City Tour

O Bento City Tour é um projeto da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas — Sebrae.
O Bento City Tour oferece aos visitantes um passeio urbano pela história do Município através de um expressivo patrimônio cultural composto pela arquitetura, monumentos, praças, e os vestígios deixados desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos.

Neste passeio há evidências marcantes do desenvolvimento social, cultural e econômico desde a chegada dos imigrantes até nossos dias, onde se observa a excelência nos setores Industrial, turístico e vitivinícola.

Confira o roteiro:

1 — PIPA PÓRTICO e CAT-CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
A Pipa Pórtico recebe a todos com um convite para entrar “no mundo do vinho”. O primeiro pórtico foi construído em madeira para a I Fenavinho, e o atual foi inaugurado em 1985. O CAT, inaugurado em 2010, está integrado ao cenário da Pipa Pórtico e oferece uma visão panorâmica dos vales do entorno.
Contato: (54) 3055-7202
Endereço: Travessa Carazinho, s/n – Cidade Alta | Como chegar
Atendimento: 2ª a 6ª: 8h às 17h30
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h

2 — LOCOMOTIVA / MONUMENTO
A locomotiva/monumento foi uma doação do 1º Batalhão Ferroviário, como lembrança dos 28 anos trabalhando em prol do desenvolvimento de Bento Gonçalves. Como chegar.

3 — CASA DO ARTESÃO / CASAS DA REDE FERROVIÁRIA
As casas situadas no largo da Estação serviram como moradia aos administradores da estação ferroviária da V.F.R.G.S., posteriormente, RFFSA. Das quatro existentes restaram três, com algumas alterações arquitetônicas e atualmente oferecem atrativos gastronômicos, artesanato e artes plásticas.
Como chegar

4 — ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Inaugurada em 1919, a estação funcionou com trens de passageiros até 1976. Desde 1993 é realizado um passeio turístico de “Maria Fumaça”, incluindo parada em três estações da antiga linha. Como chegar
O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
A recepção em Garibaldi acontece ao som da música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no retorno a Bento Gonçalves.
É necessário fazer reservas com antecedência.
Endereço: Rua Duque de Caxias, s/n – Bairro Cidade Alta
Contato: www.giordaniturismo.com.br

5 — EPOPEIA ITALIANA
O espaço temático proporciona uma verdadeira viagem no tempo e na vida de um casal de imigrantes. O visitante é envolvido na trama e no contexto. O prédio foi sede da antiga Vinícola Riograndense. Como chegar
Embarque em uma viagem junto aos imigrantes Lázaro e Rosa no Parque Cultural Epopeia Italiana. Com 2000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para o espetáculo, o Epopeia está localizado próximo à estação da Maria Fumaça na cidade de Bento Gonçalves, com fácil acesso e amplo local para estacionamento, aberto diariamente sem fechar ao meio dia.
Viver a Epopeia Italiana é uma experiência única na Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho. Um espetáculo repleto de história, cultura e emoção.
Endereço: Rua Visconde de São Gabriel, 507 – Bairro Cidade Alta
Contato: (54) 3455-2788 | www.giordaniturismo.com.br

6 — CASA JAPUR
Casa eclética, construída no final da década de 1920 pela família Milani e vendida ao Sr. Jamir Japur. Seus ornamentos arquitetônicos valorizam o prédio que funciona atualmente como restaurante. Como chegar

7 — CASA DO TORREÃO / MILANI
Construção da década de 1930. Sua principal e diferenciada característica é o torreão com acesso externo. Mantém as características originais; considerada, na época, uma casa “futurista”. Como chegar

8 — IGREJA CRISTO REI (Praça das Rosas)
O padre Rui Lorenzi coordenou as obras da Igreja, iniciadas 1949. Em 1954, foi inaugurada mesmo sem estar concluída. Na década de 1960 idealizou-se a 1ª Exposição de Uvas, no Salão Paroquial, semente para a futura Fenavinho. As torres foram concluídas em 1978. Como chegar
A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de água benta”, onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”. A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço.
Endereço: Praça Padre Rui Lorenzi – Bairro Cidade Alta
Contato: (54) 3452-1093 | 3454-5109
Missa: Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira às 18h | Sexta-feira e Sábado às 16h |  Domingo às 8h e 18h

