Corte da Fenavinho vive expectativa para a 17ª edição da festa

Elas são a cara da festa – as soberanas da Festa Nacional do Vinho estampam aquela que é a maior celebração da cultura bento-gonçalvense, símbolo da história de seu povo e carro-chefe na promoção de seu produto mais emblemático: o vinho. Cabe à Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e a suas Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, a missão de representar a Fenavinho, que chega a sua 17ª edição em 2020 carregada de expectativas – e novidades.

A primeira delas é a ampliação da agenda de atividades: serão dois meses de uma programação autêntica e de retorno às origens – evocando a vocação vinícola da região. Esse dom, exposto para todo o país, é o principal legado deixado e contribuição da Fenavinho, na opinião da corte. “A 16ª Fenavinho foi memorável para Bento Gonçalves.Neste ano, espero que consigamos um engajamento ainda maior da comunidade bento-gonçalvense para que a nossa cultura contagie a todos, sendo ainda mais prestigiada pelos moradores locais e visitantes”, pontua Bárbara.

A valorização da festa é uma das peças-chave para a consolidação do resgate iniciado em 2019. “Dar sequência a todo trabalho que começamos no ano passado, divulgar e transmitir nossa cultura, nossa história e o potencial da nossa cidade, além de compartilhar cada vez mais a paixão pelo vinho e por Bento Gonçalves, são algumas das missões para que a Fenavinho cresça e se consolide mais a cada edição”, comenta Sandi.

“Devemos trazer à tona a essência da festa, divulgando o nosso enoturismo e o vinho brasileiro, a fim de fortalecer ainda mais o título da nossa cidade: a Capital Brasileira do Vinho”, acrescenta Ana Paula.

Programação para toda a família faz visita valer a pena

“O visitante voltará ao tempo dos nossos antepassados italianos” – quem garante é a Dama de Honra, Ana Paula Pastorello, revelando a tônica da 17ª edição da festa. Resgatando essa essência, a programação da Fenavinho ocupará, em 2020, os meses de maio e junho com muitas atrações culturais, gastronômicas e vinícolas – indicando o que o visitante encontrará na festa.

“Muita hospitalidade, bons vinhos, gastronomia típica e variada, shows e apresentações que trazem a essência da nossa cultura e nos fazem reviver a história dos imigrantes. Tudo isso, no cenário de uma vila típica italiana e no coração de Bento Gonçalves que, sem dúvida, torna a experiência ainda mais inesquecível para cada um de nós”, destaca Sandi.

O momento é ideal para conhecer, também, o novo momento do setor vinícola brasileiro, expresso pela assinatura de rótulos com alto padrão de qualidade, internacionalmente reconhecidos.O tradicional ‘Vinho Encanado’ abre as festividades da edição, com agenda em três finais de semana: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio.

Na Via Del Vino, a Festa integra comunidade e visitantes em uma verdadeira celebração, regada por vinhos e sucos de uva que jorram de torneiras instaladas na ‘Casa del Vino’. É no coração da cidade que também ocorrerão os Desfiles de Carros Alegóricos, nos dias 17 e 31 de maio – nos quais distritos interioranos e entidades representativas do município resgatam suas raízes em uma das mais puras e autênticas expressões das origens centenárias da cidade, que completará 130 anos de emancipação política em 2020.

De 05 a 14 de junho, a Fenavinho convida o público a visitar a Vila Típica, espaço temático com a exposição de vinícolas, evidenciando a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos brasileiros, variada gastronomia e apresentações artísticas, integrando a programação da 30ª ExpoBento.

Com tantos atrativos, a avaliação unânime da corte é a do dever de preservar e perpetuar a história de Bento Gonçalves por meio da Fenavinho. “A Festa Nacional do Vinho é uma experiência que deve ser vivida por completo. Cada programação e atrativo refletem um pouco das nossas riquezas, cultura e tradição dos antepassados. Todas as atrações se complementam e, por isso, devem ser aproveitadas intensamente. Assim, é possível, de fato, viver e entender o verdadeiro significado da Fenavinho”, sintetiza a Imperatriz.

Programe-se:

O que: 17ª Festa Nacional do Vinho – Fenavinho

Quando: maio e junho de 2020

Onde: Bento Gonçalves (RS)

Programação:– Vinho encanado no Centro da cidade (Via del Vino): dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio de 2020

– Desfiles de carros alegóricos: dias 17 e 31 de maio de 2020

– Vila Típica: 05 a 14 de junho de 2020, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves


Exata Comunicação e Eventos 

Foto: José Martim Estefanon

Deixe um comentário