Secretaria de Turismo de Bento apresenta resultado do primeiro trimestre de 2021

O último ano foi de grandes desafios para o turismo em Bento Gonçalves. Num período marcado por restrições em função da Covid-19 o setor passou por momentos delicados. Foi criado o Selo Ambiente Limpo e Seguro, assegurando uma visitação baseada em todas as normas sanitárias exigidas, e aos poucos o cenário começou a melhorar. Nos primeiros três meses deste ano a Capital Brasileira do Vinho recebeu mais de 199 mil visitantes. Segundo informações da Secretaria de Turismo, foram pelo menos 199.041 visitantes conhecendo a região.

Neste período os hotéis trabalharam com a ocupação máxima de 50%, porém o fluxo de visitantes ficou abaixo da metade. Janeiro obteve 41% de ocupação, fevereiro 40,60% e março 10,64%, fazendo com que a média do trimestre finalizasse em 30,75%.

No período em que todo o Estado esteve em bandeira preta todos os atrativos urbanos e das rotas turísticas permaneceram fechados. Somente os estabelecimentos que estavam na beira de estradas e rodovias estavam aptos a funcionar. Neste período todas as vinícolas se mantiveram fechadas.

Em todo esse período de pandemia os números foram consideravelmente menores, quando comparados ao mesmo período de 2020. No último ano foram 331.021 visitantes no primeiro trimestre. Em relação a esses dados foi constatado uma queda de 39,87% de 2021 em relação a 2020.

Segundo o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, “mesmo com todas as dificuldades que o setor enfrenta por conta da pandemia, as restrições de público fizeram com que o turista se espalhasse entre vários locais, fazendo com que houvesse uma boa distribuição entre vários atrativos, permitindo assim a garantia do emprego e renda de muitas famílias”, comenta.

Perfil dos visitantes

A secretaria através de seus Centros de Atenção aos Turistas (CATS), realizou uma pesquisa para saber o perfil dos turistas que visitam Bento Gonçalves. Foram realizados 3.455 atendimentos, sendo que em março durante a bandeira preta foram apenas 183. Essa pesquisa mostrou os seguintes dados do perfil turístico da Capital do Vinho.

Origem dos visitantes

RS – 50,46%
SC – 15,09%
SP – 6,57%
PR – 4,76%
RJ – 4,27%
MG – 2,41%
DF – 1,49%
BA – 1,43%
CE – 1,37%
Outros – 12,16%

O tempo de permanência média do turista na cidade ficou em 2,96 dias.

Visitação por rota turística e área urbana

Visitantes

Vale dos Vinhedos
42.758
Caminhos de Pedras
54.853
Vale do Rio das Antas
12.697
Cantinas Históricas
5.187
Encantos de Eulalia
3.617
Área Urbana
79.929
Total de visitantes
199.041

Na pesquisa também foi perguntado aos visitantes os motivos que o levaram a conhecer a cidade. Segundo a Secretaria de Turismo, a indicação de amigos sempre é um destaque. Pelo menos 34,52% vieram por indicação de amigos, seguido de 34,17% que retornaram a cidade pois já tinham vindo anteriormente, 9,86% pelo portal do turismo, 4,49% pelo Facebook, 3,18% Instagram e demais canais 13,78%.

Nesse trimestre predominou famílias e casais com filhos 51,84%, casais sem filhos, 30,26%, com amigos 14,39% e viagem sozinho 3,51%.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Semtur e Isete Copat 

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