Em nove meses, Capital do Vinho atrai mais de 1 milhão de turistas

Todos os anos, milhões de turistas passam por Bento Gonçalves atraídos pelos costumes e tradições enraizados nas pessoas, pelas paisagens que emolduram a Capital Brasileira do Vinho e, é claro, pelo vinho. Nos nove primeiros meses deste ano, a cidade recebeu mais de 1 milhão de turistas. Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Turismo com associações ligadas ao setor, rede hoteleira e Centros de Atendimento ao Turista (CATs), houve um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total, 46% são vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (16%), Santa Catarina (13%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Os motivos da viagem revelam que o turista vem a lazer, correspondendo a 97%. A maioria são casais sem filhos (36%), seguido de vindas em família (27%) e em amigos (19%).

As estatísticas apontam também que, das cinco Rotas Turísticas, o Vale dos Vinhedos permanece como o roteiro mais procurado, com 270.703 visitas. Na sequência vem o Caminhos de Pedra (82.323), Vale do Rio das Antas (66.118), Cantinas Históricas (20.935) e Encantos da Eulália (18.331), porém, em abrangência municipal os atrativos urbanos se destacam, com 571.561 visitantes.

Ainda no que se referem a eventos, Bento Gonçalves tem atraído variados nichos, sendo palco de grandiosas atrações, como Wine South America, Festa Nacional da Música e FIEMMA. A cidade incentiva ainda empresas a participarem de programações turísticas, com destaque para o Inverno de Sensações, considerado a alta temporada.

Além disso, Bento foi destaque em feiras nacionais e internacionais, através de exposições – ao todo foram seis –, que resultaram em parcerias com agentes e operadores de viagens, promovendo ainda mais o Município como rota dos vinhos do Brasil.

A Secretaria de Finanças mede o impacto do ISSQN (Imposto de Serviços sobre Qualquer Natureza) pelas atividades econômicas do ramo. De acordo com os registros, R$ 2.415.812,36 foram arrecadados no município por meio do turismo.

Para o secretário-adjunto da pasta, João Batista Pedrassani, “o ano de 2018 tem se mostrado muito positivo para o Município. Isso garante que todo o trabalho realizado pelo Trade junto à Secretaria tem dado certo, e com certeza esperamos um desempenho ainda melhor para 2019”, e acrescenta: “Queremos garantir que este um milhão de pessoas que escolheram Bento para visitar voltem para suas cidades com o desejo de retornar”.

Città Del Vino

As referências à Itália estão presentes nos mais variados programas em Bento Gonçalves. Cultura, arquitetura e gastronomia acompanhadas por vinhos de qualidade, reforçam que um pedaço do “país da bota” está aqui.

A distância entre Brasil e Itália agora ficou ainda menor. Os dois países estão unidos também na Associação Città Del Vino. Bento passou a integrar oficialmente o seleto grupo – que reúne cidades produtoras de vinho, da Europa, para debater políticas públicas e projetos em benefício da cultura e economia do vinho.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 
Foto: Arquivo Ascom 

Deixe um comentário