14ª edição do Jantar sob as Estrelas, na Via Gastrô

No dia 17 de fevereiro a Via Gastrô, em Bento Gonçalves, abraça a todos com muita gastronomia, atrações culturais, artísticas, turísticas, entretenimento e lazer.

Tem uma noite no ano que a Via Gastrô, em Bento Gonçalves, passa a ser palco do emblemático evento de rua Jantar sob as Estrelas. Uma rotina que iniciou em 2010, idealizado pelo SEGH, com apoio de muitas mãos e que neste ano chega na sua 14ª edição.

Neste dia as ruas Herny Hugo Dreher, Planalto e entorno, se transformam num cenário de festival de rua, com experiências para toda a família. Restaurantes, cafés, bares, hotéis, lojas, empórios, gelateria, vinícolas, cervejarias, artistas se reinventam, deixando a rotina de lado, invadindo e decorando as calçadas e avenida em mais de 1,5 quilômetros.

Uma das novidades deste ano é que o evento ocupa a praça Achyles Mincarone com feira e outras atrações, e a Igreja São Bento também estará aberta para visitação.

Definitivamente é um dia para celebra a vida sob a luz das estrelas, nos mais de 100 empreendimentos. Cozinheiros, sommeliers, garçons, artistas, artesãos, enólogos, animadores, empresários e parceiros entram em cena para acolher as pessoas que desejam viver uma noite inesquecível, ao ar livre.

É só chegar, passear entre os empreendimentos e escolher o preferido e curtir a programação.  Outra dica é fazer reserva antecipada com aqueles que oferecem esta possibilidade.

Idealizador do evento, para o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), é gratificante ver o avanço e envolvimento de todos. A primeira edição em 2010, nasce de um projeto em parceria com o MTu e contou com sete empreendimentos envolvidos. 

Márcia Ferronato, Diretora Executiva do SEGH, se emociona ao presenciar a evolução e o aumento de empreendimentos. “O evento nasceu com o propósito de divulgar os negócios ali localizados e valorizar o território. Tenho certeza que este movimento, capitaneado pelo SEGH, contribuiu para a criação do Via Gastrô, a humanização deste local e a concentração de empreendimentos principalmente gastronômicos.” Destaca também a obra de revitalização em parceria com a Prefeitura Municipal e o envolvimento do bairro para que a cada dia este território melhore e o Jantar sob as Estrelas se mantenha acolhedor.  “Todos ganham, o evento traz visibilidade para Bento Gonçalves e promove os empreendimentos da Via Gastrô, o Jantar impacta na economia local.”

O evento é apaixonante, une comunidade e turistas. Com diversidade gastronômica, apresentações artístico-culturais, a tradicional visita guiada ao Museu do Imigrante e as feirinhas com produtos diferenciados e artesanais. Tem a pisa de uvas, afinal estamos no Bento em Vindima. Nesta noite a rua é o cenário perfeito, que ganha ainda mais charme com o Museu do Imigrante, a Casa das Artes e a praça Achyles Mincarone, com sua Igreja São Bento em formato de pipa e Praça Ismar Scussel.

A Prefeitura Municipal é grande parceira do Jantar, segundo Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueiraeste ano é ainda mais especial a realização do evento. “O Jantar sob as Estrelas é um dos grandes eventos de Bento Gonçalves. Valoriza e põe em evidência a gastronomia dos empreendimentos da Via Gastrô, além de ser uma opção de lazer para toda a família.  Tudo isso tendo como cenário o espaço que foi revitalizado para todos cidadãos e turistas.”

O Jantar sob as Estrelas é um evento ao ar livre, inclusivo, com acesso gratuito para toda família.  E seu pet também é bem-vindo.

SERVIÇOS

O que: Jantar sob as Estrelas 2024

Quando: 17 de fevereiro, a partir das 17h (Em caso de chuva, será transferido para 24 de fevereiro)

Onde: Evento de rua, ao ar livre, na Via Gastrô (ruas Herny Hugo Dreher, Planalto e entorno) em Bento Gonçalves

Empreendimentos: mais de 100 negócios envolvidos

Atrações: gastronômicas, culturais, artísticas, turísticas, entretenimento e lazer

Realização e Idealizador: SEGH Região Uva e Vinho

Patrocínios e Apoios: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Grupo Eiffel, ExpoBento/Fenavinho, Riserva Laghetto Collection, Sicredi Serrana, Água da Pedra, Cainelli Comércio de Gás, Giordani Turismo, Jovem Pan Serra Gaúcha e Band FM Serra Gaúcha, Laghetto Hotéis, Resorts e Experiências, Isabela Alimentos, Sebrae, Senac, AEARV e AmaBento.