Walkig Tour Via Del Vino

Passeio Guiado gratuito
Segunda a Sábados: 9h e 10h30min / 14h e 15h30min
Agende seu passeio (54) 3771 – 4238

O coração de uma cidade repleta de histórias para contar.

Se existe um lugar em Bento Gonçalves capaz de simbolizar o passado e o presente ao mesmo tempo, este lugar é a Via del Vino. Localizada no centro da cidade, foi no entorno dessa via que a cidade se desenvolveu e concentra até hoje os prédios carregados de história. A vida social e econômica ainda gira em torno desta via, pois ali estão a igreja matriz, o clube, as praças e seus bancos. Ali fica boa parte dos estabelecimentos comerciais da cidade, um lugar ideal para conhecer de pertinho esse povo sempre receptivo a um papo amigo. Para auxiliar o acompanhamento do Tour Via del Vino cada prédio possui uma placa onde é descrita a sua história e curiosidades. Não deixe de fazer esse passeio pela história de Bento Gonçalves.

Pontos de Observação:

Cruzinha
O Monumento Cruzinha foi inaugurado em setembro de 1926. Este símbolo emprestou seu nome a esta localidade até 1878, logo após a chegada dos primeiros imigrantes italianos (1875). Em 11 de outubro de 1890, torna-se oficialmente Município com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao herói chefe da Revolução Farroupilha (1835–1845). A primitiva Cruz, de madeira tosca, tenha provavelmente marcado o local da morte ou sepultura de um tropeiro ou demarcador de terras.


Santuário de Santo Antônio
A terceira e atual igreja foi concluída em 1894. Em 2003, foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Em seu restauro, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas. A tradicional festa do Padroeiro é realizada desde 1878, todos os anos, no dia 13 de junho. Como chegar
A religiosidade sempre foi muito presente na vida dos imigrantes. O Santuário de Santo Antônio concluído em 1894 passou por diversas reformas até chegar ao seu estágio atual. Possui campanário de 40 metros de altura e, em seu interior, pinturas murais que retratam a vida do santo. A tradicional Festa em honra ao Padroeiro é realizada no dia 13 de junho, desde 1878.
Missas: Segunda a sábado às 18h | Quarta-feira às 12h | Sexta-feira às 12h | Terço da Misericórdia às 15h | Domingo às 07h, 08h30, 10h e 18h. Dia 13 de cada mês – Dia Votivo de Santo Antônio: Segunda a Sexta-feira: 08h, 12h, 14h, 16h e 18h | Sábado: 08h, 14h e 18h | Domingo: 07h, 08h30, 10h e 18h.

Casa Toschi
Construída em 1896. O andar superior servia como residência e no térreo havia uma loja de secos e molhados, onde eram vendidos alimentos em geral, tecidos e materiais de construção.


Casa Alegretti
Construída em 1905 por Luiz Alegretti. Em 1894, Alegretti começou a elaborar vinhos na Linha Eulália, onde hoje é a casa Toniolo. Decidiu, então, construir esta casa e fazer a cantina de vinhos no porão, que funcionou até meados de 1920. As primeiras máquinas para produção de vinhos foram importadas de Milão.


ANTIGA VINÍCOLA SALTON, ATUAL PIAZZA SALTON

Antiga Vinícola Salton – 1910
Surgiu da associação de 7dos 10 irmãos os quais deram cunho comercial aos negócios do pai, que vinificava informalmente, assim como os demais imigrantes. Aos vinhos, espumantes e vermutes, deram a denominação de Paulo Salton & Irmãos. Um século depois a Salton é líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil.
A sede servia de “Casa di Pasto”, onde eram oferecidas hospedagem, refeições e comercialização de queijos, embutidos e do vinho produzido com uvas colhidas dos parreirais nos fundos da instalação.
Os prédios foram construídos em 1930 para acomodar a empresa vinícola de Paulo Salton e atualmente está sendo reestruturada, onde deverá permanecer a memória da vinícola, comércio, apartamentos e jardins.
Apesar de ser uma vinícola, a empresa tem no Conhaque Presidente o verdadeiro produto que a salvou da falência e mesmo da extinção, pois foi a única das grandes vinícolas familiares da época que sobreviveu (a ex: Peterlongo, Mônaco e Dreher). Quanto à origem, o conhaque foi concebido em São Paulo e o nome nasceu da inspiração dos irmãos e primos da Família Salton.
A atual sede em Tuiuty integra o Roteiro Vale do Rio das Antas e a transferência foi necessária principalmente para melhor atender aos turistas.
Em 2022, após uma revitalização e preservação de suas fachadas o espaço se transformou no Piazza Salton com opções gastronômicas, lojas comerciais, espaço kids entre outros.

