Perfil da Cidade
Perfil da Cidade
Perfil da Cidade
Perfil da Cidade
- Publicado em: 20/05/2024 às 00:00 | Imprimir
BENTO GONÇALVES – RS
Capital Brasileira do Vinho
A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística mesclam a cultura do povo bento-gonçalvense. A garra do trabalho desenvolveu a industria e a preservação da cultura das suas origens criou um núcleo de atrativos turísticos ligados à uva e ao vinho. Bento Gonçalves possui o título de ‘Capital Brasileira do Vinho’.
Situada no alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é uma cidade de gente acolhedora e de natureza exuberante que figura entre as maiores economias do Rio Grande do Sul.
BENTO – LOCALIZAÇÃO
Mapas e localização
Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre.
A cidade possui um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.
População estimada (01/07/2021 – IBGE): 123.090 habitantes
Área territorial (IBGE): 272,287 Km²
Altitude: 690 m
Data de emancipação: 11 de outubro de 1890
Clima: subtropical de altitude
Meses mais frios: junho e julho (médias mínimas 8ºC | médias máximas 17ºC)
Meses mais quentes: janeiro e fevereiro (médias mínimas 17ºC | médias máximas 26ºC)
BENTO
Capital Brasileira do Vinho
Polo Vitivinícola e Moveleiro
– Polo Vitivinícola
Bento Gonçalves destaca-se no cenário nacional pelo título de ‘Capital Brasileira do Vinho’. É pioneira na produção vinícola do Brasil e no desenvolvimento do Enoturismo.
A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por grande parte da produção nacional de vinhos.
Os dois principais produtos das vinícolas de Bento Gonçalves no mercado interno são o suco de uva e os vinhos. O terceiro é o espumante. Em nível nacional, em 2018 foram comercializados 66,3 milhões de litros de suco e 25,6 milhões de litros de vinho. Os três principais produtos – sucos, vinhos e espumantes – representam um volume de 101 milhões de litros (2018) e 92% do volume comercializado (Panorama Socioeconômico – CIC BG/2019).
. Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil. É também o roteiro turístico de Bento Gonçalves mais visitado desde 2008. O Vale dos Vinhedos é pioneiro no Brasil na busca por regras de certificação após o advento das Indicações Geográficas de Vinhos. Foi a primeira região produtora a alcançar uma Indicação de Procedência – I P (2002) e também a obter uma Denominação de Origem – DO (2012). A região do Vale dos Vinhedos ocupa uma área de 72,45 quilômetros quadrados entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O Vale dos Vinhedos integra oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 29 de junho de 2012 (Lei 44/2012).
. Città del Vino
Bento Gonçalves passa a integrar a Associação ‘Città del Vino’ em setembro de 2018. A associação reúne cidades produtoras de vinho na Europa para debater políticas públicas e projetos em benefício da cultura e economia do vinho. Entre seus associados estão cerca de 480 comunidades, produtores responsáveis por 80% dos vinhedos italianos com certificação de origem. As cidades associadas seguem um padrão de qualidade estabelecido no estatuto da Carta da Qualidade das Cidades do Vinho, cujos princípios são, entre outros, proteger o vinho e sua paisagem.
. Turismo de Negócios
No turismo de negócios Bento Gonçalves sedia grandes feiras no segmento industrial e comercial, as quais são realizadas no Parque de Eventos.
Feiras permanentes em Bento no segmento vitivinícola:
Avaliação Nacional de Vinhos: Maior degustação mundial de vinhos de uma safra
Brazil Wine Challenge: Concurso Internacional de Vinhos do Brasil
Wine South America: Maior feira de vinhos profissional da América Latina
Fenavinho: Festa Nacional do Vinho. A mais antiga festa comunitária do município. Sua primera edição em 1967 projetou a cidade de Bento Gonçalves nacionalmente e tornou Bento Gonçalves a ‘Capital Brasileira do Vinho’
Tecnovitis: Feira de tecnologia para a vitivinicultura
– Polo Moveleiro
Bento Gonçalves se consolida como maior Polo Moveleiro do Brasil.
