Plano Municipal de Turismo de Bento Gonçalves é entregue

Bento Gonçalves é considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Estado, com milhares de visitantes do mundo inteiro, anualmente, vindo conhecer o município e seus atrativos turísticos. Nos últimos anos a Capital Brasileira do Vinho atraiu ainda mais turistas, reflexo da renovação e elaboração do novo Plano Municipal de Turismo -PMT, instrumento de ordenamento e planejamento fundamental para o desenvolvimento do segmento frente aos desafios impostos por conta das transformações em que o planeta  vem passando e, principalmente as novas demandas sociais de entretenimento e lazer. Realizado por mais de 100 empreendedores que participaram da construção, além das entidades públicas e setoriais da sociedade civil, esta gama de agentes envolvidos se dá por conta da transversalidade do turismo por tantas cadeias produtivas. Lembrando que o Plano é uma exigência do Ministério do Turismo (MTUR) para que os destinos possam pleitear verbas, apoio para novos projeto, seja eles estruturantes, de capacitação ou eventos.

Nesta quarta-feira (14), o Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, acompanhado do
secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, recebeu oficialmente o Plano Municipal de Turismo, com vigência para ser trabalhado até 2024. O documento conta com quase 70 ações.

O plano municipal de turismo está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A consultora Roséli Azi Nascimento, sócio proprietária da empresa Entre Rios, fala da importância do plano estar alinhado com a agenda 2030. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU desde 2015, compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam a forma de enfrentar inúmeros desafios da humanidade nos processos de desenvolvimento. O município foi o primeiro em que a Empresa Entre Rios Consultoria e Eventos estabeleceu uma metodologia para construir todas as ações do Plano Municipal de Turismo, criando um vínculo de cada ação com diversos desses 17 ODS. Este ineditismo permite colocar o plano no patamar de uma visão de estratégia mundial de desenvolvimento”.

O PMT é norteado por 8 eixos que se desmembram em cerca de 70 ações a serem trabalhadas, sendo eles: gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado, qualificação profissional dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimento, infraestrutura turística, informações turísticas, promoção e apoio à comercialização e monitoramento.

O Secretário comentou sobre o trabalho que vem sendo feito. “Essa construção foi feita em várias etapas, iniciando por um grande diagnóstico do turismo de Bento, e culminando numa série de ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Turismo em prol do desenvolvimento do setor na nossa cidade. Esse é um dos primeiros planos municipais de turismo alinhado com a Agenda 2030 da ONU”.

São 8 eixos que norteiam o plano municipal de turismo com diversas ações. São eles: gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado, qualificação profissional dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimento, infraestrutura turística, informações turísticas, promoção e apoio à comercialização e monitoramento.

Este plano teve aprovação junto ao Ministério do Turismo. A próxima revisão do plano acontece no ano de 2025 onde novamente o trade se reúne para discutir demandas e oportunidades para o setor. “São ações que dão um caminho para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. E já vemos o resultado desse processo no crescente número de visitantes que procuram nossos atrativos, o bem receber e as belas paisagens”, disse o vice-prefeito.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura   

Deixe um comentário