La Fontana
A La Fontana, conhecida como Chafariz de Vinho, foi por muitos anos uma das referências turísticas da cidade de Bento Gonçalves. A La Fontana foi construída em 1990 em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura. A construção da fonte foi feita com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados por empilhamento das pedras encontradas nas terras ocupadas pelos colonizadores. A ideia do chafariz do vinho é citada até mesmo em um poema de Maria Borges Frota em 1967.
Anos mais tarde, o poema ganhou melodia e se tornou o hino da capital brasileira do vinho, sem a poetisa, no entanto imaginar, que 23 anos mais tarde o vinho viria a jorrar de fato em cascatas reais nas ruas de Bento Gonçalves. “Bento Gonçalves querida, bordada de parreirais, onde o vinho borbulhante, jorra, jorra em cascatas reais”. A rua em frente ao chafariz é a popular “Via del Vino”, uma referência a presença da Casa do Vinho a ao chafariz. Atualmente, essa rua é o coração comercial da cidade.





Praça Walter Galassi
Largo surgido no encontro da estrada Montenegro-Campos de Vacaria e a estrada do Barracão. Foi urbanizada em 1928 com o nome de Praça Centenário.



Ex-Banco da Província
Prédio inaugurado em 1917 para abrigar a primeira casa bancária do município. O pavimento superior servia de residência para o gerente. Por vários anos, funcionou a Secretaria Municipal de Finanças.

PROVINCIA

Casa Bertani
Construída pelo comerciante Marcelo Bertani, em estilo neoclássico. É dividida em três pavimentos, sendo o porão de blocos de pedra e o térreo e o pavimento superior em alvenaria. O frontão traz o ano de conclusão do prédio, 1927. Foi residência e, devido a sua localização, sede de importantes instituições, como Tabelionato de Franklin Barbosa, Associação Comercial e Gráfica Bento Gonçalves. O casarão mantém as suas características originais e continua sendo propriedade da Família Bertani.

Clube Aliança
Fundada em 1906, a sociedade civil Clube Aliança é considerada a mais antiga do município. Sua sede atual foi concluída em 1946 com o objetivo de abrigar seus associados para encontros, conversas, bailes sociais, espetáculos cinematográficos e competições esportivas.

Banco Santander
Prédio construído na década de 1950, para abrigar o Banco Nacional do Comércio que foi, posteriormente, transformado em Banco Sulbrasileiro, Banco Meridional e, atualmente, Banco Santander.

Prefeitura Municipal
Prédio inaugurado em 1902, de composição clássica e simétrica. Nos primeiros anos, foi usado como sede da Intendência, Delegacia de Polícia, Presídio, Guarda Municipal, Poder Judiciário e Colégio Elementar.  No cimo da edificação, há os bustos dos heróis farroupilhas: Bento Gonçalves da Silva e Giuseppe Garibaldi. É tombado por Lei Municipal.

Casa Fasolo
Em 1925, surge o primeiro curtume de Bento Gonçalves. No mesmo local, havia uma loja que comercializava seleiros, estofados, calçados, malas e artigos para viagem. O fundador foi Guilherme Fasolo, que chegou a Bento Gonçalves em 1890.






Praça Dr Bartolomeu Tacchini (Monumento a Bento Gonçalves)
Construído em 1935 em homenagem ao líder da Revolução Farroupilha Gal. Bento Gonçalves da Silva, na passagem do centenário da Revolução.





* Ainda fazem parte da Via del Vino outros dois prédios históricos: a Casa Giovannini e a antiga Vinícola Salton.