Bento em Vindima: construção de carros alegóricos esquentam os preparativos para a festa

No dia 14 de janeiro inicia o Bento em Vindima, uma das festas mais tradicionais da região. A edição deste ano promete ser ainda mais especial, com a realização de desfiles de carros alegóricos, distribuídos em sete alas. Os preparativos estão à todo vapor com a finalização dos figurinos que compõem os carros, representando diversas fases da evolução das culturas no mundo, até chegar na cultura e a imigração de famílias italianas na Serra Gaúcha, muitas destas estabelecidas em Bento Gonçalves.

Ao todos mais de 100 figurantes participarão dos desfiles performáticos, que ocorrerão em 16, 23 e 30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro, sempre às 17h30 e nos domingos, ocupando toda a extensão da rua Marechal Deodoro, seguindo até a Igreja Santo Antônio.

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, destacou sobre a expectativa para a realização de mais uma edição do Bento em Vindima.

“Estamos preparando com muito carinho e dedicação um grande evento que irá promover Bento Gonçalves para o mundo. Além de nossa comunidade poder aproveitar os 19 dias do Bento em Vindima, poderá imergir na história da construção de Bento Gonçalves. Para os turistas que vem viver a colheita da uva terão um motivo a mais para permanecer em nossa cidade”.

Confira como fica cada ala

Ala 01
Esta ala representa a formação do mundo, o início de tudo. Representado pelo homem atlas, está dividido em 3 partes: o princípio de tudo, a pré-história e os egípcios.


Ala 02
Dos egípcios para a Grécia e Roma. Esta ala tem como principal personagem Dionísio da Grécia, Baco de Roma, expoente com seu tigre, é seguido por seus seguidores fiéis: as ninfas e sátiros.


Ala 03
Uma ala muito especial retrata a vinda dos imigrantes italianos para cá. A ideia é mostrar através deste carro a bravura destas pessoas que aqui chegaram trazendo suas principais virtudes, a coragem e fé.


Ala 04
A chegada a Cruzinha, a terra prometida. Essa ala trará elementos fortes como o desbravar da floresta e o trabalho na construção da colônia. Das primeiras casas de pedra a plantação, o início de tudo.


Ala 05
A religiosidade foi fator importante na epopeia italiana e em especial em Bento Gonçalves, estabelecida fortemente em torno da Igreja do padroeiro Santo Antônio. Da fé a emancipação da cidade, esta ala trará fortes elementos revivendo momentos importantes de nossa história.


Ala 06
A festa das festas. A comemoração da boa safra, a pisa da uva, as músicas típicas, foram os pilares desta ala. É a partir daqui que apresentamos a união do povo que trabalha fortemente com as tradições trazidas da Itália que permanecem até os dias de hoje.


Ala 07
O gran finale. Está ala fará uma conexão direta entre Itália principalmente a região do Vêneto com Bento Gonçalves, trazendo a união dos povos, da multicultura, encerrando com uma grande festa que apresentará fortes símbolos de Bento Gonçalves: o vinho, a pipa pórtico e a ponte dos arcos do Rio das Antas.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco 

Deixe um comentário