Bento em Vindima: festa inicia na próxima quinta-feira com o grande desfile alegórico O Mundo do Vinho

Na próxima quinta-feira (19), inicia o Bento em Vindima, uma das festas mais tradicionais da região. Pelo segundo ano consecutivo haverá a realização de desfiles de carros alegóricos, distribuídos em 11 alas e contando com 350 figurantes. Os preparativos estão a todo vapor com a finalização dos figurinos que compõem os carros. O destaque fica por conta das novas alas criadas para a festa deste ano. São elas: ala dos egípcios, romanos, Maria Fumaça, Gaitas Todeschini e uma repaginação da ala da Criação do Mundo. O Bento em Vindima ocorre de 19 de janeiro a 19 de março.

A abertura oficial está programada para ocorrer a partir das 18h, contando com uma festa de integração com o tradicional Filó e a feira de artesanato, além da cerimonia de abertura. Às 18h30 haverá a apresentação do Coral Casa Nostra. Às 19h15 ocorre a apresentação de dança com o Grupo Riccordi D’Italia, e, posteriormente, às 20h, será o momento do aguardado desfile O Mundo do Vinho, marcando o primeiro dia de celebrações. Às 21h a comunidade poderá prestigiar ainda o show musical do Grupo Cavatappi.

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, destacou sobre a expectativa para a realização de mais uma edição do Bento em Vindima. “Os desfiles vão trazer muita alegria para avenida, com condução musical e produção do Rodrigo Soltton. Temos a trilha sonora específica para cada uma das alas que vão trazer fortemente a questão da nossa história. Será uma festa linda, repleta de muitos espetáculos representando a festa e alegria dos imigrantes italianos. O Bento em Vindima está imperdível”.

Confira como fica cada ala    

Ala 1- Criação do Mundo. Traz o Deus como o grande personagem central, criação do homem segurando o planeta terra, e mostrando as moléculas que formam a grande explosão do Big-Bang. Traz uma visão científica do processo da criação do universo, bem como o planeta terra e também uma passagem bíblica, já que vamos ter o adorno e alegoria da arca de noé, com a presença da videira neste carro. Além disso tem também a representação do homo sapiens, do tempo da pré-história onde são descobertas as primeiras videiras.       

Ala 2- Egípcios. O carro traz a presença forte das pirâmides e a pisa da uva, destacando o fato dos egípcios terem tornado o vinho uma bebida da nobreza. A história conta ainda que eles também acreditam que o vinho é uma bebida sagrada.

Ala 3- Dionísio e Bacco. Traz a reflexão sobre a questão histórica da Grécia e Roma- trazendo Dionísio como Deus grego e Bacco como Deus romano, mostrando sobre a mitologia, onde as ninfas acompanham o carro. Nesta ala tem a presença do tigre dente de sabre. Traz a alegoria forte relacionada a influência grega e também a passagem para Roma.

Ala 4- Roma. Traz forte a questão dos banquetes romanos, com alegoria de mesas fartas e também uma passagem que representa uma presença histórica do vinho. É mostrado o Arco do Triunfo acompanhando o carro, seguido pelo exército romano. Vamos ter a passagem do vinho da ânfora para as barricas do vinho.

Ala 5- Vêneto e Trento. Nesta ala tem a presentação do barco trazendo os primeiros imigrantes italianos, com a presença de figurantes vestidos com roupas típicas usadas na saída da Itália e com alegorias que representam aquele período. Temos a presença do Leão de São Marco, destacando essa saga, e é o grande representante da região do Vêneto, bem como a questão da águia de Trento.

Ala 6- Primeiros dias na colônia. O carro mostra quando os imigrantes descobrem a cidade que está coberta por uma densa floresta, mostrando o primeiro trabalho das carroças que eram puxadas pelos burros naquela época. Neste ano haverá a participação de figurantes de Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Ala 7- Santo Antônio. Neste carro tem a presença do padroeiro de Bento Gonçalves, mostrando que foi um grande elo de ligação religiosa. No carro haverá a réplica do primeiro quadro de Santo Antônio, trazido da Itália em 1878. Terá também a participação do padre e distribuição do pão bento.

Ala 8- Maria Fumaça. Carro mostra a representação da Maria Fumaça que chega em Bento Gonçalves em 1919, e tem como grande desafio o progresso do município. No carro haverá a presença de funcionários da própria Maria Fumaça que estarão participando dos desfiles como figurantes.

Ala 9- Gaitas Todeschini. Carro que faz uma homenagem à história da gaita que revolucionou a questão da música e cultura Itálo-gaúcha. A ala vai ter também a presença dos CTSgs da cidade e dos filhos do Matheus Luiz Todeschini, criador do instrumento.

Ala 10- Festa das Festas. Aborda sobre a colheita da uva, momento da vindima onde faziam as primeiras festas. Temos também a representação da Fenavinho. Haverá distribuição de suco de uva. O carro representa a festa das festas porque antigamente os imigrantes se reuniam para comemorar a boa safra, colheita.

Ala 11- Carro de Bento Gonçalves. Traz como alegoria a ponte Ernesto Dornelles, mais conhecida como Ponte do Rio das Antas e também a Pipa Pórtico, com uma garrafa de vinho que jorra o vinho, passando a representação que nos conecta através da ponte toda a região. O desfile é encerrado com os malabares, que traz um pouco do carnaval de Veneza.

Confira a programação completa em https://bento.tur.br/bento-em-vindima/


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura    

Deixe um comentário