Wine South America promove Circuito do Vinho inédito que contempla visitas a 14 vinícolas da Serra Gaúcha

Degustações exclusivas e experiências harmonizadas são algumas das atividades do novo roteiro da região que tem sua 1ª edição em setembro

Os apreciadores de vinho contam agora com um novo roteiro desenvolvido especialmente para quem deseja fazer uma imersão ao universo vitivinícola. A Wine South America – maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina – acaba de lançar a 1ª edição do Circuito do Vinho. A novidade consiste em um roteiro de seis dias e contempla experiências em 14 vinícolas da Serra Gaúcha. Degustações exclusivas, jantares harmonizados e passeios de Maria Fumaça são algumas das atividades abrangidas na programação. Todos os passeios do Circuito do Vinho envolvem grupos pequenos de visitantes e respeitam os protocolos de segurança.

Desenvolvido em parceria com a Giordani Turismo e Eventos, o Circuito do Vinho ocorre de 20 a 26 de setembro deste ano. “A Região da Uva e Vinho é composta por dezenas de vinícolas e atrativos que têm no enoturismo sua principal fonte de renda. O adiamento das feiras tradicionais compromete toda uma cadeia de hotéis, restaurantes e atrativos. Projetos como o Circuito do Vinho tem o importante papel de fornecer atrações seguras para os visitantes e gerar fluxo para estabelecimentos”, destaca Gabrielle Signor Rodrigues, gerente de Relacionamento da Giordani Turismo.

O Circuito do Vinho passará pelas cidades Alto Feliz, Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas), Garibaldi, Pinto Bandeira, Flores da Cunha e Farroupilha. Visitação, degustação, masterclasses, almoços e jantares harmonizados fazem parte do novo roteiro da Serra Gaúcha. As vinícolas visitadas durante os seis dias do Circuito são: Don Guerino, Miolo, Casa Valduga, Pizzato, Cainelli, Cristofoli, Garibaldi, Aurora, Don Giovanni, Luiz Argenta, Salvattore, Viapiana, Casa Perini e Lídio Carraro.

A novidade teve como inspiração a Vinitaly and The City, evento que acontece nos arredores de Verona, na Itália, onde os melhores vinhos dos territórios são apresentados em um circuito com temas específicos – sempre valorizando a cultura e a gastronomia de cada região produtora. “A experiência que o participante do Circuito do Vinho terá é única. O turista não conseguiria vivenciar essas atividades de forma individual. O roteiro mescla vinícolas bem tradicionais da Serra com algumas vinícolas boutiques, familiares. O participante poderá conversar com pequenos produtores que se dedicam o ano inteiro na produção das uvas. Além disso, o roteiro inclui um passeio de Wine Tuc, conhecido meio de transporte dos viticultores. A programação foi toda desenvolvida para os apreciadores de vinhos que desejam viver uma verdadeira imersão na maior região produtora de vinhos do Brasil”, explica Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.

Para Rodrigo Parisotto, secretário de Turismo de Bento Gonçalves, o Circuito do Vinho é muito mais do que uma nova opção de roteiro para a região. “Esse projeto demonstra toda a capacidade que nossos organizadores de evento têm para criar novas alternativas e inovar em um momento como esse de pandemia. O Circuito do Vinho coloca ainda mais Bento e a Serra Gaúcha como referência no enoturismo do Brasil. A Wine South America está consolidada como o principal evento de vinhos da América Latina”, reforça o secretário.

O novo roteiro da Serra Gaúcha também chega em um momento em que o setor comemora índices de crescimento, lembra Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). “Projetos que apresentam o vinho nacional aos consumidores são extremamente positivos, ainda mais em um período de crescimento como o de agora. Estamos há cerca de dois anos tendo boas vendas, mas sabemos que a pandemia e os novos hábitos de consumo influenciaram nesse comportamento. Temos o desafio de manter bons resultados depois desse período e ações como o Circuito do Vinho, que reforçam a qualidade de nossos rótulos, são oportunas e geram mais segurança para o consumidor”, ressalta Argenta.

Além disso, a Wine South America também prepara as novas edições dos eventos digitais Wine Summit e Wine Connection. Ambos encontros já registraram duas edições e abrangeram ampla adesão e engajamento do setor.

Apura Conteúdo

Deixe um comentário