Bento recebe mais de 150 astrofísicos renomados para simpósio de astronomia

Iniciou nesta segunda-feira, 2, em Bento Gonçalves, o Simpósio da União Astronômica Internacional/(IAU) “Symposium 359 – Galaxy Evolution and Feedback across Different Environments (GALFEED)”.

Até esta sexta-feira, 6, o evento reunirá no Hotel Dall’Onder mais de 150 astrofísicos, de mais de 15 países, para debater sobre a evolução de galáxias e galáxias de núcleo ativo com o objetivo de aprimorar nosso conhecimento sobre estes objetos.

Pesquisadores de renome internacional ministrarão palestras: Grazyna Stasinska (Observatório de Paris) – O tamanho dos corpos celestes; Christopher Harrison (Universidade de Newcastle): O Poder dos Buracos Negros; Christine Jones Forman (Harvard): O lado escuro do Universo.

A comissão organizadora do simpósio conta participação de docentes e pós-graduandos do Departamento de Astronomia do IF/UFRGS, UFSM e UFFS, sendo apoiado pela IAU, IF/UFRGS, FAPERGS, CNPq, SAB e Instituto Serrapilheira.

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, esteve acompanhando a abertura do evento. “É um evento muito importante para o setor, com astrofísicos que são referência mundial. São mais de nove edições por ano, sendo essa a de número 359. Dessa vez, Bento foi escolhida como sede. Para nós, é um orgulho estar recebendo esse evento tão renomado. É mais uma vez Bento em destaque”, salienta.

Como evento paralelo voltado à população em geral acontecerá no mesmo período na Fundação Casa das Artes a ASTROBENTO – Semana de Astronomia de Bento Gonçalves. Serão sessões de planetário para escolas e o público em geral, formação de professores da rede municipal em educação em astronomia, palestras realizadas por cientistas estrangeiros (em português ou com tradução simultânea) sobre Buracos Negros, o tamanho dos objetos celestes e aglomerados de galáxias, além de exposição e observação do céu com telescópios.

A ASTROBENTO é uma realização da IAU, do Departamento de Astronomia do I/F- UFRGS, do Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira e FAPERGS e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Casa das Artes, e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Confira a programação: https://bit.ly/2VFwR1w


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Rodrigo Ferri Parisotto 

Deixe um comentário