Secretaria de Turismo verifica cumprimento do protocolo do selo “Ambiente Limpo e Seguro”

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou nesta semana a primeira fase de visitação para vistoria do cumprimento do protocolo de segurança dos estabelecimentos turísticos já certificados com o selo “Ambiente Limpo e Seguro”.

As empresas do setor interessadas em obter a certificação precisam atender critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação do novo Coronavírus, que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores.

Até o momento, as equipes verificaram o cumprimento dos itens exigidos em 15 empreendimentos e constataram que todos estavam seguindo rigidamente as medidas estabelecidas.

A vistoria é realizada sem aviso prévio. Com a comprovação da adequação a todos os critérios, o estabelecimento é certificado novamente. Caso não esteja de acordo com as normas, fica definido o prazo de uma semana para regulamentação, podendo o estabelecimento perder o Selo se não cumprir as exigências.

“Trabalhamos para garantir a segurança da vida das pessoas ao mesmo tempo que focamos na retomada segura. Cada um precisa fazer sua parte para garantir que possamos trabalhar sem paradas, pois acreditamos que as medidas adotadas são eficazes, permitindo o funcionamento dos estabelecimentos e evitando contaminações”, frisa o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Atualmente, 86 empreendimentos já receberam o selo “Ambiente Limpo e Seguro”. O protocolo a ser seguido pode ser conferido no http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/Protocolo_interno.pdf

Os critérios necessários para a obtenção do selo, bem como, a logística da certificação, foram construídos pelo Comitê Pró-Turismo Bento em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária do município, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Observatório turístico de enfrentamento a Covid-19

A partir da articulação do Comitê Pró-Turismo Bento com instituições de ensino superior, foi instituído o Observatório turístico de enfrentamento a Covid-19 no município, com o objetivo de avaliar e monitorar a evolução de casos de contaminação em ambientes que adotam medidas preventivas de combate ao Coronavírus.

Para isso, será realizado o monitoramento semanal de uma amostra dos estabelecimentos cadastrados no selo “Ambiente Limpo e Seguro” para detectar se os critérios que foram aplicados são eficazes na contenção do vírus.

O levantamento dos dados será realizado em parceria com: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) – Campus Bento Gonçalves e Porto Alegre, Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves (UNICNEC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Deixe uma resposta