Bento em Vindima com atrações na Via del Vino

O primeiro fim de semana do Bento em Vindima promete ser de muitas atrações na Via del Vino. Gastronomia típica, artesanato, shows, pisa da uva, vinho e o Bodegão da Fenavinho estão entre as atrações. O evento, gratuito,  acontece no sábado (20), a partir das 10h, e no domingo (21), a partir das 14h. 

Entre as atrações, a presença das agroindústrias familiares que estarão comercializando pão, geleias, torta tirolesa, biscoito, grostoli, pizzas, risoles, polenta na chapa, doces e outras delícias.

Sandro Vicentin, sócio-proprietário da Vinhos Porão do Vale, destacou que estará expondo uma variedade de vinhos e espumantes ao longo do Bento em Vindima. “O evento mostra o fruto de todo trabalho realizado pela nossa agricultura familiar, é com honra que participamos, dando seguimento e mostrando o melhor de todo o processo familiar. Convidamos a todos a prestigiar esse lindo evento, para degustar os nossos vinhos e espumantes”.

Gemile Lurdes Gabriel, da Agroindústria Familiar Gemille, vai participar vendendo biscoitos. “Para nós feirantes é uma boa oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho, para a comunidade reconhecer os produtos orgânicos também, e valorizar mais esse tipo de produto. Esses eventos são maravilhosos para nós”.

O secretário de Agricultura Volnei Christófoli ressaltou a importância da valorização dos produtores.  “A Vindima é um momento de evidenciar todo o trabalho realizado na safra da uva e poder trazer um pouco disso para Via del Vino é nosso objetivo. Além disso, podemos mostrar um pouco da produção das nossas agroindústrias familiares”.

Os participantes também poderão aproveitar, no sábado (20), os shows com os grupos Cavatappi,que realiza o projeto Ispirazione Italiana, Coral Imigrante, Samuel Pedrotti, Zo Garrafon, Coral Terra Nostra, Grupo de danças Folclóricas Fabemballare e Ragazzi Dei Monti. Já no domingo (21), a programação fica por conta da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, Coro Caminhos de Faria Lemos, Inês Rizzardo, Beto e Tobias e o Desfile Cultural da Vindima.

O Bodegão da Fenavinho e a Pisa da Uva também são atrações confirmadas. 

“Queremos que todos vivenciem a alegria deste momento degustando um bom vinho, aproveitando a nossa gastronomia, realizando a tradicional pisa da uva. É um evento para toda a família. Convidamos todos para que possamos transformar a Via del Vino em pura celebração”, destaca o secretário de Cultura Evandro Soares. 

O Bento em Vindima acontece de 18 de janeiro até 17 de março. O evento é realizado pelas Secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento da Agricultura. Patrocínio  Anderle Transportes, Caixa Econômica Federal, MBA Incorporadora, Wine Locals, Tramontini e Antônio Carraro. Apoio Associação Vale das Antas, Caminhos de Pedra, Casa Valduga, Conselho Municipal de Turismo, Vinícola Miolo, Giordani Turismo, Encantos de Eulália, Rota das Cantinas Históricas, Segh Região Uva e Vinho, Fecomércio Sesc Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos Aprovale, Vinícola Aurora. 

Data: 20 de janeiro – sábado

Local:  Via del Vino – Palco Vindima

Programação Cultural

10 horas – Cerimônia de abertura do Filó Italiano, Pisa da Uva, Bodegão da Fenavinho e Armazém da Vindima

10h30min -Projeto Cavatappi – Ispirazione Italiana

12h30min – Coral Imigrante

14 horas – Samuel Pedrotti

15 horas -Grupo Zo Garrafon

17 horas – Coral Terra Nostra

18 horas – Grupo de Danças Folclóricas Fabemballare

20 horas – Ragazzi Dei Monti

Programação Pisa da Uva – Via del Vino

10h30min, 13h30min, 16h30min, 19 horas 

Data: 21 de janeiro – domingo       

Local: Via del Vino – Palco Vindima

Programação Cultural

14 horas – Abertura do Filó Italiano, Pisa da Uva, Bodegão da Fenavinho e Armazém da Vindima
14 horas – Orquestra de Sopros de Faria Lemos

15h – Coro Caminhos de Faria Lemos

15:45 – Inês Rizzardo

17 horas – Desfile Cultural de Carros Alegóricos da Vindima

18h30min – Beto e Tobias

Programação Pisa da Uva – Via del Vino

15h30min – Pisa da Uva e Grupo Urta con La Pança


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto KiaOra