Desafio GranFondo New York ocorrerá em Bento Gonçalves

A etapa brasileira do GranFondo New York (GFNY) será na cidade de Bento Gonçalves. O evento de lançamento foi realizado nesta quarta-feira (09), na Via del Vino. É a primeira vez que o Rio Grande do Sul recebe a prova. Originário da Itália e difundido mundo afora, o GFNY é considerado a maior maratona mundial de ciclismo amador, com circuito que passa, anualmente, por diversos países. A prova acontecerá no dia 16 de outubro, passando pelas cidades de Carlos Barbosa, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Garibaldi e Santa Tereza.

Realizado pela primeira vez em 2011, o GFNY surgiu a partir da edição inaugural promovida na maior cidade dos Estados Unidos. Desde então, a marca foi globalizada e, atualmente, já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países, de quatro continentes – reunindo mais de 40 mil participantes, segundo registros de 2019, e com estimativa de chegar à marca de 50 mil nesse ano. O Brasil já recebeu o desafio uma vez, em 2017, no estado do Rio de Janeiro.

Agora reformulado, o GFNY retorna ao país sob a tutela da Global Sports Eventos Esportivos da CEO Ana Paula Cavalcanti, com direção técnica do ex-ciclista profissional e medalhista olímpico de ciclismo, o português Américo Silva. O desafio em solo bento-gonçalvense tem a expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, nacionais e estrangeiros. “Agradecemos todos que nos receberam de braços abertos. Além de ser uma escolha técnica, porque, a região além de ser belíssima, reúne todas condições para o evento de ciclismo, com a qualidade de percurso, tem ainda a forma como fomos recebidos. De como ele foi abraçado pelo Rio Grande do Sul e principalmente Bento Gonçalves. Por isso, a reestreia desse evento no Brasil tem que ser aqui”, destaca Ana Paula.

Para o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto “é um evento que irá impactar em toda cadeia produtiva da cidade, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Vamos estar satisfeitos não apenas com o sucesso do primeiro, mas com a realização do segundo. E trabalharemos muito para isso”. 

Considerado um desafio de resistência pessoal, a prova é executada como um verdadeiro GranFondo italiano – com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico, estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.

O secretário Estadual adjunto do Esporte e Lazer, Bruno Ortiz, ressaltou a “importância do evento, que acontece na Serra Gaúcha, que tem sido parceira nas ações da secretaria”.

Ação é celebrada pelo adjunto da secretaria Estadual do Turismo, Álvaro Machado. “Trabalho há 28 anos na Secretaria de Turismo, e tenho uma relação muito forte com Bento Gonçalves, com o turismo nessa cidade. E também queremos fazer do Rio Grande do Sul um Estado que pode ser percorrido de bicicleta. A secretaria acredita neste evento, que trará um resultado enorme em termos de turismo”, disse. 

O prefeito Diogo Siqueira comemorou a vinda do evento para cidade. “O turismo desperta uma emoção muito grande nas pessoas. Esse evento é mais uma ação que buscamos, não só para Bento Gonçalves, mas que une a região. O turista não  esta interessado em saber qual a divisa de um município, mas ele quer conhecer as peculiaridades, os atrativos. O GranFondo vai proporcionar esse momento para o esporte e também para o turismo das cidades”, destaca.

As inscrições podem ser feitas no site https://bento.gfny.com/, onde constam informações sobre o evento e valores para participação.

Também estiveram presentes os prefeitos de Farroupilha, Fabiano Feltrin, de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, secretários Municipais, vereadores, atletas e demais autoridades. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José M. Estefanon

Deixe um comentário