Maior feira profissional de vinhos da América Latina brinda segunda edição em Bento

A Capital Brasileira do Vinho recebe até a próxima sexta-feira, 27, o maior evento profissional de vinhos da América Latina, que chega à sua segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Nesta quarta-feira, 25, a Wine South America abriu oficialmente suas portas no Parque de Eventos da Fundaparque.

A Wine South America é realizada pela Milanez & Milaneze, do grupo Veronafiere. O diretor da empresa, Marcos Milaneze, comemora a consolidação da feira. “Hoje é um dia muito especial, estamos brindando um marco no fortalecimento do setor vitivinícola brasileiro, que se deve ao posicionamento no mercado global”, declarou. 

Durante os três dias de evento, são esperado mais de seis mil profissionais e a participação de mais de 300 marcas, de 13 países. A previsão é de que sejam encaminhados mais de R$ 10 milhões em negócios.

Este ano, a atração trouxe uma novidade na abertura: a premiação dos melhores vinhos e sucos da Wine South America 2019. O 10 Star Wines – inspirado no 5 Star Wines da Vinitaly –, reconhece a qualidade e variedade dos vinhos expostos na feira (confira os vencedores abaixo).

O Rio Grande do Sul destaca-se como o maior produtor de uvas do Brasil, sendo responsável por cerca de 90% da produção e elaboração de produtos vinícolas no país. No mês de julho, o governador Eduardo Leite assinou o decretou que eliminou a substituição tributária na cadeia de vinhos e espumantes. “Depois disso, conseguimos uma série de desenvolturas para o setor e tenho certeza de que teremos muitas outras boas notícias para anunciar”, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Em seu pronunciamento, representando o Governador do Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, evidenciou o setor vitivinicultor e o turismo da região, que têm sido protagonista em grande parte do desenvolvimento econômico do Estado. “É uma satisfação em estar em Bento Gonçalves, um local que desponta um espírito empreendedor e povo aguerrido”, reitera.  

Pela segunda vez consecutiva, Bento Gonçalves sedia a feira e se torna vitrine para o mercado global. O prefeito Guilherme Pasin ressalta a grandiosidade do evento e a geração do impacto na cadeia produtiva do turismo. “É um orgulho para mim e para os bento-gonçalvenses por mais essa oportunidade de sermos abençoados por esses empreendedores que buscam um espaço para fazer a divulgação do vinho do Rio Grande do Sul e do Brasil. A Serra Gaúcha se faz ser escolhida de forma repetida, e isso nos engradece. É um prazer abrir as portas de Bento Gonçalves para receber a cada um de vocês”.  

A 2ª Wine South America segue até o dia 27 de setembro, nos pavilhões da Fundaparque. A programação completa está disponível em www.winesa.com.br.

Premiação dos melhores vinhos e sucos

O concurso tem a curadoria da revista Prazeres da Mesa, mídia oficial do evento e considerada o mais importante veículo voltado à gastronomia e vinhos do Brasil, com enorme credibilidade junto ao mercado e aos consumidores finais, com coordenação dos experts Marcel Miwa e Ricardo Castilho.

VINHOS

*Categoria Espumante Brut, foram dois rótulos premiados: Ponto Nero Cult Brut Rosé, da Vinícola Famigila Valduga / Ponto Nero; e Salton Gerações Azir Antonio Salton Nature, da Vinícola Salton.

*Categoria Espumante Doce, rótulo premiado: Cooperativa Garibaldi Espumante Moscatel, da Cooperativa Garibaldi.

*Categoria Vinho Branco, dois rótulos premiados: Zanotto Sauvignon Blanc 2019, da Vinícola Campestre; e Pizzato Legno Chardonnay 2018, da Vinícola Pizzato.

*Categoria Vinho Rosé, rótulo premiado: Miolo Seleção Rosé Cabernet Sauvignon / Tempranillo 2019, da Vinícola Miolo. 

*Categoria Vinho Tinto Brasileiro, três rótulos premiados: Santa Rita Pinot Noir 2017, da Vinícola Lemos de Almeida; Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018, da Vinícola Miolo; e Casa Valduga Cabernet Sauvignon Villa Lobos 2012, da Famiglia Valduga / Casa Valduga.

*Vinho Tinto Importado, um premiado: Bodega Mendoza Vineyards 1907 Malbec 2018, da Bodega Mendoza Vineyards.

*Vinho de Sobremesa – Menção Honrosa – “Prêmio Destaque”: Don Affonso Mistela Distinto, da Vinícola Don Affonso.

*“Best in Show” (rótulo com maior nota média geral): Quinta Don Bonifácio Espumante Moscatel, da Quinta Don Bonifácio.

SUCOS

*Categoria Suco de Uva Integral Tinto, vinícolas premiadas, prêmio ouro: Vinícola Don Affonso, Vinícola Giaretta e Vinícola Casa Moro.

*Categoria Suco de Uva Integral Tinto, vinícolas premiadas, prêmio prata: Vinícola Mena Kao, Vinícola Mioranza, Gallons Sucos e Dom Eliseo Juices.  

*Categoria Suco de Uva Integral Branco, vinícolas premiadas, prêmio ouro: Casa Perini e Casa Moro.

*Categoria Suco de Uva Integral Branco, vinícolas premiadas, prêmio prata: Vinícola Santini.

*Categoria Suco de Uva Orgânico, vinícolas premiadas, prêmio ouro: Coop. Vinícola Aurora, Vinícola de Cezaro, Coop. De Sucos Monte Vêneto, Econatura Produtos Ecológicos e Naturais.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto capa: Emanuele Nicola
Fotos: Franciele Gonçalves 

Deixe um comentário