Bento em Vindima: desfile de carros alegóricos homenageia primeiros imigrantes italianos a chegarem na região

O Bento em Vindima deste ano está encantando a comunidade com um mix de atrações culturais. Dentre os filós italianos, shows musicais e artesanato, pelo segundo ano consecutivo estão ocorrendo desfiles de carros alegóricos, distribuídos em 11 alas e contando com 350 figurantes. Um dos destaques dos desfiles é que moradores dos distritos também estão participando do desfile, ilustrando as influências e culturas deixadas na região pelos imigrantes italianos.

O diferencial fica por conta das novas alas criadas para a festa deste ano. São elas: ala dos egípcios, romanos, Maria Fumaça com a participação do maquinista, Gaitas Todeschini e uma repaginação da ala da Criação do Mundo. As atrações artísticas seguem ocorrendo na Via del Vino até o próximo domingo (29). Entre fevereiro e março as atividades seguem ocorrendo no interior do município. O Bento em Vindima ocorre de 19 de janeiro a 19 de março.

Janete Nodari é uma apreciadora do Bento em Vindima e tem frequentado os dias de evento. Ela se diz encantada com as atrações, destacando sobre a homenagem feita para os criadores das gaitas Todeschini.

“Neste ano achei maravilhoso o destaque para os empreendedores que iniciaram a nossa cidade. O carro da Todeschini com os filhos do Luiz Matheus Todeschini me emocionou muito, trazendo consigo também as pessoas que ainda consertam gaitas. O carro com a imagem de Santo Antônio, que traz a religiosidade, está lindo. Os CTGs também estão lindos. Está tudo muito maravilhoso”.

Janete comentou ainda sobre a valorização das tradições italianas através da pisa da uva.

“Eu estou atuando na pisa da uva, interpretando uma camponesa, e fiquei empolgada com essa missão. É muito legal estar participando e contar um pouco da nossa história para os turistas. Os grupos de dança também estão lindos. Estou realmente emocionada com a edição deste ano”.

O secretário de Turismo Rodrigo Ferri Parisotto destacou que “realmente estamos conseguindo compartilhar toda a história do vinho com quem tem participado. As alegorias, os carros, os figurantes, a música, a narração, tudo em sintonia mostrando essa belíssima saga que inicia ainda na pré-história e se perpetua até os dias de hoje. As alas que trazem a representação da Maria Fumaça e Gaitas também remontam o passado de Bento Gonçalves. Estamos perpetuando nossa história para sempre”.

Confira como fica cada ala

Ala 1- Criação do Mundo. Traz o Deus como o grande personagem central, criação do homem segurando o planeta terra, e mostrando as moléculas que formam a grande explosão do Big-Bang. Traz uma visão científica do processo da criação do universo, bem como o planeta terra e também uma passagem bíblica, já que vamos ter o adorno e alegoria da arca de noé, com a presença da videira neste carro. Além disso tem também a representação do homo sapiens, do tempo da pré-história onde são descobertas as primeiras videiras.

Ala 2- Egípcios. O carro traz a presença forte das pirâmides e a pisa da uva, destacando o fato dos egípcios terem tornado o vinho uma bebida da nobreza. A história conta ainda que eles também acreditam que o vinho é uma bebida sagrada.

Ala 3- Dionísio e Bacco. Traz a reflexão sobre a questão histórica da Grécia e Roma- trazendo Dionísio como Deus grego e Bacco como Deus romano, mostrando sobre a mitologia, onde as ninfas acompanham o carro. Nesta ala tem a presença do tigre dente de sabre. Traz a alegoria forte relacionada a influência grega e também a passagem para Roma.

Ala 4- Roma. Traz forte a questão dos banquetes romanos, com alegoria de mesas fartas e também uma passagem que representa uma presença histórica do vinho. É mostrado o Arco do Triunfo acompanhando o carro, seguido pelo exército romano. Vamos ter a passagem do vinho da ânfora para as barricas do vinho.

Ala 5- Vêneto e Trento. Nesta ala tem a presentação do barco trazendo os primeiros imigrantes italianos, com a presença de figurantes vestidos com roupas típicas usadas na saída da Itália e com alegorias que representam aquele período. Temos a presença do Leão de São Marco, destacando essa saga, e é o grande representante da região do Vêneto, bem como a questão da águia de Trento.

Ala 6- Primeiros dias na colônia. O carro mostra quando os imigrantes descobrem a cidade que está coberta por uma densa floresta, mostrando o primeiro trabalho das carroças que eram puxadas pelos burros naquela época. Neste ano haverá a participação de figurantes de Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Ala 7- Santo Antônio. Neste carro tem a presença do padroeiro de Bento Gonçalves, mostrando que foi um grande elo de ligação religiosa. No carro haverá a réplica do primeiro quadro de Santo Antônio, trazido da Itália em 1878. Terá também a participação do padre e distribuição do pão bento.

Ala 8- Maria Fumaça. Carro mostra a representação da Maria Fumaça que chega em Bento Gonçalves em 1919, e tem como grande desafio o progresso do município. No carro haverá a presença de funcionários da própria Maria Fumaça que estarão participando dos desfiles como figurantes.

Ala 9- Gaitas Todeschini. Carro que faz uma homenagem à história da gaita que revolucionou a questão da música e cultura Itálo-gaúcha. A ala vai ter também a presença dos CTSgs da cidade e dos filhos do Matheus Luiz Todeschini, criador do instrumento.

Ala 10- Festa das Festas. Aborda sobre a colheita da uva, momento da vindima onde faziam as primeiras festas. Temos também a representação da Fenavinho. Haverá distribuição de suco de uva. O carro representa a festa das festas porque antigamente os imigrantes se reuniam para comemorar a boa safra, colheita.

Ala 11- Carro de Bento Gonçalves. Traz como alegoria a ponte Ernesto Dornelles, mais conhecida como Ponte do Rio das Antas e também a Pipa Pórtico, com uma garrafa de vinho que jorra o vinho, passando a representação que nos conecta através da ponte toda a região. O desfile é encerrado com os malabares, que traz um pouco do carnaval de Veneza.


Confira a programação completa em https://bento.tur.br/bento-em-vindima/


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: ASCOM 

Deixe um comentário