Bento Gonçalves é conhecida nacional e internacionalmente por ter no setor moveleiro uma grande força da sua economia. A Movelsul, sediada na cidade desde 1977 é a mais importante feira de móveis da América Latina.
A cidade se destaca como o principal polo moveleiro do país, em número de peças produzidas (IEMI) em 2019.
O polo moveleiro de Bento Gonçalves foi responsável por 25% de todo faturamento do estado do Rio Grande do Sul em 2019. Entre os principais setores da indústria estão a fabricação de móveis, de bebidas, de produtos alimentícios, de máquinas e equipamentos, de produtos de borracha e material plástico, e de produtos de metal. (http://www.cicbg.com.br/revista 2019).
Feiras permanentes em Bento no segmento moveleiro:
Movelsul Brasil: Feira de Móveis
FIMMA Brasil: Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira
. Indicadores Econômicos
Os indicadores de desenvolvimento e de renda colocam Bento Gonçalves em destaque no Estado e no país. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE classifica a cidade num nível de alto desenvolvimento socieconômico, em primeira posição na classificação do IDESE no RS (2015), entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
.Cidade do Conhecimento
Bento foi reconhecida em novembro de 2019 como uma das quatro cidades mais admiradas do mundo.
O prêmio MAKCi – Most Admired Knowledge City ocorreu durante o 12º do Knowledge Cities World Summit – KCWS, conferência da cúpula mundial das cidades do conhecimento, em Florianópolis. Bento Gonçalves ficou entre as quatro cidades mais admiradas do mundo. Também foram vencedoras Barcelona, Porto Rico e Vancouver (Canadá). A iniciativa é do World Capital Institute – WCI que identifica e reconhece o progresso de comunidades urbanas ao redor do mundo que implementaram estratégias de desenvolvimento baseadas no conhecimento (KBD). No Brasil, somente duas cidades foram indicadas por especialistas do mundo inteiro, além de Bento, a cidade de Florianópolis. O Município foi vencedor na categoria Cidade do Conhecimento Emergente, que premia um centro econômico ou cultural em crescimento, que atua como um núcleo para atividades políticas, econômicas ou culturais.
. Cúpula do Mercosul
Em 2019 Bento Gonçalves sediou a ‘LV Cúpula do Mercosul’, de 2 a 5 de dezembro no Vale dos Vinhedos.
A cidade de Bento Gonçalves foi escolhida para ser o palco do encontro de Chefes de Estado da América do Sul. Pela primeira vez o encontro da Cúpula do Mercosul foi realizado em uma cidade do interior do Brasil. Estiveram presentes o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, presidente da Argentina Mauricio Macri, presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, Chancelers do Chile e da Guiana e representantes do Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Suriname.
BENTO – TURISMO
Marca turística de Bento Gonçalves
Site da Secretaria de Turismo:https://bento.tur.br/
Bento Gonçalves é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha. Com suas paisagens ‘bordadas de parreirais’ e natureza exuberante, favoreceu a diversidade de rotas turísticas que atraem cada vez mais visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura . Os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, um bom vinho e farta gastronomia italiana.
Rotas Turísticas de Bento Gonçalves:
Vale dos vinhedos | Caminhos de Pedra | Vale do Rio das Antas | Encantos de Eulália | Cantinas Históricas
No segmento turístico são inúmeros os atrativos ligados à uva e ao vinho, o que torna Bento Gonçalves uma cidade de visita obrigatória na Serra Gaúcha. Muitos atrativos estão presentes na época da vindima, que ocorre no evento ‘Estação Vindima’, reunindo atividades do momento da colheita da uva e produção do vinho. Cursos, degustações, visitas e passeios em diversos locais estão disponíveis aos visitantes. Eventos da Secretaria de Turismo: Estação Vindima (janeiro a março), Doce Páscoa, Retratos de Outono (março a maio), Dia do Vinho (junho), Inverno de Sensações (julho a setembro), Encantos de Primavera (setembro a novembro), e Natal Bento (novembro, dezembro e janeiro).
BENTO – HISTÓRIA
Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915 – à esquerda o atual Palácio Municipal | Acervo: Museu do Imigrante
Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do municipio de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.
Saiba mais sobre a história de Bento no menu Cidade / História.