Bento registra desempenho turístico positivo nos primeiros dois meses do ano

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de toda a população mundial e impactou todos os setores. Sendo uma das principais bandeiras da Capital Brasileira do Vinho, o turismo é um dos segmentos mais promissores e gerador de empregos e renda no município. De forma a avaliar o impacto econômico da pandemia no setor, a Secretaria de Turismo, com apoio de associações ligadas ao setor, divulga o levantamento do desempenho turístico de Bento Gonçalves nos primeiros dois meses de 2020.

Em janeiro e fevereiro, a cidade recebeu 281.834 visitantes, o que revela um crescimento de 18,25% comparado ao mesmo período do ano passado que totalizou 238.338 visitantes. O mês de janeiro alcançou 172.285 visitantes e fevereiro 109.549.

Com relação ao mês de fevereiro, evidencia-se um crescimento de 35,37%. “Fatores como a consolidação da Estação Vindima, reconhecido como grande produto do período, e também o feriadão de Carnaval, aonde muitas pessoas buscam alternativas às festas tradicionais, renderam um grande resultado”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto.

Devido ao fato do anúncio da pandemia ter acontecido na segunda quinzena de março, os dados dos meses de março e abril serão analisados separadamente. “O Poder Público e as entidades, desde o início, uniram esforços para planejar ações para garantir a segurança da população e a retomada do setor. Os números dos primeiros meses do ano foram muito positivos. Atualmente, estamos passando por um momento único. Teremos um ano desafiador, mas estamos trabalhando para que no pós-pandemia, tenhamos a recuperação do segmento”, salienta Parisotto.

Centrais de Atendimento ao Turista

Os atendimentos nas Centrais de Atendimento ao Turista (CAT’s) também tiveram desempenho superior ao ano passado, totalizando 5.526 atendimentos, frente a 3.610 de 2019, correspondendo a um aumento de 53,07%. São destes atendimentos que se obtém o perfil, origem, permanência e demais dados dos visitantes.

Portal do Turismo

Outro dado que apresentou crescimento foi o acesso ao portal online (www.bento.tur.br), relacionado à busca por informações sobre Bento. O número de usuários que acessaram o site chegou a 41.161 pessoas, correspondendo a um aumento de 54,35% quando comparado a 2019.

A plataforma conta com um guia da Programação Diária – onde o visitante pode consultar tudo o que está acontecendo na cidade -, notícias, informações sobre os roteiros e atrativos turísticos, além de opções de hospedagem, alimentação e lazer. Outro diferencial é que a plataforma está disponível em todos os idiomas do mundo e disponibiliza um sistema de cadastro de push, no qual todo usuário que aceitar o cadastro receberá notificações das atualizações de Bento Gonçalves.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Rodrigo Ferri Parisotto 

Deixe um comentário