5ª FESTA DA CUCCAGNA

“País da Abundância”

Festa colonial contando a Lenda da Cuccagna, nossas origens e tradições, uvas, vinho, jogos, comida típica e muito mais. Dia 02/03/2019 as 17:00 Hrs,  na Videiras Carraro, Vale dos Vinhedos.

PROGRAMAÇÃO

17 hrs Abertura com História da Cuccagna, degustação de uvas , colheita do salame nos parreirais, Pisa das Uvas,  Campeonato Arvore da Cuccagna, Cabo de Guerra, Filò com comidas típicas: Salame, copa, queijo, pão colonial, cuca, grostoli, geleias, uvas, vinho e café.

O que é a Cuccagna?

Lugar fabuloso cheio de todas as coisas prazeirosas e apreciáveis, de acordo com uma fantasia de fonte insegura, burlesca, da literatura da idade média e início da era moderna.

A partir do século XVI  em vários cartazes e quadros começa  a aparecer a “Árvore da Cuccagna” fornecido pelo bem de Deus, situada as portas do Paraiso e tendo-a como elemento central da cena. O povo dança ao redor, entre os ramos e fruto da sorte, das coroas reais e instrumentos musicais as especialidades gastronômicas, tendo como o fruto não mais proibido de um Paraiso finalmente reconquistado.

Nas várias línguas o país assume vários nomes: na França se chama “Cocagne”; na Gran Bretanha “Cockaigne”, na Espanha “Cucaña”.

A séculos os italianos se referiam ao País da Cuccagna e hoje encontraram no Brasil a fartura em oposição a fome que passaram nossos antepassados.

“Das árvores pendiam salames, copas, pães e nos rios cheios de polenta e de molho cremoso” – “Quel che manco lavora piu guadagna”

Promoção: Circolo Trentino di Bento Gonçalves.

Apoio: Trentino Promozioni e Mercatino Bento

Ingressos limitados disponíveis no site www.passeiosnovale.com.br, pelo e-mail circolotrentinobento@gmail.com e associados do Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Trentino Promozioni.

Deixe uma resposta