Tour Via Del Vino

O coração de uma cidade repleta de histórias para contar.

Se existe um lugar em Bento Gonçalves capaz de simbolizar o passado e o presente ao mesmo tempo, este lugar é a Via del Vino. Localizada no centro da cidade, foi no entorno dessa via que a cidade se desenvolveu e concentra até hoje os prédios carregados de história. A vida social e econômica ainda gira em torno desta via, pois ali estão a igreja matriz, o clube, as praças e seus bancos. Ali fica boa parte dos estabelecimentos comerciais da cidade, um lugar ideal para conhecer de pertinho esse povo sempre receptivo a um papo amigo. Para auxiliar o acompanhamento do Tour Via del Vino cada prédio possui uma placa onde é descrita a sua história e curiosidades. Não deixe de fazer esse passeio pela história de Bento Gonçalves.

Centro de Atendimento ao Turista – CAT Via del Vino: (54) 3453-6699

 

Pontos de Observação:

Centro de Atendimento ao Turista
No Centro de Atendimento ao Turista – CAT Via del Vino, situado no prédio da Prefeitura, você será acolhido pelos condutores, saberá mais sobre os demais roteiros turísticos e serviços que o município oferece e assistirá ao vídeo de Bento. Uma ótima maneira de começar bem a sua visita.

 

La Fontana
A La Fontana, conhecida como Chafariz de Vinho, foi por muitos anos uma das referências turísticas da cidade de Bento Gonçalves. A La Fontana foi construída em 1990 em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura. A construção da fonte foi feita com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados por empilhamento das pedras encontradas nas terras ocupadas pelos colonizadores. A ideia do chafariz do vinho é citada até mesmo em um poema de Maria Borges Frota em 1967.
Anos mais tarde, o poema ganhou melodia e se tornou o hino da capital brasileira do vinho, sem a poetisa, no entanto imaginar, que 23 anos mais tarde o vinho viria a jorrar de fato em cascatas reais nas ruas de Bento Gonçalves. “Bento Gonçalves querida, bordada de parreirais, onde o vinho borbulhante, jorra, jorra em cascatas reais”. A rua em frente ao chafariz é a popular “Via del Vino”, uma referência a presença da Casa do Vinho a ao chafariz. Atualmente, essa rua é o coração comercial da cidade.

 

Clube Aliança
Fundada em 1906, a sociedade civil Clube Aliança é considerada a mais antiga do município. Sua sede atual foi concluída em 1946 com o objetivo de abrigar seus associados para encontros, conversas, bailes sociais, espetáculos cinematográficos e competições esportivas.

 

Banco Santander
Prédio construído na década de 1950, para abrigar o Banco Nacional do Comércio que foi, posteriormente, transformado em Banco SulBrasileiro, Banco Meridional e, atualmente, Banco Santander.

 

 

Prefeitura Municipal
Prédio construído em 1901 para sediar a Intendência Municipal. Parte de sua estrutura serviu também como presídio e, parte, como colégio elementar, onde estudou o ex-presidente da República Ernesto Geisel. De composição arquitetônica clássica, exibe os bustos de Bento Gonçalves da Silva e de Giuseppe Garibaldi.

 

Praça Walter Galassi
Largo surgido no encontro da estrada Montenegro-Campos de Vacaria e a estrada do Barracão. Foi urbanizada em 1928 com o nome de Praça Centenário.

 

 

Casa Fasolo
Em 1925, surge o primeiro curtume de Bento Gonçalves. No mesmo local, havia uma loja que comercializava seleiros, estofados, calçados, malas e artigos para viagem. O fundador foi Guilherme Fasolo, que chegou a Bento Gonçalves em 1890.

 

 

Casa Alegretti
Construída em 1905 por Luiz Alegretti. Em 1894, Alegretti começou a elaborar vinhos na Linha Eulália, onde hoje é a casa Toniolo. Decidiu, então, construir esta casa e fazer a cantina de vinhos no porão, que funcionou até meados de 1920. As primeiras máquinas para produção de vinhos foram importadas de Milão.

 

Casa Toschi
Construída em 1896. O andar superior servia como residência e no térreo havia uma loja de secos e molhados, onde eram vendidos alimentos em geral, tecidos e materiais de construção.

 

 

Casa Bertani
Construída pelo comerciante Marcelo Bertani, em estilo neoclássico. É dividida em três pavimentos, sendo o porão de blocos de pedra e o térreo e o pavimento superior em alvenaria. O frontão traz o ano de conclusão do prédio, 1927. Foi residência e, devido a sua localização, sede de importantes instituições, como Tabelionato de Franklin Barbosa, Associação Comercial e Gráfica Bento Gonçalves. O casarão mantém as suas características originais e continua sendo propriedade da Família Bertani.

 

Ex-Banco da Província
Prédio inaugurado em 1917 para abrigar a primeira casa bancária do município. O pavimento superior servia de residência para o gerente. Por vários anos, funcionou a Secretaria Municipal de Finanças.

 

 

Monumento a Bento Gonçalves
No centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, foi erguido este monumento que homenageia o seu líder. Além do busto de Bento Gonçalves, possui baixo-relevo com as efígies de Anita e Giuseppe Garibaldi.

 

 

 

 

 

 

Cruzinha
A cruz de concreto que remete ao primeiro nome da cidade foi instalada em 1926 na praça ao lado do Santuário de Santo Antônio. A primitiva cruz era de madeira, e assinalava o local da morte de um tropeiro junto à atual Praça Walter Galassi.

 

 

 

 

 

 

Santuário de Santo Antônio
A religiosidade sempre foi muito presente na vida dos imigrantes. O Santuário de Santo Antônio concluído em 1894 passou por diversas reformas até chegar ao seu estágio atual. Possui campanário de 40 metros de altura e, em seu interior, pinturas murais que retratam a vida do santo. A tradicional Festa em honra ao Padroeiro é realizada no dia 13 de junho, desde 1878.

* Ainda fazem parte da Via del Vino outros dois prédios históricos: a Casa Giovannini e a antiga Vinícola Salton.