Inicia a 34ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

Com o desejo de boas histórias e excelentes leituras o Prefeito Guilherme Pasin, secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes Evandro Soares, patrona Anna Cláudia Ramos e escritor homenageado Douglas Ceccagno abriram oficialmente a 34ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, nesta quarta-feira, 2, na Via Del Vino.  Neste ano, o evento traz como tema “O livro como espaço de diversidade sociocultural” e slogan “O livro em todos os sentidos”.

Até o dia 13 de outubro, 12 livreiros, 23 escritores, 14 lançamentos de livros, 26 músicos, contações de histórias e apresentações artísticas vão dar o tom e o ritmo da maior festa literária do município. A colorida identidade visual foi coordenada pela professora Aline Fagundes e pesquisada e desenvolvida pelos alunos Caterina Royer, Francine Corso, Vinícius Agliardi, do curso de Design da UCS.

O escritor homenageado da Feira do Livro é graduado em Letras de língua portuguesa e inglesa, mestre em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e doutor em Teoria da Literatura pela PUC-RS, com estágio doutoral em Paris. Também é autor de uma comédia e de diversos poemas, contos e canções inéditos. Já publicou textos de opinião em jornais, poemas em antologias de concursos literários e artigos em revistas de estudos de literatura. É autor do livro de poema “Rábula”, lançado em 2015, e “Ópera Subterrânea”, publicado em 2018, ambos pelo Fundo Municipal de Cultura.

Em seu pronunciamento, Ceccagno ressaltou que “este lugar é como olhar para mim mesmo. A vivência nas outras edições das Feiras do Livro contribui para minha formação de escritor e de professor. Sua importância reside na difusão, na promoção e no respeito na formação do ser humano. E por isso que a 34ª Feira do Livro se confirma como uma festa da leitura e do respeito à diversidade”.

Plural em seu ofício, Anna Claudia é professora de Oficinas Literárias, graduada em Letras e Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Viaja mundo afora compartilhando suas experiências com a leitura e como especialista em Literatura Infantil e Juvenil. Entre outros trabalhos foi idealizadora e responsável pela produção de conteúdo do Manual da Flipinha de 2009 a 2016, que integra a Festa Literária Internacional de Paraty. Atualmente, coordena o Atelier Vila das Artes e participa e coordena os Projetos Literatura no Ar ou em Qualquer Lugar e VerSons. Para melhor conhecer a patrona, acesse o site http://annaclaudiaramos.com.br/

Em seu pronunciamento, Anna evocou sua história familiar, “parte da minha história está aqui no Sul. E freqüento muito esse estado por causa dos livros. E ser, hoje, patrona da Feira do Livro, é ir de encontro às minhas raízes, tanto familiares como profissionais, pois meu ofício, de escritora, me permite estar em constante movimento, conversando com crianças, jovens e adultos. É um prazer duplo estar aqui, hoje, em Bento Gonçalves, pois me sinto em casa promovendo o que amo muito que é o prazer da leitura”.

O gerente do Sesc, Jacques Fachineli, salientou que o lema. “Se traduza em nossas ações, em nossos pensamentos, em nossas falas. E dessa forma possamos abrir o diálogo para todos, que o livro seja o meio que possibilite a ampliação da diversidade”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destacou que “uma feira do livro é um espaço público onde se precisa debater assuntos, trocar idéias, mudar nossa visões de mundo. É onde, também, se busca o conhecimento necessário onde possamos evoluir como cidadãos. Por isso, o tema e o lema da 34ª Feira do Livro vai de encontro ao respeito da diversidade e às vozes que a compõem, buscando uma harmonia para que todos possam conviver de forma tranqüila”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ressaltou os trabalhadores do livro e da leitura “é maravilhoso estarmos aqui e celebrar o personagem principal deste evento que é o livro. E a todos os envolvidos neste trabalho, estão de parabéns fazendo com que essa chama, que é o ato da leitura, não se perca”.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que “a cidade que enaltece a Literatura, como a nossa que tem duas Feiras do Livro anuais, é uma sociedade emancipada, que abre as suas portas e mentes. Os livros nos levam para lugares de nossa própria escolha. Temos uma Biblioteca Municipal, temos nas mais 40 nas escolas da rede municipal de ensino, onde recebem anualmente diversos títulos para todos os públicos”.

O evento contou com a execução do Hino Nacional em Libras com a professora Danieli Encarnação, o Cerimonial e Protocolo a presença da professora de LIBRAS, Stephanie Cruzetta, e com a apresentação do hino de Bento Gonçalves instrumental com Beto Malheiros.

A 34ª Feira do Livro integra a programação do mês de aniversário do município “129 anos de Bento Gonçalves: Somos todos Bento” e a programação completa pode ser acessa por meio deste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/feiras-e-eventos/feira-do-livro-de-bento-goncalves-2019

A 34ª Feira do Livro uma realização do Ministério da Cidadania, a Fundação Casa das Artes, a Biblioteca Pública Castro Alves, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias da Cultura e de Educação, o Sistema Fecomércio RS Sesc e a 16ª CRE Coordenadoria Regional de Educação Novas Façanhas na Educação, apresentam, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, a 34ª Edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. Patrocínio best seller- Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan; Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Patrocínio book Caixa Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Patrocínio Pocket: Anderle Transportes, Sicredi, Hotel Vinocap. E apoio Design Center da Universidade de Caxias do Sul.


Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

Deixe um comentário