Desfile Cultural reúne a comunidade na Via del Vino

No domingo (04), a Rua Marechal Deodoro foi o palco para o Desfile Cultural da 18ª Fenavinho. As comunidades que integram os distritos de Faria Lemos, São Pedro, Vale dos Vinhedos e Tuiuty apresentaram a cultura e tradição, evidenciando a história de Bento Gonçalves.

Pela primeira vez, o Desfile Cultural contou com uma pré-agenda com atrações musicais e atrativos enogastronômicos.

“Os imigrantes trouxeram valores, habilidades, saberes e vontade de trabalhar. Somos, com muito orgulho, agricultores. Nossa homenagem é para essas pessoas, que alimentam a perseverança e a dedicação que cada um daqui tem com o trabalho”, disse Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora da 18ª Fenavinho.



O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira lembrou do produto-símbolo da cidade, o vinho, resultado direto da vocação do agricultor. “Hoje é o Dia Nacional do Vinho, e uma festa que valoriza o que fazemos de melhor na nossa história é muito importante para fortalecermos nossa marca, fortalecer Bento Gonçalves e honrar a história de nossos ancestrais”, comentou Siqueira.



O desfile iniciou com uma carreata anunciando a 145ª Festa de Santo Antônio, seguiu com os distritos, Embrapa e o carro da Fenavinho distribuindo suco e vinho para população. Mais de 600 moradores ocuparam o coração da cidade por pouco mais de uma hora para, com seus saberes e fazeres, vestimentas e artefatos de trabalho, usos e costumes, emocionar o público e recontar uma saga vitoriosa que teve início quase 150 anos atrás.
 

A Fenavinho acontece de 08 até 18 de junho, no parque de eventos de Bento Gonçalves.


Informações Exata Comunicação

Foto Emanuele Nicola