6ª Festa da Cuccagna acontecerá em fevereiro

Cuccagna

Festa colonial contando a Lenda da Cuccagna, nossas origens e tradições, uvas, vinho, jogos, comida típica e muito mais. Dia 22/02/2020 início às 16 hrs  na Videiras Carraro, Vale dos Vinhedos.

PROGRAMAÇÃO

16 hrs Oficina de Jogo da Mora

17 hrs Abertura com História da Cuccagna, degustação de uvas, colheita do salame nos parreirais, Pisa das Uvas,  Campeonato Arvore da Cuccagna, Cabo de Guerra, Filò com comidas típicas: Salame, copa, queijo, pão colonial, cuca, geleias, uvas, vinho e café.

O que é a Cuccagna?

Lugar fabuloso cheio de todas as coisas prazeirosas e apreciáveis, de acordo com uma fantasia de fonte insegura, burlesca, da literatura da idade média e início da era moderna.

A partir do século XVI  em vários cartazes e quadros começa  a aparecer a “Árvore da Cuccagna” fornecido pelo bem de Deus, situada as portas do Paraiso e tendo-a como elemento central da cena. O povo dança ao redor, entre os ramos e fruto da sorte, das coroas reais e instrumentos musicais as especialidades gastronômicas, tendo como o fruto não mais proibido de um Paraiso finalmente reconquistado.

Nas várias línguas o país assume vários nomes: na França se chama “Cocagne”; na Gran Bretanha “Cockaigne”, na Espanha “Cucaña”.

À séculos os italianos se referiam ao País da Cuccagna, terra da FORTUNA e hoje encontraram no Brasil a fartura em oposição a fome que passaram nossos antepassados.

“Das árvores pendiam salames, copas, pães e nos rios cheios de polenta e de molho cremoso” – “Quel che manco lavora piu guadagna”

Realização: Circolo Trentino di Bento Gonçalves | Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.

Promoção: Trentino Promozioni.

Ingressos limitados disponíveis no site www.passeiosnovale.com.br, pelo e-mail circolotrentinobento@gmail.com – WhatsApp 54 99142 7711 e associados do Circolo Trentino di Bento Gonçalves.

Deixe um comentário