Bento Festival de Balonismo

O Balonismo é um lindo esporte e que como todo e qualquer exige dedicação, porém ao contrário de alguns esportes o balonismo tem um custo elevado, os equipamentos são caros e a preparação exige tempo e investimento. É reconhecido pela FAI (Federation Aeronautique Internacionale) como o desporto aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximo à zero .

Sobretudo, o balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo. No Brasil, o esporte vem se tornando popular a partir dos anos 90.


O evento acontece de 23 a 26 de setembro e terá entrada gratuita.

Para realização do festival foram aprovados, junto ao Governo do Estado, os protocolos de prevenção à Covid-19. Além da obrigação do uso de máscara, álcool gel e distanciamento nos círculos, a entrada para o evento será realizada mediante apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 para maiores de 18 anos. Quem não tiver o comprovante deve apresentar o teste antígeno com resultado negativo (até 48h).

Na programação, shows como Comunidade Nin-jitsu, Paulinho Belusso, Sunset Riders e outras atrações. Além de food trucks, brinquedos infantis e voos cativos (em que o balão sobe até certa altura e desce). 

Serão 12 balões participando do evento, com 03 especiais que prometem encantar as crianças.

O Festival de Balonismo é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo. Hotel oficial- Hotel Vinocap. Restaurante Oficial – Giordani Gastronomia. Apoio institucional Caixa Econômica Federal e Fundaparque – Parque de eventos. Parceiros Casa Valduga e Malhas G’Dom.


Confira a programação:

Dia 23
16h30m – Voo inaugural para patrocinadores e imprensa


Dia 24
06h30m – 1º Voo competitivo
15h – Abertura do parque
16h30 – 2º Voo competitivo
18h – Show Grupo 1A+
20h – Nightglow
21h30 – Show Comunidade Ninjitsu


Dia 25
06h30m – Voos livres
12h – Abertura do parque
14h – Show Pelicanos
14h30 – Voo cativo
16h30 – 3º Voo competitivo
18h – Show Confraria do Blues BG
20h – Nightglow
21h30 – Show Paulinho Belusso e Banda


Dia 26
6h30m – 4º Voo competitivo
12h – Abertura do Parque
13h – Show Jogo Sujo
14h30 – Voo cativo
14h45 – Show Rainha De Espadas
16h – 5º Voo competitivo
17h30 – Encerramento Show Banda Sunset Riders


Estacionamento Fundaparque: R$20,00
Voos diretamente com os pilotos: R$540,00


A organização do evento juntamente com a direção técnica não estará vendendo os voos de instrução.
Cabe a cada piloto aqui indicado, onde consta seu telefone de contato fazer a venda do voo, onde o mesmo se responsabiliza de forma plena pela condução dos seus passageiros, isentando totalmente os organizadores do evento, prefeitura municipal de Bento Gonçalves e Federação Gaúcha de Balonismo