Jogos Coloniais FENAVINHO iniciam no próximo domingo

Divertidos por sujeitar a comunidade a provas inusitadas e, ao mesmo tempo, culturais por valorizar a essência de atividades presentes no dia a dia de trabalho dos produtores rurais da região da Serra gaúcha, os Jogos Coloniais da Fenavinho conseguem entreter o público e exaltar a identidade de seu povo.


Nesse clima, o interior se prepara para vivenciar a competição, integrante da programação da 18º edição da festa. Serão cinco domingos de muita emoção a partir de 30 de abril, quando está marcada para ocorrer a primeira regional, no distrito de São Pedro. A agenda segue com as etapas em Faria Lemos (07 de maio), Vale dos Vinhedos (14 de maio) e Tuiuty (21 de maio) – convidando as comunidades a participarem de oito modalidades de provas. No dia 28 de maio ocorre a integração dos distritos durante o Desfile Cultural, na Via Del Vino. A grande final, com premiação aos vencedores, será no dia 13 de junho, durante a 18ª Fenavinho, que ocorre de forma concomitante com a 31ª ExpoBento.



Como funcionam os Jogos Coloniais

A competição nos distritos é uma etapa classificatória, permitindo aos primeiros colocados em cada prova seguir para a finalíssima dos jogos. São oito modalidades em disputa: Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Cabo de guerra (em categorias masculina e feminina); Mini 48 (individual). Fazer bígoli; Taça e garrafão (times mistos) e a nova ‘Corrida de revezamento de salame’ (dupla mista). Nela, os competidores terão que transferir o embutido para que o colega conclua a prova, totalizando um percurso de 50 metros.


Além da mudança da realização das atividades no domingo, atendendo ao pedido das comunidades do interior, outra novidade deste ano é o incremento nas atrações oferecidas durante a programação de cada dia, a fim de promover maior engajamento e integração popular. São shows com artistas locais, gastronomia e, claro, vinhos de qualidade à disposição do público, para apreciar enquanto assistem à divertida competição. As crianças também são convidadas a participar da programação, se divertindo com brincadeiras como o jogo das argolas, o chute no pneu e a corrida do saco, todos fora de competição.


A programação das etapas distritais inicia às 14h, com atrações musicais. As provas ocorrem das 15 às 17h, envoltas numa programação festiva que segue às 17h30 com a entrega da premiação (medalhas, no caso das fases comunitárias, e em dinheiro, na final).

 

Programe-se

O quê: 
Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho e Desfile Cultural

Quando: dias 30 de abril (São Pedro), 7 de maio (Faria Lemos), 14 de maio (Vale dos Vinhedos) e 21 de maio (Tuiuty). Dia 28 de maio ocorre o Desfile Cultural, às 15h. A grande final, com premiação, será dia 13 de junho, no Parque de Eventos.

Horários: 14h, recepção com atração musical e inscrições; das 15h às 17h, competição; e 17h30, show e premiação distrital


Foto: Gabriel Santos