Programação celebra o Dia do Colono na Via Del Vino

Celebrar o Dia do Colono é valorizar aqueles que ao longo do tempo dedicaram a sua vida a plantar as bases do desenvolvimento e do progresso da cidade. Homenagear os que sobrevivem da terra e dela colhem frutos para impulsionar nossa região. Em virtude disso, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura organizou uma programação especial no dia 25, na Via Del Vino. 

Das 9h às 17h, a população poderá desfrutar dos sabores produzidos pelos agricultores locais. Serão 16 expositores, que trarão diversas opções, entre hortifrutigranjeiros, produtos coloniais, como massas, geleias, sucos, vinhos, torta tirolesa, grostoli, ovos, salame e queijo.

A comercialização dos hortifrutigranjeiros ficará por conta dos agricultores que participam da Feira do Produtor Rural e/ou Feira Ecológica. Já os produtos coloniais serão oriundos das agroindústrias certificadas pelo Selo Sabor de Bento e/ou fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Além disso, serão dispostas mesas para que a comunidade e visitantes possam consumir no local. “Nosso intuito é fazer uma grande confraternização, trazendo o interior para o centro da cidade. É celebrar aqueles que ajudaram a construir Bento Gonçalves e tem um papel fundamental no desenvolvimento local”, destacou o secretário da pasta, Dorval Brandelli.

A data foi instituída em 1968, com a criação da Lei Federal 5.496, que reconhece a profissão de agricultor. Entretanto, desde 1924, a data já era conhecida devido às comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul.

A programação conta com a parceria do 6º Batalhão de Comunicações (BCOM), subprefeituras do Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, São Pedro e Tuiuty, Centro da Indústria e Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e comunidade da 6ª Leopoldina – Capela das Neves.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Arquivo ASCOM 

Deixe um comentário