6ª Festa da Cuccagna ocorre no Vale dos Vinhedos neste sábado

Neste sábado, 22, ocorre nas Videiras Carraro, no Vale dos Vinhedos, a partir das 16h, a 6ª Festa da Cuccagna. O evento conta com oficina de Jogo de Mora, degustação de uvas, colheita do salame nos parreirais, pisa das uvas, entrou outras atividades.


Na ocasião, também será contada a Lenda da Cuccagna, lugar fabuloso cheio de todas as coisas apreciáveis, conforme registros em literaturas da Idade Média e início da Era Moderna.


A partir do século XVI em vários cartazes e quadros começa a aparecer a “Árvore da Cuccagna” fornecido pelo bem de Deus, situada as portas do Paraíso e tendo-a como elemento central da cena. O povo dança ao redor, entre os ramos e o fruto da sorte, das coroas reais e instrumentos musicais as especialidades gastronômicas, tendo como o fruto não mais proibido de um Paraíso finalmente reconquistado.


Nas várias línguas o país assume vários nomes: na França se chama “Cocagne”; na Gran Bretanha “Cockaigne”, na Espanha “Cucaña”. Há séculos os italianos se referiam ao País da Cuccagna como Terra da Fortuna e hoje encontraram no Brasil a fartura em oposição a fome que passaram nossos antepassados.


A 6ª Festa da Cuccgana é uma realização do Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.


Programação

16h – Oficina de Jogo da Mora

17 – Abertura com História da Cuccagna, degustação de uvas, colheita do salame nos parreirais, Pisa das Uvas, Campeonato Arvore da Cuccagna, Cabo de Guerra, Filó com comidas típicas: salame, copa, queijo, pão colonial, cuca, geleias, uvas, vinho e café.

Ingressos limitados disponíveis no site www.passeiosnovale.com.br, pelo e-mail circolotrentinobento@gmail.com – WhatsApp: (54) 9.9142.7711 e associados do Circolo Trentino di Bento Gonçalves.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Deixe um comentário