Circuito Turismo Responsável fortalece o compromisso do trade turístico no enfrentamento à pandemia

Bento Gonçalves é uma das cidades turísticas mais importantes do Rio Grande do Sul, com grande destaque pela ampla variedade de opções apresentada em seus roteiros. Desde 2020, ano em que teve início a pandemia, o município trabalhou em ações de prevenção, pensando sempre num modelo seguro, proporcionando o retorno gradual de visitantes à cidade. Em abril do ano passado foi criado o Selo Ambiente Limpo e Seguro, certificação que garante a segurança de visitantes e colaboradores dos empreendimentos turísticos do município. O protocolo foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde então a expertise e rapidez na tomada de ações têm sido um dos grandes diferenciais no que tange aspectos do turismo. O município conta ainda com o Circuito Turismo Responsável, que abrange os estabelecimentos que estão em acordo com medidas de saúde e segurança.

Em maio deste ano o Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, em visita a Bento Gonçalves, conheceu os protocolos de higiene e segurança do Hotel Villa Michelon, que na ocasião recebeu o Selo Municipal Circuito Turismo Responsável, após a verificação de vários protocolos estabelecidos pela administração municipal. Ele elogiou o trabalho que vem sendo realizado no município.

“Tenho muita alegria em ver que a administração municipal e a Secretaria de Turismo têm trabalhado na retomada do setor de turismo com muita responsabilidade. A gente sabe que ainda vivemos uma pandemia e precisamos de muitos cuidados. Percebemos que existe aqui um engajamento de cooperação entre o poder público municipal e o setor que movimenta o turismo”.

Ainda na visão de Santini “isso certamente vai cada vez mais credenciar Bento Gonçalves como destino seguro e consolidado no Rio Grande do Sul. Bento inova mais uma vez, fazendo adequação do momento que nós vivemos, do reencontro do prazer de viajar, sabendo que estará num ambiente seguro, e isso faz a diferença para o momento que estamos vivendo”.

O Secretário de Turismo de Bento, Rodrigo Ferri Parisotto, destacou sobre o diferencial e a importância do Circuito Turismo Responsável.

“Essa é uma forma de renovar e fortalecer o compromisso do trade com o enfrentamento a pandemia através do uso dos protocolos sanitários. Ainda vivemos um momento delicado, mas que certamente iremos vencer. Com muita responsabilidade e compromisso proporcionamos a quem visita Bento uma experiência única e muito segura”.

Um novo momento para o turismo

A Diretora Executiva do SEGH Uva e Vinho e Presidente do COMTUR, Márcia Ferronato, destacou que o turismo vive um novo momento.

“Bento é protagonista com foco no combate a pandemia e a retomada gradual cumprindo os protocolos. As ações são resultado da parceria entre iniciativa privada e poder publico. O trade agradece ao Prefeito Diogo pelo apoio e ao Secretário Rodrigo e equipe da Semtur pela coordenação,orientação e suporte aos empreendimento. E agradecemos o engajamento,também, do Secretário de Turismo do RS, Santini que esteve aqui, em Bento, para conhecer esta nova fase na retomada responsável do turismo”.

Ainda segundo Márcia, “cientes que precisamos trabalhar com previsibilidade, defendemos a vacinação, diagnóstico e atendimento imediato, a manutenção dos protocolos para evitar aglomerações e contágio.
A pandemia mudou o cenário, mas aos poucos com planejamento, cuidados e grande esforço de todos a retomada gradual segue seu curso. Bento é pura inspiração, vamos superar juntos”.

A diretora do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon, lembrou que a pandemia tem sido um momento de superação.

“Quando fechamos temporariamente as nossas portas em virtude da pandemia de coronavírus, tomamos cuidados para manter a nossa equipe de colaboradores e nossos hóspedes em um ambiente seguro e limpo. Foi graças a esses cuidados que conseguimos realizar eventos como a nossa La Bella Vendemmia, seguindo todas as normas impostas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e também pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, que não mediu esforços para fazer o turismo possível, mesmo em tempos tão desfavoráveis à nossa atividade”, destaca.

Elaine salienta ainda que “quando tomamos conhecimento dos protocolos, colocamos em prática e aprimoramos as medidas que já havíamos tomado. Atualmente, operamos com 75% da ocupação e isso se estende também ao nosso Restaurante, cuja capacidade reduzimos de 148 para 71 lugares”.

Nas palavras da diretora do hotel, “o local hoje é um complexo turístico escolhido também por quem quer fugir da pandemia. Conquistamos três selos nesse período, sendo dois de caráter regional e um nacional”.

Ainda segundo Elaine “manter um hotel cheio de vida é uma atividade diariamente desafiadora, sobretudo em dias adversos. No entanto, temos a forte sensação de que o pior já passou. Superamos com a união do setor e continuamos a aprender muito. Que o turismo em nossa região tenha vida longa”.

O Prefeito Diogo Siqueira destaca que o município sempre esteve engajado cumprindo os protocolos de segurança e higiene.

“Bento Gonçalves uma vez mais demonstra estar preparado para receber visitantes e de forma segura. Contamos com protocolos adequados para que todos que aqui estiverem se sintam protegidos e à vontade para aproveitar os atrativos da nossa terra”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Raquel Piegas/Assessoria de Imprensa Villa Michelon e Secretaria de Turismo 

Deixe um comentário