Museu do Imigrante recebe a exposição “Ontem e Hoje”

A partir do dia 12 de março, o Museu do Imigrante sedia a exposição “Ontem e Hoje”, que foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura e é idealizada por Cleper Ravanello e Diego Scotton. O projeto consistiu em realizar digitalmente a edição e manipulação de fotografias de Bento Gonçalves de 1910 até meados de 2000.

Neste procedimento, as imagens antigas e atuais sofreram sobreposições digitais, criando um novo olhar sobre a cidade, que convida o espectador a reviver e contemplar as transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas que aconteceram ao passar das décadas. Em uma mesma imagem manipulada, é possível fazer uma comparação visual entre o antigo e o atual de maneira simples e atrativa, provocando uma “nostalgia” na pessoa que a visualiza.

Ao provocar essa “nostalgia”, a intenção do proponente do projeto é despertar em quem vê as fotos um interesse e uma valorização ainda maior pela história da cidade, principalmente pelo trabalho e dedicação dos primeiros habitantes que ali se instalaram, participando de sua evolução.

“Ontem e Hoje” foi exibida no L’América Shopping e na Fundação Casa das Artes. Ravanello destaca que “a mostra despertou a curiosidade do público. Remeter aquela nostalgia nas pessoas se cumpriu super bem. As pessoas voltavam na história para falar sobre seus antepassados, como as pessoas se vestiam, carros que utilizavam”.

Serviço

O que: “Ontem e Hoje”, de Cleper Ravanello e Diego Ribeiro

Quando: de 12 de março a 01 de junho

Horário: de terça-feira a sábado, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30


Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada gratuita

Deixe um comentário