9 — COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA
Fundada em 1931 por 16 produtores de uvas, tornou-se a maior Cooperativa Vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas. Foi a primeira na região a abrir suas portas ao público, já na década de 1960. Como chegar
A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público.
A Vinícola Aurora está aberta à visitação turística. Ônibus de excursionistas procedentes de vários Estados trazem visitantes diariamente às instalações da Cooperativa, onde podem acompanhar de perto o processo de elaboração do vinho. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. Na lista dos atrativos turísticos, um belo passeio cultural.
Endereço: Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta
Contato: (54)3455-2095 | (54)99134-5916 | www.vinicolaaurora.com.br
Atendimento: Segunda a sábado: 8h15 às 17h15 | Domingo: 8h30 às 11h30 | Não atende nos feriados de Sexta-feira Santa, 01/01, 01/05, 02/11 e 25/12.

10 — SHOPPING L’AMÉRICA
Espaço com amplo estacionamento para compras, lazer e para desfrutar da gastronomia e happy hour. Como chegar

11 — IGREJA SÃO BENTO (Praça Achyles Mincarone)
Inaugurada em 1984, em forma de pipa, é uma homenagem à população de Bento, de vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho. Como chegar
A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam a igreja.
Endereço: Praça Achyles Mincarone – Bairro São Bento
Contato: (54) 3452 1093 ou 3454 5109
Atendimento: Segunda a sábado das 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos das 14h às 18h
Missa: Domingo às 09h30 Primeiro, terceiro e quinto domingo têm missa. Segundo e quarto domingo é celebração com o Ministro.

12 — MONUMENTO AO IMIGRANTE
Inaugurado em 2005, como obra oficial das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no RS. Autoria do artista plástico Gustavo Nackle. Como chegar
O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data.
A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa  é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

13 — MUSEU DO IMIGRANTE
Importante testemunho da história do município, foi criado em 1974, sendo o prédio de 1913. Após passar por reformas e restauração, reabriu em junho de 2016. Como chegar
O Museu do Imigrante foi fundado através do decreto Lei 566 de 18 de dezembro de 1974, e abriu suas portas para a comunidade em 21 de maio de 1975, desenvolvendo desde então as suas atividades em um antigo prédio construído em 1913. Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005 e passou a integrar o roteiro cultural de nossa cidade.
Para resgatar a história da Imigração Italiana, o Museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. Na lista dos atrativos turísticos, um belo passeio cultural.
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Contato: (54)3771-4230
Atendimento: Visitação gratuita –  terça a sábado:  8h às 11h45 | 13h30 às 17h45

14 — CASA DAS ARTES (Praça Ismar Scussel)
Criada em 1986 para promover o aprimoramento das manifestações artístico-culturais. As atuais instalações foram inauguradas em 2005. Na parte externa, apresenta obras do artista plástico Xico Stockinger. Como chegar

15 — SENAI / CETEMO
Inaugurado em 1983, sendo uma unidade do SENAI-RS, pertencente ao Complexo FIERGS/CIERGS. Sua missão é ser o Centro de Pesquisa Nacional da Indústria Moveleira, único no Brasil com este enfoque. Como chegar

16 — FUNDAPARQUE
Em uma área de 322.566m², possui estrutura para abrigar grandes feiras e eventos nacionais e internacionais. É a segunda maior área coberta climatizada do Brasil, com mais de 58.000 m². Como chegar

17 — RÉPLICA DA CASA DOS IMIGRANTES
Arquitetura típica dos casarões coloniais de madeira e pedras esta casa rememora a moradia do imigrante italiano que desbravou esta região. Inaugurada na  Fenavinho de 1980. Como chegar

