Grupo italiano resgata história da imigração através da arte de rua

le arti per viaRefazer as grandes rotas da imigração é um dos propósitos do grupo Le Arti Per Via, da cidade de Bassano Del Grappa, na região de Vêneto, na Itália. A partir deste fim de semana, artistas italianos vão percorrer o interior gaúcho e se apresentar em oito municípios. Antes da turnê, o grupo se apresentou no Palácio Piratini, nesta quinta-feira, 19. O vice-prefeito Aido Bertuol e o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, participaram da solenidade.

O grupo vai passar por Bento Gonçalves no próximo dia 28, e se apresentar na Via Del Vino, a partir das 10h30. A atração busca retratar os artesãos e vendedores de rua do final dos anos 1800, por meio dos 60 artistas que compõem o elenco. São 40 profissões antigas que resgatam os costumes da época, através de utensílios, figurinos, música, dança e humor.

O Le Arti per Via é uma mistura de teatro de rua e museu itinerante. O grupo nasceu em 1984, após uma longa pesquisa para reconstruir a vida de artesãos e vendedores do início do século 20. Na época, o comércio tomava conta das pequenas ruas da Itália e, por isso, surgiu o nome Le Arti Per Via (A Arte pela Rua). Eles já fizeram quase 400 shows em 15 países europeus, além de Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Argentina e Brasil.

Pela segunda vez no Rio Grande do Sul, a turnê vai passar também por Santa Maria, Iraí, Marau, Encantado, Carlos Barbosa e Nova Bassano.

 

Assessoria de Comunicação Social
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Deixe um comentário