos de Capital Nacional do Vinho e principal destino enoturístico do país. “Mesmo a estabilidade em função da crise que o país tem vivido, o turismo permanece firme e se apresenta como uma economia do futuro, que promete, mesmo em tempos difíceis, trazer ainda mais investimentos para todo o setor”, destacou o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, frisou que “este é um momento que se reveste de uma grandeza, onde celebramos todo o trabalho de um ano com a colheita, onde todos os produtores e empreendedores se congraçampela importância do mesmo”.

Em sua fala, o prefeito em exercício, Aido José Bertuol salientou que o futuro de Bento Gonçalves está no interior. “Nosso interior foi formado no trabalho de homens e mulheres que aqui chegaram e

com o suor desbravaram essas terras e plantaram os frutos que hoje são celebrados nessa vindima. Celebramos hoje nosso passado, presente e visualizamos um belíssimo futuro. Que seja uma farta colheita!”, disse.

O governador do Estado, Jo

sé Ivo Sartori esteve presente na abertura do evento e na oportunidade se reuniu com representantes do setor vitivitícola na Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Em seu pronunciamento ressaltou: “não podemos perder a maior virtude que é os primeiros imigrantes que se instalaram na nossa região, pois eles não perderam a esperança, se adaptaram e transformaram o ambiente”.

Após as manifestações das autoridades, os padres Álvaro Luiz Pinzetta e Valdir Thums deram a bênção às uvas e à safra. Seguindo uma tradição milenar de extrair o mosto com os pés, a pisa das uvas foi realizada pelas soberanas do Vale dos Vinhedos, a rainha Rochelli Conzatti Pereira e princesa Graziela Feil, e pelo prefeito em exercício, Aido Bertuol.

O evento contou também com a presença de inúmeras autoridades, imprensa local e estadual, dando destaque para o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, secretário adjunto de Turismo, João Batista Pedrassani, e demais secretários municipais, prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, e seu vice Daniel Pavan, prefeito em exercício de Garibaldi, Antônio Fachinelli, o coordenador do distrito de Tuiuty, José Altamir Ronsani, a delegada da DEAM, Deise Salton Ruschel, comandante do 6° BCOM, Nelson Marinho Bastos Jr., e o comandante do 3° BPAT, Glauco Alexandre Braga, vereadores Volnei Christófoli, Rafael Pasqualotto e Agostinho Petroli, além de presidentes de entidades e associações ligadas ao turis

mo.

A Estação Vindima é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur), e conta com apoio de entidades e empreendimentos do setor. Até o dia 18 de março, o que não faltam são motivos para aproveitar as atrações. De acordo com a Semtur, a expectativa é receber 285 mil visitantes no período.  A programação completa pode ser conferida na íntegra no site www.turismobento.com.br.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Franciele Gonçalves

Deixe uma resposta