18 — MONUMENTO AO GAITEIRO TÍPICO DOS PAMPAS
Obra inaugurada em 1967, durante a realização da I Fenavinho. Feita em bloco único de arenito, com 3 metros de altura, a escultura é uma homenagem ao gaúcho e à gaita. O município chegou a ser a maior fabricante de acordeões da América Latina.
Os Acordeões Todeschini tiveram como idealizador Luiz Matheus Todeschini, que projetou desde a sua primeira gaita até tornar-se o maior fabricante de acordeões e harmônios da América Latina. Nos anos de 1960 e 70, com mudanças no mercado musical, e após um grande incêndio, a empresa mudou definitivamente para o setor moveleiro. Como chegar

19 — CASA OLIVEIRA
Prédio construído em 1933, pela família Oliveira, com material importado e estilo diferenciado. No seu porão funcionou uma tanoaria. Como chegar

20 — IGREJA METODISTA (Praça  Dr. Ludovico Barbieri)
Com a vinda de famílias evangélicas do norte da Itália, iniciaram-se as atividades metodistas ainda em 1887 e em 1889 é inaugurado o primeiro Templo Metodista do Rio Grande do Sul, com capacidade para 200 pessoas. Seus símbolos são referências na história religiosa e arquitetônica da região. Como chegar

21 — CASA GEISEL
Residência onde nasceu o Ex-Presidente da República Ernesto Geisel. No local, encontra-se uma magnólia-branca, plantada pela sua mãe, que é hoje patrimônio natural do município. Como chegar

22 — CASA DE PEDRA
Construída pelo imigrante Mateo Valduga, teve no térreo a vinícola onde produziam com uvas do próprio parreiral, cultivado no entrono da casa. Os irmão Henrique e Theodolindo foram os primeiros proprietários de ônibus coletivo ainda no ano de 1918. Como chegar

23 — BANCO DO BRASIL
Sua construção foi concebida por decisão do então Presidente da República Gal. Ernesto Geisel, visando ampliar os negócios, formar profissionais e fomentar o turismo em Bento Gonçalves. O prédio do Banco do Brasil, o mais elevado da cidade na época, foi o precursor do Turismo local, pois nossa cidade recebia funcionários do BB de todo o país para capacitação profissional e, ao mesmo tempo, estes traziam seus familiares para conhecer nosso vinho, paisagens e história, comprar produtos coloniais e visitar pontos turísticos. Como chegar

24 — CASA DREHER
No porão desta casa o descendente alemão Carlos Dreher Filho iniciou a produção de vinhos com equipamentos rústicos e primitivos. Mais tarde, porém, produziu os primeiros vinhos brancos nacionais: Liebfraumilch e Reno.
Como chegar

25 — ANTIGA FARMÁCIA PROVIDÊNCIA
Primeira a ser instalada no município, em 1895. Funcionava também como consultório médico e laboratório de análises clínicas. O prédio, em estilo eclético, é importante testemunho da farmacologia da região. Como chegar

26 — EDIFÍCIO MENEGOTTO
Funcionou com lojas no térreo, moradia no 1º andar e hotel no 2º. Apresenta linhas simplificadas e geométricas, próprias do estilo Art Déco. Como chegar

27 — HOSPITAL TACCHINI
A primeira parte do conjunto hospitalar foi inaugurada em 1927. É uma homenagem a um de seus idealizadores, Dr. Bartholomeu Tacchini, que está sepultado no pátio do mesmo. Como chegar

28 — VIA DEL VINO
Considerada o coração da cidade, pois foi a partir desta rua que se expandiu a urbanização, a Via Del Vino foi concebida em 1990 por ocasião dos 100 Anos de Emancipação de Bento Gonçalves. É um complexo arquitetônico onde se encontram os prédios mais antigos do município, com passeio, calçadão, bancos, jardins, praças, monumentos e construções que remontam aos primeiros anos da colonização desta cidade, num demonstrativo da cultura, costumes, comércio e organização social e religiosa dos imigrantes. Como chegar

