Bento em Vindima: primeiros dias de festa são marcados por grande público na Via del Vino

Os primeiros dias de atrações do Bento em Vindima foram de muita emoção e alegria. Desde a última quinta-feira (19), a comunidade começou a prestigiar uma das festas mais aguardadas do verão da Serra Gaúcha. A Via del Vino se transformou num mix de atrações, com shows musicais, filós, artesanato, e o grande desfile alegórico O Mundo do Vinho, realizado na quinta-feira e também neste domingo (22).


Ao longo de janeiro a Via del Vino trará uma gama de atrações artísticas para todo o público. Entre fevereiro e março as atividades seguem ocorrendo no interior do município. O Bento em Vindima ocorre de 19 de janeiro a 19 de março.


A ampla variedade cultural encantou quem passou pelo centro da cidade. Jatir Dequigiovani, que está comercializando vinho no evento, celebrou o primeiro final de semana. “Está sendo muito proveitoso. Estou gostando muito da organização e do público, que está participando bastante. Eu e meu filho estamos vendendo vinho em taça, e a venda está indo muito bem. Ficamos na torcida que no ano que vem a festa se repita nesses mesmos moldes. Acredito que na semana que vem vai dar ainda mais público, por isso convidamos para o pessoal vir até a Via del Vino prestigiar o Bento em Vindima e tomar o seu vinho”.


Responsável pela área da pisa das uvas, Sandro Giordani, destacou que “a programação está muito boa. Estamos tendo apresentações, corais, cantorias, além da parte da pisa da uva que está bem legal. As pessoas estão vindo e se divertindo bastante. Está valendo muito a pena”.


Uma das novidades deste ano é que além de aproveitar a festa, é possível levar para casa o pão recém saído do forno. A produtora rural Elaine Moro está com sua agroindústria presente na festa. Além de vender os produtos já tradicionais, ela também está assando pão na hora em seu forno a lenha. “Está sendo muito bom, a venda está sendo bem considerável, e todo mundo achando um máximo termos um forno aqui no centro”.

O desfile alegórico


O encantamento do público está presente também nos desfiles dos carros alegóricos. A atração conta com mais de 400 figurantes, distribuídos em 11 alas, com destaque para as novas alas dos egípcios, romanos, Maria Fumaça, Gaitas Todeschini e uma repaginação da ala da Criação do Mundo.


Elvis Bianchi está participando pela primeira vez, fazendo parte da ala Dionísio e Bacco, onde tem a representação da história da Grécia e Roma. “É muito bom estar participando, e para mim é sensacional estar representando o mundo da mitologia grega e também dos romanos, de onde vem parte da nossa história. Eu gosto desse tipo de história, então está bem bacana”.


Neste ano a programação conta ainda com a participação de produtores rurais dos distritos, representando a influência da imigração italiana em terras gaúchas. De Monte Belo do Sul, Nelida Benvenutti Zafari é uma das participantes.

“Foi muito gratificante participar do desfile. Na quinta-feira representamos o coral municipal de Monte Belo do Sul, e neste domingo estivemos representando um outro grupo italiano. Na próxima quinta voltamos a estar no desfile mostrando o coral do nosso distrito”.
Eloi Lemos dos Passos está participando como figurante na ala Vêneto e Trento. “É uma emoção muito grande, ainda mais que muita gente fica emocionada quando estamos passando na avenida. Realmente é uma grande alegria estar fazendo parte dessa grande festa”.


Ana Alice Fachinelli Ismael também participa na ala Vêneto e Trento. “Está maravilhoso participar, porque a alegria contagia, deixa todo mundo alegre, festivo, e isso faz com que a gente se transforme, se renove. Está tudo maravilhoso”.


Para o secretário de Turismo Rodrigo Ferri Parisotto “é uma alegria ver que a comunidade está aproveitando cada momento dessa grande festa. A nossa Via del Vino está belíssima, se transformando num verdadeiro reduto das tradições trazidas pelos imigrantes italianos”.


A programação cultural do Bento em Vindima na Via del Vino segue nesta semana com apresentações culturais, shows e desfile de carros alegóricos. A festa ocorre na quinta-feira, sábado e domingo.

Confira a programação completa em https://bento.tur.br/


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura  

Fotos: Emanuele Nicola

Deixe um comentário