Bento em Vindima: desfile com carros alegóricos marca o domingo histórico de Bento Gonçalves

Neste domingo (30), teve início um dos momentos mais aguardados do Bento em Vindima. O centro da cidade ganhou cores e emoção com o grande desfile alegórico “O Mundo do Vinho”, que trouxe para as ruas sete alas e mais de 100 figurantes representando diversas fases da evolução das culturas do vinho no mundo, passando pela imigração de famílias italianas na Serra Gaúcha, muitas destas estabelecidas em Bento Gonçalves, chegando em nossos dias atuais. O desfile iniciou às 17h30, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva, entre a Rua Barão do Rio Branco e Travessa Maceió, e percorreu toda a extensão da Marechal Deodoro, até a Igreja Santo Antônio.

Momentos antes de iniciar o desfile a emoção já tomava conta dos figurantes, estrelas da festa. A jovem Sabrina Manteli Dalcin, 20 anos, fez parte da ala da imigração italiana, e destacou sobre os preparativos.

“Temos que aproveitar esse momento mostrando a história para as pessoas. É uma festa muito linda, e é importante valorizar e participar. Ao longo desse período de preparação nos organizamos bastante para esse grande dia”.

Angélica Somensi, 35 anos, esteve na ala 2, que conta a história dos egípcios, Grécia e Roma. A ala tem como principal personagem Dionísio da Grécia, Baco de Roma. Ela não escondeu a emoção de fazer parte da festa.

“Eu sempre gostei dessa parte lúdica, por isso me inscrevi, e até mesmo por ser filha de imigrante italiano. A Vindima representa muito bem a nossa cidade, e é um orgulho muito grande poder participar da festa e levar alegria para as pessoas que vieram assistir. Está tudo bem legal, e muito bem organizado”.

Sônia Donida, da ala 1, desfilou ao lado do filho, e contou sobre a iniciativa de participar do desfile. Ela esteve na ala 1, que conta sobre a formação do mundo.

“Eu tinha inscrito meu filho para fazer parte do desfile, mas chegando no dia me senti emotiva e com vontade de participar também. E foi aí que resolvi me inscrever e ajudar nesse momento histórico de Bento. Estou adorando a experiência e a organização está muito boa”.

Ao longo dos preparativos para a festa, os encontros entre equipes e figurantes foram realizados respeitando todos os protocolos de saúde. Naiara Branco, 26 anos, comentou sobre a preparação do elenco.

“É uma festa que traz a história do município, e é a oportunidade que temos de contar um pouco de tudo isso para o público. Quero destacar também a organização de toda a equipe. Foi tudo bem tranquilo, onde tivemos encontros para fazer ensaios, confecção das roupas, e tudo respeitando os cuidados de prevenção contra a Covid, com uso de álcool em gel e máscara”.

Um dos carros alegóricos que representam a cultura e religiosidade do povo está na ala 5, trazendo a imagem da Igreja e do padroeiro Santo Antônio. O padre Luiz Carlos Conti, participou da ala realizando a benção do público, e também não escondeu a emoção de fazer parte do desfile.

“A abertura da vindima sempre foi uma marca grande para a nossa cidade, porque Bento surgiu da história do vinho, agricultura, e da presença dos imigrantes que trouxeram o legado de trabalhar com as parreiras. Desfilar com o carro de Santo Antônio é uma emoção muito grande, porque é o nosso padroeiro de Bento, e estamos representando toda comunidade”.

O primeiro grande desfile do Bento em Vindima foi abrilhantado ainda pela presença de Carla Cogorni e Ricardo Vieira, influencers conhecidos na região.

“Eu recebi com muita honra e alegria o convite. Estão todos de parabéns, e é algo significativo para cidade, e que, com certeza entra para história. É um desfile inédito, e eu, apesar de não ter origem, respeito muito as tradições e a cultura italiana. É uma honra estar aqui”, comentou Vieira.

O secretário de Turismo Rodrigo Ferri Parisotto, também salientou sobre a festa, e o primeiro desfile alegórico da história do Bento em vindima.

“Foi emocionante ver a história ser contada através desse desfile repleto de magia. Ao longo desse período trabalhamos forte na organização e preparativos para que tivéssemos uma experiência incrível, e estamos tendo. Estão todos de parabéns e no próximo domingo tem mais”.

Ao todo serão seis domingos com desfiles, sendo que os outros ocorrem em 6, 13, 20, 27 de fevereiro e 6 de março. Nestes dias haverá alterações em alguns pontos do trânsito da área central, visando o deslocamento dos carros alegóricos com segurança. Com o objetivo de evitar congestionamentos, as equipes do Departamento Municipal de trânsito (DMT), e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizarão a segurança e orientação correta aos motoristas que estiveram trafegando em pontos próximos da área do desfile.

O Bento em Vindima é realizado respeitando todos os protocolos de saúde higienização.

Confira os protocolos de saúde para o Bento em Vindima:

Uso obrigatório de máscara

Uso do álcool gel é disponibilizado nos ambientes

O acesso para Via del Vino conta com higienização das mãos, orientação sobre protocolos e aferição de temperatura.

As mesas da Vila Colonial estão distanciadas.

O evento também conta com “vindimeiros” orientando a população sobre uso de máscara e distanciamento.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco e José Martim Estefanon 

Deixe um comentário