29 — PREFEITURA MUNICIPAL
Prédio inaugurado em 1902, de composição clássica e simétrica. Nos primeiros anos, foi usado como sede da Intendência, Delegacia de Polícia, Presídio, Guarda Municipal, Poder Judiciário e Colégio Elementar.  No cimo da edificação, há os bustos dos heróis farroupilhas: Bento Gonçalves da Silva e Giuseppe Garibaldi. É tombado por Lei Municipal. Como chegar

30 — MONUMENTO À BENTO GONÇALVES DA SILVA (Praça Dr. Bartholomeu Tacchini)
Construído em 1935 em homenagem ao líder da Revolução Farroupilha Gal. Bento Gonçalves da Silva, na passagem do centenário da Revolução. Como chegar

31 — SHOPPING BENTO
Localizado no coração da cidade, é um importante centro comercial com estacionamento, lojas, cinemas e pontos gastronômicos. Como chegar

32 — SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO
A terceira e atual igreja foi concluída em 1894. Em 2003, foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Em seu restauro, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas. A tradicional festa do Padroeiro é realizada desde 1878, todos os anos, no dia 13 de junho. Como chegar
A religiosidade sempre foi muito presente na vida dos imigrantes. O Santuário de Santo Antônio concluído em 1894 passou por diversas reformas até chegar ao seu estágio atual. Possui campanário de 40 metros de altura e, em seu interior, pinturas murais que retratam a vida do santo. A tradicional Festa em honra ao Padroeiro é realizada no dia 13 de junho, desde 1878.
Missas: Segunda a sábado às 18h | Quarta-feira às 12h | Sexta-feira às 12h | Terço da Misericórdia às 15h | Domingo às 07h, 08h30, 10h e 18h. Dia 13 de cada mês – Dia Votivo de Santo Antônio: Segunda a Sexta-feira: 08h, 12h, 14h, 16h e 18h | Sábado: 08h, 14h e 18h | Domingo: 07h, 08h30, 10h e 18h.

SANTO

33 — CRUZINHA
O Monumento Cruzinha foi inaugurado em setembro de 1926. Este símbolo emprestou seu nome a esta localidade até 1878, logo após a chegada dos primeiros imigrantes italianos (1875). Em 11 de outubro de 1890, torna-se oficialmente Município com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao herói chefe da Revolução Farroupilha (1835–1845). A primitiva Cruz, de madeira tosca, tenha provavelmente marcado o local da morte ou sepultura de um tropeiro ou demarcador de terras. Como chegar

34 — PIAZZA SALTON
Antiga Vinícola Salton – 1910
Surgiu da associação de 7dos 10 irmãos os quais deram cunho comercial aos negócios do pai, que vinificava informalmente, assim como os demais imigrantes. Aos vinhos, espumantes e vermutes, deram a denominação de Paulo Salton & Irmãos. Um século depois a Salton é líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil.
A sede servia de “Casa di Pasto”, onde eram oferecidas hospedagem, refeições e comercialização de queijos, embutidos e do vinho produzido com uvas colhidas dos parreirais nos fundos da instalação.
Os prédios foram construídos em 1930 para acomodar a empresa vinícola de Paulo Salton e atualmente está sendo reestruturada, onde deverá permanecer a memória da vinícola, comércio, apartamentos e jardins.
Apesar de ser uma vinícola, a empresa tem no Conhaque Presidente o verdadeiro produto que a salvou da falência e mesmo da extinção, pois foi a única das grandes vinícolas familiares da época que sobreviveu (a ex: Peterlongo, Mônaco e Dreher). Quanto à origem, o conhaque foi concebido em São Paulo e o nome nasceu da inspiração dos irmãos e primos da Família Salton.
A atual sede em Tuiuty integra o Roteiro Vale do Rio das Antas e a transferência foi necessária principalmente para melhor atender aos turistas.
Em 2022, após uma revitalização e preservação de suas fachadas o espaço se transformou no Piazza Salton com opções gastronômicas, lojas comerciais, espaço kids entre outros.

O Bento City Tour termina onde a colonização italiana começou.