Desfile Cultural Fenavinho ocorre no próximo domingo

A 18ª Fenavinho ganha as ruas de Bento Gonçalves no dia 04 de junho, um domingo (nova data, alterada em função da previsão de chuva para o dia originalmente previsto), exaltando o orgulho daqueles que construíram a identidade do município. O colono, com saberes e fazeres herdados dos imigrantes italianos, exibe suas origens, hábitos e costumes no Desfile Cultural, que cruza a Via del Vino a partir das 14h.

Na apresentação, cada um dos distritos – São Pedro, Vale dos Vinhedos, Tuiuty e Faria Lemos – narrará sua história e cultura trazendo alas e carros alegóricos durante a passagem na avenida. 

A preparação para assistir ao desfile começa a partir das 11h, com uma agenda de atividades que promete ainda mais diversão e integração comunitária, com atrativos enogastronômicos, venda de produtos coloniais e shows artísticos. 

Na Via del Vino, o visitante encontrará 15 estabelecimentos, entre vinícolas e restaurantes, para escolher. Participam, comercializando vinhos, as vinícolas Porão do Vale, Videiras Carraro, Casa Zottis, Piccola Cantina, Cainelli, além da Embrapa. A Piccola Cantina também estará vendendo sucos de uva, assim como a Gallon Sucos. Já a culinária local ganha evidência com a Di Bartolomeu (polenta mole com molho e tábuas de frios) e Artesanale (sopa de capeletti e tábuas de frios). Também haverá outras delícias como hambúrguer, da Vallen Burguer; pães, de Natalina Cavalet; focaccias, da Forneria Rústica, e churros, da Nosso Churros. A Geleias Ivani estará vendendo o tradicional doce, da guloseima, algodão doce e maçã do amor.

O palco recebe shows para relembrar o cancioneiro italiano folclórico e moderno, com a presença de corais de Tuiuty, do Coral Vale dos Vinhedos, do Coral Trevisani nel Mondo, além dos grupos Ricordi D’Italia (dança) e Le Farfalle, que encerra o encontro.

Pontos para os Jogos Coloniais

A realização do Desfile Cultural é uma das provas que soma pontos para a definição do campeão dos Jogos Coloniais. A final da competição será no dia 13 de junho, durante a programação da Vila Típica da 18ª Fenavinho, que ocorrerá entre os dias 8 e 18 de junho juntamente com a 31ª ExpoBento.

Alterações no trânsito

Para realização do Desfile serão necessárias alterações no trânsito sendo realizado a partir das 12:30 o bloqueio da pista esquerda da Marechal Floriano para posicionamento dos carros. Já a partir das 13:30 será bloqueada a Saldanha Marinho com Rua Barão do Rio Branco e a Dr. Antunes com Barão do Rio Branco e pista esquerda da Marechal Deodoro até a passagem dos carros alegóricos.

Programação

O quê: Desfile Cultural da 18ª Fenavinho

Quando: dia 04 de junho, a partir das 11h

Onde: Via del Vino

Quanto: entrada franca

Atrações

A partir das 11h: Grupo Ricordi D’Itália (danças); Corais de Tuiuty; Coral Vale dos Vinhedos; Coral Trevisani nel Mondo e Inês Rizzardo

14h: Desfile Cultural

16h30: show com Le Farfalle


Crédito Exata Comunicação, Bárbara Salvatti