Shows, novo circo e ação social marcam fim de semana do Natal nos Vinhedos

O segundo final de semana de espetáculos do Natal nos Vinhedos chega com uma mescla de atrativos culturais que reúne música instrumental, novo circo, canções dos Beatles e temas italianos. Tudo isso com uma novidade: uma ação de inclusão social a crianças portadoras de síndrome de down e a jovens abrigados pela assistência do município.

A programação começa na sexta-feira, dia 15. No palco montado entre as videiras do Vale dos Vinhedos, a banda bento-gonçalvense Trebbiano mostra temas instrumentais autorais, clássicos do tango e da MPB e releituras de músicas natalinas. Na sequência, o consagrado grupo Tholl chega para apresentar um espetáculo inédito. Todos movimentos precisos, figurinos exuberantes e voos acrobáticos da trupe pelotense estarão presentes nesta montagem, inspirada no famoso balé “Quebra-Nozes”. São 12 artistas que se revezam em 12 números inéditos, tendo a música de Tchaikovsky como grande inspiração.

No sábado, dia 16, o público começará apreciando a música eterna dos fab four. O grupo Beatles no Acordeon apresenta canções dos garotos de Liverpool como “Hey Jude” e “Let it Be”, hinos pacifistas como “Imagine” e “Happy Xmas (War is Over), além de temas natalinos como “Noite Feliz” e “Jingle Bell” tendo o acordeon como protagonista. O encerramento da noite ficará por conta da Vocal Allegro, grupo que canta em italiano desde canções originalmente compostas na língua a versões de hinos pop como “Dancing Queen” e “Can’t Take my Eyes off You”. É em italiano, também, que eles apresentam temas como “Santa Claus is Coming to Town” (“Il Natale Arriva in Città”), “White Christmas” (“Bianco Natale”).

Em ambos dias, a programação inicia às 18h30, com música eletrônica e opções de enogastronomia para degustar.

Mais atrativos para o público

Além da vasta programação artística, quem for ao Natal nos Vinhedos pode aproveitar os produtos de cerca de 20 vinícolas e 15 estabelecimentos gastronômicos. As barraquinhas comercializam vinhos, espumantes e variadas refeições – de pratos típicos como galeto e polenta a mais elaborados, como o penne com ragu de cordeiro e farofa de cebola – às margens do KM 21 da RS-444. A estrada é bloqueada a partir das 18h30min para que o público possa circular pelo evento, e mesas são instaladas na rodovia a fim de os visitantes curtirem toda a programação e as delícias enogastronômicas da região.

Por isso, cinco pontos de estacionamentos foram criados para garantir segurança e comodidade a essa proposta, bem como facilitar o acesso das pessoas. Os espaços estão localizados no 8 da Graciema (em frente ao Salão da Comunidade); na Vinícola Cave do Sol; no Restaurantes Pipas Terroir; na Fiamma Giardino e Pizza e na Lídio Carraro Vinícola Boutique (o preço médio é de R$ 15,00). O Natal dos Vinhedos disponibiliza serviço de transfer gratuito para levar os visitantes até o local onde ocorrem as atividades, com ônibus partindo do 8 da Graciema e passando por todos os pontos de estacionamento (ida e volta). O serviço inicia às 19h e segue até a meia-noite, quando o último transfer parte da Vinícola Miolo, fazendo o percurso de volta.

Participam desta edição as vinícolas Miolo Wine Group; Vinhos e Espumante Maison Forestier; Famiglia Valduga; Vinícola Salton; Cooperativa Vinícola Aurora; Audace Wine; Peculiare Vinhos Únicos; Vinícola Boutique Lidio Carraro; Vinícola Dom Cândido; Ales Victoria & Vinícola Berkano e Pipas Terroir e Tenuta Foppa&Ambrosi. Assinam a gastronomia o Restaurante Osteria Del Vale; Queijaria Valbrenta; Ristorante Di Bartolomeu; Spa do Vinho, Nature & Don Giovanni; Brazedo; Giordani Gastronomia; Vida Saudavel; Butique Doce; Due sushi e Kopenhagen. Também estão presentes vinícolas de Monte Belo do Sul (Vinícola Monte Belo, Adega Giovanni Tasca, Vinícola Avvocato e Vinícola Seis Mãos) e estabelecimentos de Santa Tereza (Vinícola Dalpubel, Vinícola Renascer, Vinícola Casamia e Restaurante Sabores de Santa).

Ação social

A solidariedade também encontra espaço especial na programação deste fim de semana do Natal nos Vinhedos. Pela primeira vez, o projeto traz uma iniciativa social: crianças e jovens integrantes da Associação Integrada do Desenvolvimento do Down e outros oriundos de abrigos mantidos pelo poder público assistirão ao grupo Tholl no Natal nos Vinhedos, na sexta-feira. Além disso, eles participam de brincadeiras nos brinquedos infláveis e de outras atividades recreativas, como pintura no rosto, e ganharão pipoca, algodão doce e lanche.

O Natal nos Vinhedos é realizado pelo CIC-BG, com promoção da prefeitura de Bento Gonçalves e Grupo RBS. O patrocínio ouro é de Banrisul Consórcios, LNF Latino Americana, Vinícola Miolo e Unimed Nordeste. Patrocínio prata: Casa Valduga, Dalmóbile, Rodopac Brasil e SIM. Patrocínio bronze: CONSEVITS –RS, Cooperativa Vinícola Aurora, Maison Forestier, Multimóveis, Ricefer, Salton, Supermercados Andreazza e Transporte Bertolini. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

O quê: 2º Natal nos Vinhedos

Quando: 15, 16, 22 e 23 de dezembro, a partir das 18h30

Onde: KM 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo)

Quanto: entrada franca

Dia 15 de dezembro (sexta-feira)

18h30: DJ Fabio Moro – Residente Hotel SPA do Vinho

19h30: Trebbiano

20h30: “A Noite de Natal” (Grupo Tholl)

22h30 às 23h30: DJ Fabiano Oliveira, Rádio Atlântida

Dia 16 de dezembro (sábado)

18h30: DJ Nairo Orlandi – Rádio Atlântida

19h30: Beatles no Acordeon

20h30: Vocal Alegro

22h30 às 23h30: DJ Fabio Moro – Residente Hotel SPA do Vinho

Dia 22 de dezembro (sexta-feira)

18h30: DJ Nairo Orlandi – Rádio Atlântida

19h30: Rodrigo Soltton e grande coro

20h30: Orquestra de Teutônia

22h30 às 23h30: DJ Fabio Moro – Residente Hotel SPA do Vinho

Dia 23 de dezembro (sábado)

18h30: DJ Nairo Orlandi – Rádio Atlântida

19h30: Sunset Riders

20h30: “Um Encanto de Natal” (Cia Sorriso com Arte)

22h30 às 23h30: DJ Fabio Moro – Residente Hotel SPA do Vinho


Informações: Exata Comunicação 

Foto: Natana Fontes/Divulgação