Trade Turístico e Comtur apresentam balanço do ano

Os integrantes do Trade Turístico e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram nesta terça-feira, 10, para a realização do último encontro do ano de 2019. A pousada Cantelli, nos Caminhos de Pedra, foi o ponto turístico escolhido para receber a reunião, que foi comandada pelo secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, e pela presidente do Conselho, Márcia Ferronato. 

Na pauta, foram apresentados o fechamento das atividades do Comtur, prestação de contas e atividades do Bento Convention Bureau (BCB). Em sua fala, Márcia agradeceu a cada um que contribuiu para alavancar ainda mais o turismo de Bento Gonçalves.

A presidente do Bento Convention, Gabrielle Signor Rodrigues, apresentou os dados da entidade, que há 10 anos busca captar e apoiar eventos turísticos. “Mostrar que a gente tem coisas interessantes e emocionantes na cidade é a única maneira de manter o visitante aqui”, destacou.

Bento recebeu no ano de 2019, por meio de captações do BCB, a Conferência Nacional de Escola Dominical, Conferência Internacional de Educação Ambiental, além de outros já previstos para o próximo ano, como a Conferência de Oncologia Veterinária.

Parisotto, por sua vez, mostrou que o turismo participou de 12 feiras/eventos nacionais e seis eventos internacionais, buscando parcerias com operadores de turismo e também ampliando a divulgação do destino turístico. Em parceria com o Bento Convention Bureau, a Secretaria participou também da EBS-SP e dois speed meetings em Campinas e BH.  

Criado no início deste ano, o Empreendedor Virtual chegou a 205 cadastros e Alvarás Turísticos criados. O Alvará possibilita mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.

Ainda neste ano, foram realizados seis briques coloniais, comercializando cerca de 350 produtos. De forma pioneira, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS), foi criado o Projeto Turismo na escola, que iniciou suas atividades na Escola Municipal Lóris Pasquali Reali, no Vale dos Vinhedos.

“Este foi um ano surpreendente para o setor. Agora não podemos recuar, pois 2020 será ainda melhor. Temos muito projetos para sair do papel e quero contar novamente com cada um”, exclamou o gestor. 


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: Franciele Gonçalves 

Deixe uma resposta