Casas de artesanato são instaladas na área central

A valorização do artista, do artesanato e da produção local são uma das prioridades da Administração Municipal. Nesta segunda-feira, 15, mais um importante passo foi dado neste sentido. Atendendo ao pedido dos artesãos do Município foram instaladas na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini as Casas de Artesanato.

O projeto realizado após diversas reuniões com os artesãos, entidades e poder público foi idealizado por meio de uma medida mitigatória das obras do novo complexo turístico da Piazza Salton. A ação envolve as secretarias de Governo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).

A ocupação das casas será feita pela Associação dos Artesãos de Rua de Bento Gonçalves, que também tem o compromisso ser agente de cultura e turismo, prestando informações à comunidade, e na preservação ambiental do entorno da praça, e ainda colaborar para o desenvolvimento das ações de qualificação do roteiro cultural e turístico da Via Del Vino.

Há oito anos no cargo, a presidente da Associação dos Artesãos de Rua de Bento Gonçalves, Juçania Mezzalira, destaca que a conquista veio de muitos anos de esforço e luta. “Passamos 15 anos de bastante trabalho e persistência para que tivéssemos o nosso projeto das casinhas fixas realizadas, assim tendo nosso trabalho valorizado livre de passar pelos imprevistos do tempo e também da nossa própria segurança e na melhoria da imagem da praça da cidade, estamos muito gratos por realizarem nosso sonho de tantos anos”, destaca.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares “a Associação dos Artesão de Rua tem o direito de utilizar a praça garantido por lei. Com esta qualificação do espaço público e da atividade, com certeza os profissionais da área vão melhor atender a comunidade e os turista. Este projeto priorizado pelo Prefeito Pasin fortifica os laços de pertencimento ao local e ao município”.

O local entrará em funcionamento nas próximas semanas.


Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

Deixe um comentário