GFNY: Bento e região recebem pelo segundo ano consecutivo a maior competição de ciclismo amador do mundo


A segunda edição gaúcha da maior maratona de ciclismo do país concretizou as expectativas de sucesso e valorização ao ciclismo e cicloturismo com o encerramento da programação do GFNY Bento Gonçalves. Cerca de 800 competidores tiveram a oportunidade de pedalar por seis cidades da Serra Gaúcha, em trajetos de 143 km e 80 km que passaram pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha, além da cidade sede.

A prova, que faz parte do circuito global GranFondo New York e passa, anualmente, por diversas nacionalidades, reafirmou o forte potencial brasileiro para o desenvolvimento da modalidade em território nacional.

Depois de pedalar por 135,9 km, o ciclista Cristian Lazzari sagrou-se campeão do GFNY Bento, com o tempo de 3h55’41. Natural de Garibaldi, ele integra a JP Bike Shop, de Santo Ângelo, mesma equipe do segundo colocado, Alex Ferreira de Melo, com quem cruzou praticamente junto a linha de chegada, de mãos dadas, protagonizando um dos momentos mais emocionantes da competição e evidenciando a força dos elos de amizade que só o esporte é capaz de firmar.

“Ano passado, quando participei da primeira edição do GFNY Bento, tive excelentes resultados. Em 2022, o Alex ficou campeão, eu fiquei vice. Neste ano, os papeis se inverterem, mas com um trabalho de equipe fantástico. Tenho muito a agradecer a ele por tudo, pois passamos todo ano disputando grandes provas, um ajudando o outro, é muito satisfatório”, disse o vencedor do percurso longo. Melo, de Ijuí, cumpriu a prova em 3h55’42. A terceira colocação ficou com Marcelo Vinícius Speorin Godin, no tempo de 3h56’52.

Na categoria feminina, Erika Soares, confirmou o favoritismo e levou o bicampeonato, com o tempo de 4h21’44. “Quis muito me tornar campeã novamente e a experiência foi maravilhosa, de novo, porque consegui lembrar de alguns pontos, montar uma estratégia, trabalhar em cima dos meus números, fazendo meu melhor. Essa prova é sempre incrível, em um lugar maravilhoso, com apoio da torcida, fiquei muito feliz”, disse. De São Pulo, a ciclista integra o Lulu Team.

No percurso médio, de 76,9 km, o primeiro colocado foi Leandro Eberle, com o tempo de 2h28, no masculino, e Raíssa Zortea, com 2h45, no feminino. O brinde dos atletas foi embalado por aquele que é um dos principais expoentes da Serra gaúcha: vinhos de excelência.

Pelo segundo ano consecutivo, a Lidio Carraro forneceu o vinho oficial da competição, seguindo sua tradição de participar como protagonista de grandes eventos esportivos e culturais. No topo do pódio, os grandes campeões brindaram com o espumante Faces do Brasil. Durante a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, o público da feira pôde degustar os produtos da marca no wine bar Lidio Carraro. A classificação completa poderá ser conferida pelos atletas no site https://bento.gfny.com.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que a “realização da prova do GFNY em Bento Gonçalves se consolida como mais um grande evento e potencializa a vocação da Serra Gaúcha para o cicloturismo. Um evento que movimenta o Município, atraindo ciclistas do mundo inteiro e fortalecendo o turismo. Uma prova única, com um cenário que somente a nossa região pode proporcionar”.

Feira e prova

Com realização concomitante à prova, a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira tematizada com o universo esportivo, movimentou o Parque de Eventos de Bento Gonçalves desde sexta-feira (13) até domingo (15). Reunindo grandes marcas e atrações voltadas aos apaixonados pelo ciclismo e por outras práticas esportivas, oportunizou aos visitantes conhecer as novidades e fortalecer importantes conexões no segmento. “Estamos muito orgulhosos pelo nível que os atletas agregaram a prova, um desafio fantástico, mostrando o melhor do ciclismo. Somos gratos a cada um dos participantes e aos muitos apoiadores cuja participação foi fundamental para viabilizar o GFNY Bento”, disse a Diretora da Global Sports Eventos Esportivos, Ana Paula Cavalcanti.


Prova kids reúne mais de 250 participantes


Concebido para estimular os ciclistas mirins, o GFNY Bento Kids reuniu mais de 250 participantes para um circuito de miniprovas realizadas no sábado (14) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. “A inclusão no esporte é fantástica, pois agrega saúde e bons valores, já que é nesse processo de crescimento que os jovens precisam de incentivo para que possam se desenvolver de forma saudável. O GFNY vem plantando uma semente dentro de cada criança que fica para o resto da vida”, comentou o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, Eduardo Viríssimo.

Para a realização do evento foi necessário a união das forças de segurança. O trabalho para assegurar a segurança dos atletas ao longo do trajeto contou com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual e demais setores de trânsitos dos municípios envolvidos.

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destaca que “esse trabalho em conjunto entre todas as forças de segurança, juntos com as Secretárias de Esporte e Turismo, foi primordial para assegurar que todos os competidores tivesses uma prova tranquila, sem percalços. Foram meses de preparação e alinhamento, para que chegássemos no tão aguardado dia de prova com tudo devidamente organizado. Sem dúvidas tivemos mais uma importante edição do GFNY”, e que venha o GFNY 2024″.

Prova reuniu ciclistas de diversos lugares

O porto-alegrense Max Campagni é personal trainer e pedala há quatro anos. Campagni, que tem uma rotina de treinos, incluindo musculação durante a semana e pedal aos sábados e domingos, participou pelo segundo ano do GFNY em Bento. “Esse é o melhor evento que tem aqui no Estado, e a gente vem prestigiar porque vale muito a pena. Eu sempre digo que o pedal é muito bom, tanto para a mente, quanto a saúde. É realmente outra vibe”.

Tiago Minussi, também morador da capital gaúcha tem o hábito de pedalar entre cinco e seis vezes por semana e também participou do GFNY. Ele comentou sobre o preparo para participar da prova. “No ano passado já foi uma baita prova, e neste ano foi melhor ainda. Eu sempre digo para quem pensa em participar que o principal é procurar uma ajuda especializada, um treinador, porque é uma prova que requer um desafio grande”.

O ciclista Luiz Alexandre Pargana é morador do Rio de Janeiro, e se mostrou encantado com a prova realizada em Bento Gonçalves. “A minha rotina de treino tem sido bastante fraca, vim aqui pela paisagem, celebração e pela prova. O evento é sempre muito bem organizado, com um apoio fantástico, sem contar a paisagem que é sempre é espetacular”.

O ciclista bento-gonçalvense Rodrigo Arcari participou pela segunda vez do GFNY, e também destacou acerca da prova. “Para mim é a celebração do esporte aqui em Bento, sobretudo para o ciclismo. É o momento que recebemos atletas de todo o país para se desafiar. Isso fortalece o turismo e o esporte de Bento, além do apelo a saúde”.

Ainda de acordo com Arcari “sempre que tiver evento esportivo por aqui eu vou fazer de tudo para participar, porque é a celebração do esporte. Destaco também todo o apoio que tivemos. Nós realizamos os 140 quilômetros com total segurança e apoio, além da alimentação que íamos recebendo ao longo do trajeto”.


Crédito: Exata Comunicação 

Fotos: Rodrigo De Marco           

Últimas Notícias sobre Turismo Bento