Selo “Ambiente limpo e seguro” certificará estabelecimentos turísticos

Em uma transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira, 12, o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, realizou a apresentação do selo “Ambiente limpo e seguro” que será concedido aos empreendimentos do setor turístico que atenderem às normas de prevenção contra a disseminação do Coronavírus.

Criado pelo Comitê Pró-Turismo Bento, o Selo contemplará as empresas que assegurarem o cumprimento de requisitos de higiene, limpeza e todos os cuidados necessários que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores durante e após os momentos de pandemia.

Durante a explanação virtual, o Secretário explicou o funcionamento da certificação. Após a demonstração de interesse em adquirir o selo, o primeiro passo é a implantação do protocolo que é encaminhado aos empreendimentos.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) realizará uma visita aos estabelecimentos para verificar o cumprimento de todos os itens. No caso de todas as adequações terem sido feitas, serão entregues cartazes para serem afixados nos banheiros com instruções sobre a maneira correta de lavar as mãos; materiais informativos para serem utilizados nas áreas comuns, com orientações e recomendações aos clientes; um modelo de ficha de controle de temperatura, tosse e falta de ar para os funcionários; um banner com capacidade de atendimento normal e restrito; e os adesivos do Selo.

“Além da verificação de todos os itens, durante as visitas sempre orientaremos também sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização dos ambientes. Com a periodicidade de 30 dias, estaremos acompanhando todos os empreendimentos que adquirirem a certificação”, explica Parisotto.

Assim que o estabelecimento receber o Selo, ele será cadastrado no portal da Secretaria de Turismo, que contará com uma aba onde todos os ambientes certificados estarão disponíveis para que as pessoas possam acompanhar os que estão seguindo os protocolos de segurança.

“Tivemos mais de duas mil visualizações e pessoas de cerca de 60 cidades de todo o país estiveram acompanhando a transmissão. O link com a notícia sobre selo “Ambiente limpo e seguro” também foi o mais acessado no portal do turismo nos últimos dias. Bento novamente é exemplo nesse projeto inédito no Brasil, construído por representantes das entidades setoriais, que juntos buscam uma retomada segura para o turismo”, destaca o titular da pasta.

O prefeito Guilherme Pasin, que participou da apresentação, ressaltou a importância do turismo para a retomada econômica do município. “Acreditamos que a retomada da economia da nossa região, aqui no município, passa sim pelo turismo. Parabenizo as atividades da Secretaria de Turismo e de todas as entidades envolvidas que estão mostrando um trabalho sério e responsável. Chamando o empreendedor para perto da gente, entregando protocolos e deixando muito claro para aqueles que nos visitam, que temos empreendimentos, seja do ramo da hotelaria, gastronomia ou serviços, extremamente preparados para atender com toda a segurança, que é necessária nesse momento”, salientou Pasin.

Representando o Comitê Pró-Turismo Bento, a presidente do Bento Convention Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues ressaltou a união das entidades. “A construção do selo foi feita a muitas mãos, como é feito o turismo de Bento Gonçalves. Muito importante que todo estabelecimento voltado ao turismo esteja em constante diálogo com as entidades. O momento é difícil, mas com muito trabalho e união, vamos superar. Já estamos posicionando Bento, com essa questão de segurança, em um patamar de destaque. Com certeza teremos um segundo semestre mais promissor, dependemos do comprometimento e da contribuição de todos”, pontua.

Os estabelecimentos interessados em receber a certificação devem entrar em contato com a SEMTUR através do telefone: 3055-7130. O protocolo a ser seguido está disponível no link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/Protocolo_interno.pdf


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário