Desfile Cultural da Vindima acontece no próximo domingo na Via del Vino

No próximo domingo (21) será realizado na Via del Vino o Desfile Cultural de Carros Alegóricos da Vindima.  Serão 07 alas, contando com cerca de 150 figurantes. Os preparativos estão a todo vapor com a finalização dos figurinos que compõem os carros.  O Bento em Vindima ocorre de 18 de janeiro a 17 de março.

O evento tem início às 14h com o Filó Italiano, Pisa da Uva, Bodegão da Fenavinho e Armazém da Vindima. A tarde segue com as apresentações da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, Coro Caminhos de Faria Lemos, Inês Rizzardo, e, às 17, tem início o Desfile Cultural. A programação encerra com o show de Beto e Tobias. 

O secretário de Turismo, Davi Da Rold, destaca que o Desfile já se tornou tradicional no Bento em Vindima. “Queremos manter a essência do Desfile, que encantou a todos nos últimos anos, com suas alas e carros alegóricos. Ele passa a ser uma integração dos distritos que serão representados em cada carro. Quem vier para Via del Vino verá um desfile festivo e para celebrar a nossa cultura”, disse. 

Confira como fica cada ala    


Ala 01 – A Epopeia dos Imigrantes Italianos 
Nesta ala tem apresentação do barco trazendo os primeiros imigrantes italianos, com a presença de figurantes do Parque Epopeia Italiana, da Giordani Turismo, e do distrito de Tuiuty. Temos a presença do Leão de São Marco, representante da região do Vêneto, e a águia de Trento.

Ala 2- Primeiros dias na colônia 
O carro mostra quando os imigrantes descobrem a cidade que está coberta por uma densa floresta, mostrando o primeiro trabalho das carroças. O carro traz figurantes do distrito de São Pedro,  representado pelas comunidades de São Pedro, São Miguel, Santo Antoninho e Linha Cruzeiro, Santo Antônio e Pedro Salgado.

Ala 03-  A festa das festas, comemora a boa colheita
Aborda sobre a colheita da uva, momento da vindima onde faziam as primeiras festas. O carro representa a festa das festas porque antigamente os imigrantes se reuniam para comemorar a boa safra, colheita. Representam a ala os colaboradores da Vinícola Aurora e do Distrito de Faria Lemos. 

Ala 04- Santo Antônio, o nosso padroeiro 
Neste carro tem a presença do padroeiro de Bento Gonçalves, mostrando que foi um grande elo de ligação religiosa. No carro haverá participação dos festeiros e distribuição do pão bento.

Ala 5- Bento Gonçalves, hoje e sempre
Bento Goncalves, a Capital Nacional do Vinho, terra de gente trabalhadora, batalhadora e empreendedora. Terra da uva, do vinho, dos moveis, da indústria, do comercio, da fé, do trabalho, do bairro, do interior. De imigrantes, das mais variadas origens, de gente que veio construir sua vida, lutar pelos seus sonhos, conquistar. Os voluntários que acompanham a ala são colaboradores da Casa Valduga, da Vinícola Miolo e moradores e produtores rurais do Distrito Vale dos Vinhedos.

Ala 06-  Nossa querida locomotiva Maria Fumaça
Carro mostra a representação da Maria Fumaça que celebrou 30 anos, em 2023. No carro haverá a presença de funcionários da própria Maria Fumaça que estarão participando dos desfiles como figurantes. A Giordani Turismo traz para Via del Vino uma réplica da Maria Fumaça especialmente para o Desfile. 

Ala 7- Gaitas e Caminhão da Fenavinho
Carro que faz uma homenagem à história da gaita Todeschini que revolucionou a questão da música e cultura Itálo-gaúcha.  A ala apresenta a Corte e a diretoria da nossa Festa Nacional do Vinho, a FENAVINHO, e o gaiteiro Jeverson Carelli. 


Confira a programação completa no link https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/noticia/bento-em-vindima-apresenta-a-programacao-do-evento


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Kiaora